As 10 melhores cenas das versões estendidas de Senhor dos Anéis!

Capa da Publicação

As 10 melhores cenas das versões estendidas de Senhor dos Anéis!

Por Gus Fiaux

Para a lista, contamos apenas as cenas presentes nas versões estendidas da trilogia O Senhor dos Anéis. As versões estendidas de O Hobbit ficaram de fora da contagem da lista – até porque esses filmes nem deveriam ter versões estendidas.

O vídeo não está mais disponível.

O Anel vai para o sul

Embora seja recheada de fantasia e ação, a saga de O Senhor dos Anéis conseguiu trazer, dentro de si, momentos muito bons nos quais vemos grupos de pessoas interagindo entre si em meio a todo o caos da Terra Média. Isso é bem claro em todas as cenas que envolvem a Sociedade do Anel reunida.

Porém, uma cena chama ainda mais atenção, e é quando a Sociedade parte de Valfenda em direção ao sul, em A Sociedade do Anel. Aqui, por mais que o conteúdo adicional seja de meros segundos, vemos uma exploração muito boa da dinâmica desse grupo improvável.

O Pântano dos Mosquitos

Nos livros, e até mesmo no primeiro filme, é muito reconfortante observar as cenas nas quais Aragorn... ou melhor, Passolargo aparece para proteger os hobbits durante a jornada até Valfenda. Uma cena em especial que tem importante destaque no livro e não foi para a versão cinematográfica de A Sociedade do Anel é a passagem pelo Pântano dos Mosquitos.

A cena mostra todo o cuidado que o legítimo rei tem para com seus aliados e ainda traz a Canção de Beren e Lúthien, que tem uma função paralela à história de Aragorn e Arwen.

O vídeo não está mais disponível.

Aragorn nas casas de cura

Embora seja retratado nos filmes como um homem bom e generoso, muitos ainda criticam a forma pela qual o povo da Terra Média coroou Aragorn como rei, já que ele não possuía nenhuma experiência prévia sobre como comandar uma nação - algo que também vem dos livros.

Nessa cena em especial de O Retorno do Rei, vemos como Aragorn se importa com seus aliados, por mais distantes que eles sejam dele como figura real. É certamente uma das cenas que mais humaniza o cavaleiro e o torna um rei mais plausível.

As Sendas dos Mortos

Para ser honesto, já temos uma cena situada nas Sendas dos Mortos na versão original de O Retorno do Rei. Porém, a versão alternativa da cena consegue melhorá-la ainda mais, ao mesmo tempo em que balanceia entre o tom assustador e cômico.

Além disso, podemos ver mais de Aragorn, Gimli e Legolas fora da caverna, assim como também temos uma cena mais detalhada na qual o rei dos mortos oferece sua lealdade ao futuro rei de Gondor.

Orcs invadem Fangorn

Nesse item, temos uma cena que pode soar controversa. Ao final de As Duas Torres, a floresta de Fangorn desperta e parte para atacar os Orcs no Abismo de Helm, gerando uma cena de ação que é mais empolgante para o público do que a cena do livro.

Porém, a versão estendida manteve-se fiel aos escritos de Tolkien. Aqui, os Orcs percebem que estão em desvantagem e correm para dentro de Fangorn, onde são estraçalhados pelos Ents. Aqui, a violência é muito mais sugestiva, mas a cena se mantem fiel ao livro.

Aragorn e o Palantír

Em O Retorno do Rei, depois que os heróis tomam conta do Palantír, o orbe maligno de Saruman, todos se sentem atraídos misteriosamente pelo objeto. Até que, por fim, Píppin fraqueja e acaba tocando no orbe, se revelando para Sauron.

Contudo, em uma cena da versão estendida do filme, também vemos Aragorn tentando mostrar seu valor ao tentar dominar o objeto. Embora pareça estar no controle, o cavaleiro acaba perdendo a cabeça quando o orbe de Sauron mostra a possível morte de Arwen em Valfenda.

A Marcha dos Elfos

Quando estão fugindo do Condado, Frodo e seus amigos acabam se deparando com um grupo de Elfos, que está deixando a Terra Média para sempre, em busca das Terras Imortais. É uma cena bela e onírica, ainda mais bela na versão estendida de A Sociedade do Anel.

A título de curiosidade, é notório lembrar que a música cantada pelos Elfos foi escrita pelo próprio Tolkien nos livros, em inglês. Contudo, o linguista David I. Salo a traduziu para o sindarin, que é um dos idiomas élficos na saga. É justamente a versão em sindarin que aparece no filme.

Os presentes de Galadriel para a Sociedade

Em A Sociedade do Anel, logo antes de partirem de Lothlórien, os membros restantes da Sociedade recebem da própria rainha Elfa, Galadriel, presentes que serão úteis na jornada que eles farão. Nos filmes, a cena foi reduzida, e só vimos Frodo ganhando a Luz de Ëarendil.

Contudo, na versão alternativa do filme, a cena da entrega dos presentes é quase traduzida do livro e mostra cada membro da equipe recebendo seu próprio presente.

A Morte de Saruman

Embora essa cena seja bem diferente do livro - tanto na versão cinematográfica quanto na estendida - certamente temos aqui uma sequência memorável para os fãs, que fez falta na versão original, onde a derrota de Saruman e sua morte são apenas subentendidas.

O curioso é vermos, em seus momentos finais, Saruman se atracando com Gríma, que o trai e o joga de Orthanc, a torre de Isengard. A cena não apenas mostra um fim memorável para o vilão, como também tem uma relação melhor com a trama envolvendo o Palantír.

A Boca de Sauron

Por fim, eis uma cena que muitos fãs realmente sentiram falta nos filmes. Em O Retorno do Rei, antes de adentrar o Portão Negro, Aragorn acaba confrontando o Boca de Sauron, um lacaio do senhor das trevas, que chega para debochar e confrontar o exército contra seu senhor.

Na versão cinematográfica, Boca de Sauron não existe e Aragorn entra em Mordor sem esforço. Porém, a versão estendida trouxe mais destaque para essa cena em especial, incluindo o confronto entre Aragorn e Boca de Sauron.