Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Manual Básico do Homem de Ferro

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

História de Publicação

A primeira aparição do Homem de Ferro se deu em Tales of Suspense #39, de março de 1963. Escrita por Stan Lee e desenhada por Jack Kirby, a edição trazia Tony Stark já construindo sua primeira armadura do Homem de Ferro para fugir de um implacável tirano terrorista.

Imagem de capa do item

Alter-ego

Debaixo da armadura, vive Anthony Edward "Tony" Stark, filho adotivo de Howard e Maria Stark. Criado em meio a um império deixado pelo pai, Tony sempre foi uma criança que recebeu a melhor educação, tendo ido para o MIT aos 15 anos de idade.

Com menos de 20 anos, ele já possuía dois mestrados. Aos 21, seus pais morreram, e ele herdou as Indústrias Stark, fornecendo armamento para o governo. Uma vez, ao ir em um trabalho de campo (no Vietnã ou no Afeganistão, dependendo da época), ele acabou sendo preso, e para fugir, acabou construindo uma armadura super-poderosa.

Imagem de capa do item

Personalidade

Tony sempre foi um personagem bem inteligente, ágil e com várias camadas. Desde sempre galanteador e rodeado por belas mulheres, ele por vezes acaba sendo um canalha.

Suas aparições mais recentes tem incorporado bastante de sua versão cinematográfica, tornando-o mais sarcástico e cômico.

Imagem de capa do item

Poderes

Como ser humano normal, Tony originalmente não possui nenhuma habilidade especial além de seu grande intelecto. Entretanto, em suas últimas histórias, ele acabou se injetando uma versão do vírus Extremis, o dando super-força e agilidade maiores, além de poderes relacionados à energia.

Porém, a grande vastidão de suas habilidades vem de suas armaduras e apetrechos tecnológicos. Raios repulsores, lasers, misseis, controle tecnológico... tudo isso faz parte dos brinquedos de Stark.

Imagem de capa do item

Inimigos

Normalmente, os vilões do Homem de Ferro figuram entre os menos conhecidos do Universo Marvel. Entretanto, alguns se sobressaem, como é o caso do Mandarim, considerado sua nêmese pessoal.

Além dele, destacam-se o Chicote Negro, Justin Hammer e o Fantasma.

Imagem de capa do item

Equipes

Tony é um dos fundadores dos Vingadores, e figurou em várias versões da equipe desde então. É membro dos Illuminati e já foi dos Guardiões da Galáxia.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Sendo um ser humano normal, Tony tem fraquezas similares às de um homem normal quando está fora de sua armadura.

Anteriormente, suas armaduras descarregavam, o que o deixava muitas vezes fora de combate. Tony acabou se tornando dependente da tecnologia repulsora, uma vez que só ela pode ajudá-lo a controlar o vírus Extremis.

Porém, a maior fraqueza de Stark o levou à ruína: o alcoolismo. Tony teve de batalhar fortemente contra seu vício, e ter que abraçá-lo por algumas razões sempre foi um grande sacrifício.

Imagem de capa do item

Uniformes

Stark possui uma grande gama de uniformes. Suspeita-se que, no cânone principal, ele já tenha construído cerca de 50 armaduras (nem todas apenas do Homem de Ferro).

E apesar de várias mudanças, mantêm-se a imagem clássica do vermelho e amarelo (ou dourado) em suas armaduras, tendo pequenas exceções de vez em quando.

Imagem de capa do item

Grande momento

Um herói cheio de momentos marcantes, Tony talvez tenha alcançado seu auge ao perder tudo. Controverso, não? Pois bem. Depois de se entregar ao alcoolismo e perder seus amigos, sua empresa e até mesmo sua vida como Homem de Ferro, Tony teve de embarcar em uma longa escalada pela sua dignidade.

Imagem de capa do item

Fora das HQs...

O Homem de Ferro teve três séries animadas próprias, além de sempre figurar entre os Vingadores em suas animações. Além disso, ele já apareceu em alguns filmes animados da Marvel.

Ele possui também uma série e um filme em estilo anime produzidos em uma parceria da Marvel com a Mad House. Além disso, várias participações em jogos eletrônicos.

Porém, o grande destaque vai para o Homem de Ferro vivido por Robert Downey Jr. nos cinemas. Foi graças a ele que o Universo Cinematográfico da Marvel se estabeleceu.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux