Capa da Publicação

As 10 melhores duplas heroicas das HQs!

Por Gus Fiaux

Super-heróis são sempre incríveis. Sejam sozinhos, em equipes ou até mesmo reunidos com alguns vilões. Porém, uma coisa que sempre esteve presente nas HQs foram as duplas dinâmicas, trazendo dois heróis lutando em prol de um objetivo em comum.

Pensando nisso, aqui você vai relembrar as 10 melhores duplas heroicas das HQs. Para esta lista, estamos contando apenas heróis que atuam com suas próprias identidades heroicas – ou seja, não espere ver dois Flash ou dois Homens-Aranhas juntos aqui.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Groot e Rocky Racum

Começando já no espaço sideral, não podemos esquecer de uma dupla querida, que nos agraciou com suas aventuras nos Guardiões da Galáxia. É claro que estamos falando de Groot e Rocky Racum, dois aliados inusitados, que estão sempre juntos e compartilham uma aliança muito íntima e fraterna.

Além de sempre transitarem entre a lei e o "crime", os dois se tornaram grandes amigos, uma vez que Rocky era um dos únicos que entendia a linguagem peculiar de Groot. Agora, os dois mantém-se à frente da equipe, sendo tão populares quanto o Senhor das Estrelas ou a Gamora, além de compartilharem vários títulos nas HQs.

Imagem de capa do item

Manto e Adaga

Populares na televisão atualmente, Manto e Adaga já são figuras recorrentes dos quadrinhos da Marvel desde a década de 80. Além de serem uma dupla de heróis, eles também são um casal, que compartilham uma história trágica e peculiar ao longo de sua jornada nas HQs, como aliados dos Fugitivos, do Homem-Aranha e do Capitão América.

Tandy Bowen e Tyrone Johnson são a representação viva do contraste. Desde sua origem aos seus poderes, eles são o completo oposto um do outro, e ao mesmo tempo que suas habilidades os repelem, eles necessitam do outro para sobreviver. É uma história de amor, tragédia e vida, e eles são uma das duplas mais poderosas das HQs.

Imagem de capa do item

Arlequina e Hera Venenosa

Tudo bem que as duas são bem mais conhecidas por suas aventuras do lado errado da lei, mas já faz um bom tempo que a Arlequina e a Hera Venenosa tomaram uma postura mais anti-heroica, lutando pelo bem - ainda que nem sempre passem a mensagem certa em suas histórias e missões. Ainda assim, elas tentam.

A dupla ficou bem famosa nos últimos anos, principalmente porque as histórias ajudaram a evoluir a personalidade da Arlequina e tirá-la do domínio insano do Coringa. Por outro lado, Hera se tornou muito mais que uma vilã do Batman, e juntas da Mulher-Gato, elas ainda incorporam as Sereias de Gotham City, trazendo justiça e caos para a cidade.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga e Vespa

Por mais que Scott Lang e Hope Van Dyne estejam brilhando nos cinemas no filme que carrega o nome dos dois heróis, as HQs da Marvel nos apresentaram, originalmente, uma dupla bem diferente e famosa: Hank Pym e Janet Van Dyne, respectivamente o Homem-Formiga e a Vespa originais.

Eles são muito importantes para a história da editora, já que são membros fundadores dos Vingadores e possuem uma ligação direta com várias figuras sinistras, como Ultron e o Tufão. Infelizmente, a história do casal é pontuada por vários altos e baixos, tanto na vida heroica quanto no próprio relacionamento amoroso...

Imagem de capa do item

Lanterna Verde e Arqueiro Verde

Por mais que todos os fãs adorem citar o Flash ao lado do Lanterna Verde, precisamos nos lembrar que Hal Jordan teve uma fase altamente elogiada ao lado de Oliver Queen, o nosso querido Arqueiro Verde. Nos quadrinhos, essa dupla esmeralda veio para mostrar o quanto eles eram discordantes - e complementares.

Juntos, eles passaram pela história assustadora que revelou que Roy Harper, o Arsenal, usava heroína. E não foi só isso: juntos, eles viajaram pelos Estados Unidos, descobrindo todos os problemas sociais e políticos do país, e melhorando como pessoas. Suas histórias provaram que dois extremistas, quando dispostos a ouvir, podem se entender.

Imagem de capa do item

Luke Cage e Punho de Ferro

Ah, os Heróis de Aluguel... uma dupla tão importante e tão preciosa para os fãs da Marvel. Protagonistas de suas próprias séries solo da Netflix no momento, o Punho de Ferro e Luke Cage são dois dos heróis mais divertidos da Casa das Ideias - e também, os mais espertos, afinal de contas, quem não gostaria de ganhar dinheiro salvando o mundo?

Mesmo vindo de backgrounds completamente diferentes, os dois se dão muito bem e viram amigos para a vida, frequentemente se ajudando até mesmo em suas missões solo. Além disso, como dupla, eles possuem uma série de vilões próprios, como a Maria Sombra, a Titânia e o Cabeça de Martelo.

Imagem de capa do item

Besouro Azul e Gladiador Dourado

Se o Punho de Ferro e Luke Cage são "a dupla de heróis mais leves e que quer conseguir uns dinheirinhos" da Marvel, o Besouro Azul e o Gladiador Dourada representam esse papel na DC Comics. Juntos, eles vivem um bromance que todos os fãs amam, e são alvos de campanhas para um filme há anos.

Se, por um lado, Michael Jon Carter, o Gladiador Dourado é um herói extremamente arrogante, que gosta de usar seu conhecimento do futuro para aparecer, o Besouro Azul - alter-ego de Ted Kord - já é bem mais humanizado e está lá para lembrar ao seu amigo de se manter na linha... em aventuras cheias de tecnologia e bom humor.

Imagem de capa do item

Cable e Deadpool

Uma dupla ainda mais surtada que as anteriores, Cable e Deadpool são figuras altamente ligadas aos anos 90, e continuam presentes até hoje como parte do legado da época para a Marvel Comics. A diferença é que, embora frequentemente se encontrem e vivam suas aventuras juntos, eles se beneficiaram de suas próprias histórias solo.

Os heróis se conheceram originalmente na HQ dos Novos Mutantes, onde eram inimigos. Aos poucos, isso foi mudando, e os dois se tornaram aliados bem improváveis. Mais recentemente, eles passaram a determinar o legado da X-Force, e são figuras em ascensão no cinema, na franquia mutante da Fox.

Imagem de capa do item

Capitão América e Bucky Barnes

Aqui, temos uma das duplas que mais mudou e evoluiu ao longo dos anos - por mais que um dos heróis tivesse passado quase cinco décadas sendo dado como morto. Steve Rogers e Bucky Barnes são dois grandes amigos, e heróis que estão na ativa desde o período mais sombrio da humanidade: a Segunda Guerra Mundial.

Um se tornou o Capitão América, a idealização de todo o sonho americano e o Sentinela da Liberdade. O outro foi sequestrado e transformado em uma arma altamente letal: o Soldado Invernal. Ainda assim, quando se reencontraram, a dupla provou que um podia contar com o outro, mostrando-se herói atemporais!

Imagem de capa do item

Batman e Robin

Não há como negar que a maior parceria heroica dos quadrinhos sempre veio de Batman e de seu Menino-Prodígio, o Robin. Os dois basicamente inventaram o conceito do "herói sidekick" e tiveram vários títulos juntos, formando a primeira parte essencial da "equipe" que ficou conhecida como a Batfamília.

O interessante aqui é que, por mais que o Batman fosse praticamente o mesmo durante toda a história da DC nos quadrinhos - com exceção da fase em que Dick Grayson assumiu o capuz -, o Robin já teve várias identidades - desde o próprio Dick a Jason Todd e Damian Wayne, filho do Cavaleiro das Trevas.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux