Capa da Publicação

As 10 melhores formações dos X-Men!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Destino Manifesto

No evento, os X-Men foram convidados por uma governadora para residir em São Francisco. São tempos aparentes de paz, mas o Clube do Inferno começa a ter destaque forte, bem como a Irmandade das Mutantes. Novos grupos dentro dos X-Men começam a ser formados, enquanto uma Invasão Skrull abala os alicerces da Terra.

Na época, os X-Men eram compostos por rostos bem variados. Tínhamos Ciclope, Emma Frost, Fera, Namor (eventualmente), Colossus, Fada, Armadura, X-23, Tempestade, Cristal e Anjo.

Imagem de capa do item

Time de Extinção da Regênese

Logo após o Cisma dos X-Men, Ciclope e Wolverine seguiram lados diferentes, e os demais mutantes tiveram de enfrentar o dilema a respeito de qual lado seguir. No grupo de Ciclope, se firmaram alguns mutantes que viriam a compor o time de extinção, um grupo que participaria das missões.

São eles o próprio Ciclope, Emma Frost, Tempestade, Magneto, Namor, Colossus, Magia, Hope Summers, além da robô Perigo.

Imagem de capa do item

Primeira Classe

A equipe que deu origem a tudo. Quando o Professor X resolveu reunir seu próprio time de defesa contra as ameaças provenientes da humanidade preconceituosa e dos mutantes radicais, surgiram os X-Men, alunos que, nos momentos de maior necessidade, também se tornavam heróis.

A equipe foi composta primariamente por Homem de Gelo, Garota Marvel, Ciclope, Fera e Anjo, além do Professor X. Eventualmente, eles receberiam a ajuda de Polaris, Destrutor e Banshee.

Imagem de capa do item

Surpreendentes X-Men

Criados por Joss Whedon, os Surpreendentes X-Men vieram com o intuito de defender os interesses da coexistência pacífica entre os humanos e mutantes. A equipe é formada pouco tempo antes da Dinastia M e da Dizimação.

Na equipe, originalmente, temos Wolverine, Ciclope, Fera, Emma Frost e Kitty Pryde. Eventualmente se juntam à equipe Colossus, Armadura e Tempestade, dentre outros.

Imagem de capa do item

Novíssimos X-Men

Após a guerra mundial entre Vingadores e X-Men, e a morte de Charles Xavier pelas mãos de Ciclope, o Fera resolve que é hora de mudar o passado e resolve trazer a equipe original para o presente, para que vejam os estragos causados por eles mesmos e possam consertar tudo. Porém, o problema acontece quando, uma vez no presente, eles não conseguem retornar ao passado...

A equipe inicialmente é composta pelos mesmos membros da Primeira Classe, porém, merece destaque especial pelas tramas mais amadurecidas e pelo desenvolvimento de personagem que muitas vezes vai contra os padrões estabelecidos durante a fase inicial de Stan Lee e Jack Kirby.

Imagem de capa do item

Equipe Dourada

Após a era de Chris Claremont por trás dos X-Men, a equipe foi dividida em dois grupos diferentes que ficariam responsáveis pelas ameaças no mundo. Seriam eles a equipe Dourada e a Equipe Azul. E apesar da equipe Azul contar com os mutantes e os vilões mais famosos, os Dourados não ficavam atrás!

Eram eles Tempestade, Jean Grey, Colossus, Homem de Gelo e Arcanjo, eventualmente unidos ao Bishop.

Imagem de capa do item

Equipe Azul

Populares, poderosos, incríveis, a Equipe Azul era montada com base nos personagens de mais sucesso da série animada dos X-Men. Seus integrantes eram a cara dos anos 90, e foi uma equipe que marcou a história dos X-Men durante bastante tempo, enfrentando inimigos poderosos como Magneto e Ômega Vermelho.

Compõem a Equipe Azul o Wolverine, Ciclope, Gambit, Vampira, Jubileu, Psylocke e o Fera.

Imagem de capa do item

Os Fabulosos X-Men de Ciclope

Com o fim do Quinteto Fênix e da guerra contra os Vingadores, Scott Summers teve de reunir sua própria equipe e levá-los à clandestinidade, devido à perseguição por parte do governo, dos seres humanos e da SHIELD. Aí surgem os Fabulosos X-Men de Ciclope, expandindo fronteiras e resgatando mutantes ameaçados que viriam a compor uma nova linha de defesa como alunos e heróis.

Na equipe, estão presentes os veteranos Ciclope, Magneto, Magia, Emma Frost e as Stepford, além dos novatos Tempus, Triagem, Bolas Douradas, Benjamin Deeds e Ligação Direta. Eventualmente, se juntam a eles membros dos Novíssimos X-Men, Kitty Pryde, Cristal e Destrutor.

Imagem de capa do item

Pós-Saga da Fênix Negra

Após a Saga da Fênix Negra, a equipe foi reformulada, abrigando novos membros e trazendo histórias completamente diferentes. É, particularmente, a minha equipe favorita dos X-Men, e também é reconhecida por muitos fãs. Tratam-se dos X-Men dos anos 80!

Na equipe, temos Ciclope, o Professor X, Noturno, Wolverine, Tempestade, Colossus, Kitty Pryde e a reformada Vampira. Eventualmente vemos o Anjo e Rachel Grey se juntarem às fileiras da equipe.

Imagem de capa do item

Segunda Gênese

Reunidos para salvar os X-Men originais, que haviam sido presos na Ilha de Krakoa, a nova equipe de X-Men resolve abraçar a diversidade não apenas como alegoria, mas também trazendo personagens diversos e mundiais, formando uma equipe que todos os fãs reconhecem e adoram.

São eles o americano Scott Summers, o irlandês Banshee, a queniana Tempestade, o canadense Wolverine, o russo Colossus, o alemão Noturno e o nativo americano Pássaro Trovejante - que, infelizmente, morre na segunda missão da equipe.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux