As 10 melhores participações especiais em Agentes da S.H.I.E.L.D.!

Capa da Publicação

As 10 melhores participações especiais em Agentes da S.H.I.E.L.D.!

Por Gus Fiaux

Agentes da S.H.I.E.L.D. pode estar bem próxima de seu fim, mas continua sendo uma das séries de super-heróis mais interessantes da atualidade, devido à forma como conseguiu transformar um elenco composto sobretudo por personagens originais e que não são “heróis” em figuras evoluídas e cheias de camadas. Mas no meio disso, temos espaço para algumas participações especiais. 

Nesta lista, iremos enaltecer isso, reunindo as dez melhores cameos e participações especiais da série. Para isso, estamos contando com atores e personagens que surgiram para um papel esporádico, ou até mesmo figuras que já tinham renome na série, mas só voltaram à aparecer depois de um tempo – e por menos de um terço de cada temporada mencionada!

Esta foi uma sugestão do fã @brunocorreia97 em nosso Instagram!

Créditos: ABC

Imagem de capa do item

Stan Lee - 1ª Temporada

Começamos esta lista reforçando o óbvio, numa das participações mais esperadas do grande co-criador do Universo Marvel. É válido mencionar que Stan Lee sempre tenta participar dos filmes dos seus super-heróis, mas até hoje, ele só apareceu fisicamente em poucas séries da Marvel: The Gifted, Fugitivos, Agente Carter e Agentes da S.H.I.E.L.D..

Aqui, sua cameo segue o molde tradicional de todas as suas participações especiais. Ele não é lá um personagem muito importante, mas tem uma divertida interação com os protagonistas. Além disso, é bem interessante observar que sua participação veio logo em um dos melhores episódios da primeira temporada - e da série, de forma geral -, o chocante "T.R.A.C.K.S.".

Imagem de capa do item

Lady Sif (Jaimie Alexander) - 1ª e 2ª Temporadas

Embora alguns fãs ainda vejam a Lady Sif dos cinemas como uma personagem sem sal, é muito importante dizer que ela teve um destaque bem maior em Agentes da S.H.I.E.L.D. do que na franquia de filmes do Thor. Aqui, ela aparece duas vezes, para resolver conflitos na Terra.

E embora o primeiro episódio de sua participação especial seja mediano, ela acaba enfrentando uma personagem clássica das HQs asgardianas: a feiticeira Lorelei. Sua segunda aparição é bem melhor, conforme ela vai para a Terra sem memórias de seu passado e precisa ajudar a equipe a enfrentar um poderoso soldado da raça Kree.

Imagem de capa do item

Robert Gonzales (Edward James Olmos) - 2ª Temporada

Na segunda temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D., conhecemos todo um plano secreto, de alguns infiltrados do esquadrão de Coulson, que acaba levando a um ponto curioso: há outra divisão da S.H.I.E.L.D., que sobreviveu à queda da HIDRA e estava indiretamente ajudando Nick Fury para Vingadores: Era de Ultron.

Essa equipe é liderada por Robert Gonzales, que por sua vez é interpretado por Edward James Olmos. O caso interessante aqui é justamente o ator. Quem conhece a carreira de Olmos, sabe que ele já fez filmes e séries muito importantes, como Blade Runner. Seu papel na série é quase um tributo a Battlestar Galactica, onde ele também interpretou um líder militar f*da.

Imagem de capa do item

Victoria Hand (Saffron Burrows) - 1ª Temporada

Muitos fãs podem não reconhecer Victoria Hand. Mas basta dizer que ela é uma figura bem importante dos quadrinhos dos Novos Vingadores, tendo primeiro servido ao MARTELO, a organização pacificadora de Norman Osborn, antes de finalmente ter se convertido ao heroísmo e se tornado uma das maiores aliadas recentes dos Heróis Mais Poderosos da Terra.

Na série, seu papel é um pouco diferente, mas ela é a mesma em personalidade e visual. Aqui, ela interpreta uma figura importante da S.H.I.E.L.D., que desenvolve uma relação tumultuada com a equipe de Coulson. Contudo, sua morte é uma das quais não superamos até hoje, até por ter servido como pano de fundo para revelar que Ward era da HIDRA.

Imagem de capa do item

Maria Hill (Cobie Smulders) - 1ª Temporada

Ela pode até ser mais conhecida por seu papel em How I Met Your Mother, mas não podemos esquecer de como ela se transformou na Maria Hill do Universo Cinematográfico da Marvel. Retornando ao papel da agente da S.H.I.E.L.D., a atriz Cobie Smulders apareceu brevemente em alguns episódios da primeira temporada.

Ainda que não tenha sido algo genial e nem com tanto propósito narrativo, foi interessante, na época, ver como a série (ainda) se propunha a fazer relação com os filmes, especialmente após o avassalador sucesso de Os Vingadores. E esperamos que, caso Agentes da S.H.I.E.L.D. chegue ao fim, Hill possa ao menos se despedir de Coulson.

Imagem de capa do item

Antoine Trip (B.J. Britt) - 4ª Temporada

A morte de Antoine Trip talvez tenha sido a mais brutal da série. Não porque é violenta ou gráfica demais, mas porque tirou dos fãs um personagem simpático, carismático e leal. Os produtores entenderam a revolta, e mesmo tendo demorado, acabaram inserindo uma versão do herói na quarta temporada da série.

Isso acontece dentro do Framework, um mundo virtual criado por AIDA e pelo Dr. Radcliffe, com a ajuda de Fitz. Ele volta e é um dos heróis mais importantes em um mundo dominado pela HIDRA. Além disso, seu retorno provocou reencontros emocionantes, seja com Simmons ou com a própria Daisy, que foi a última pessoa que o verdadeiro Trip viu antes de morrer.

Imagem de capa do item

Grant Ward (Brett Dalton) - 4ª Temporada

E por falar no Framework, nada melhor que citar um dos personagens mais amados/odiados da série, o traiçoeiro Grant Ward. Sabemos que os produtores amam o vilão e o ator, Brett Dalton, e o chamaram para participar da quarta temporada, mas com uma reviravolta: em vez de agente infiltrado da HIDRA na S.H.I.E.L.D., ele era um infiltrado da S.H.I.E.L.D. na HIDRA.

O resultado é sensacional, já que conhecemos um lado bem distante e diferente do personagem, ainda que ele não seja sua versão "real". Aqui, ele não apenas ajuda Tremor, como prova seu valor ao enfrentar a instituição terrorista. Uma verdadeira pena que esse arco acabou e nem tivemos mais sinal do personagem, porque essa versão de Ward certamente seria bem-vinda no futuro da série.

Imagem de capa do item

Lance Hunter (Nick Blood) - 5ª Temporada

Se Trip teve uma morte dolorosa, é difícil imaginar uma despedida que tenha doído mais que a de Bobbi e Hunter. Os dois deixaram um buraco no coração dos fãs, e até hoje esperamos revê-los juntos. Mas enquanto isso não acontece, o adorável canalha britânico já fez uma ponta no melhor episódio (até agora) da quinta temporada.

Seu papel é fundamental, conforme ele ajuda Leo Fitz a fugir de seus captores e ir ao futuro, onde encontraria seus aliados. Além disso, ele voltou cheio de seu charme malandro, ao mesmo tempo em que trouxe algumas das cenas mais tocantes de toda a temporada. Com sorte, ele ainda volta para uma despedida final - e se tudo der certo, ao lado da Harpia.

Imagem de capa do item

Johnny Blaze - 4ª Temporada

Sem dúvidas, essa é a participação mais rápida de todas desta lista. É um caso que, se você piscar os olhos, pode perder - e ainda assim, é um dos momentos com os quais os fãs mais vibraram em toda a história da série. Toda a ideia de trazer Robbie Reyes como o Motoqueiro Fantasma da quarta temporada gerou controvérsia, de início - embora o personagem tenha caído na graça do público.

O fato é que muitos fãs ainda estavam acostumados com a figura icônica de Johnny Blaze, devido aos filmes e ao protagonismo do personagem nas HQs. Aproveitando isso, ele aparece brevemente em um flashback do novo Espírito da Vingança - e descobrimos que ele foi uma peça fundamental no pacto de Robbie, passando seus poderes demoníacos para ele!

Imagem de capa do item

Nick Fury (Samuel L. Jackson) - 1ª Temporada

Finalizando, não podia faltar um dos ícones mais importantes do Universo Cinematográfico da Marvel, o nosso adorado Nick Fury! O agente secreto - e diretor da organização - teve duas participações memoráveis ao longo da primeira temporada, tanto no segundo episódio quanto na season finale, onde apareceu ao lado do fiel Agente Phil Coulson.

O interessante sobre a participação de Fury é que ela realmente serviu para agregar algo a mais na trama da série: ele é o responsável por ajudar Coulson a desvendar um pouquinho mais do mistério do T.A.H.I.T.I., e também ajuda no meio da ação, enfrentando o diabólico John Garrett. Ele com certeza deveria retornar para o fim da série!