Arquivos Legionários: Guia Básico do Senhor Fantástico!

Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico do Senhor Fantástico!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

O Senhor Fantástico, como o resto de sua equipe, apareceu pela primeira vez em Fantastic Four #1, de novembro de 1961. O personagem foi criado pela genial dupla Stan Lee e Jack Kirby.

Imagem de capa do item

Origem

Reed Richards era filho único do bem sucedido Nathaniel Richards e sua mulher Evelyn. Uma criança prodígio, Reed perdeu sua mãe enquanto ainda tinha sete anos de idade.

Seu pai o incentivou fortemente nos estudos. Cedo, ele já tinha sido chamado para diversas faculdades. Porém, ao entrar na Universidade Empire State foi que Reed descobriu duas pessoas que teriam um papel fundamental em sua vida: Ben Grimm e Victor Von Doom.

Von Doom, desde cedo, nutriu um forte ódio por Reed. Quando um experimento deu errado, dilacerando seu rosto, o futuro Doutor Destino pôs toda a culpa em Richards, antes de ser expulso da universidade.

Futuramente, ele serviria no exército ao lado de Ben Grimm. Ele acabaria alugando uma casa em Nova York cuja dona era ninguém menos que a tia de Susan Storm.

Enquanto Reed desenvolvia um projeto cientifico, seu pai sumiu, deixando para o filho uma vasta quantidade financeira. Reed então investiu boa parte em um estudo espacial, contratando seu colega Ben Grimm como piloto, Sue Storm e seu irmão, Johnny, para acompanhá-lo em sua viagem.

No espaço, os quatro foram atingidos por raios cósmicos e acabaram se tornando o Quarteto Fantástico.

Imagem de capa do item

Personalidade

Reed é um profundo intelectual que prefere analisar e estudar seus inimigos antes de lutar com eles. Ele sempre fica intrigado pelas implicações científicas de um problema.

Esse gosto pelo científico já o fez experimentar fases prolongadas de depressão por não ter a resposta para todos os problemas.

Imagem de capa do item

Poderes

Além de uma forte inteligência aumentada pelos raios cósmicos, Reed também é capaz de se esticar, por causa de uma elasticidade dos tecidos de seu corpo.

Isso permite não apenas que ele se estique, mas que acabe podendo mudar sua forma, transformando-se em objetos sólidos ou até podendo mudar para qualquer homem com cabelos e tom de pele similar.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Como mencionado anteriormente, a falta de descobertas faz com que Reed acabe adentrando em períodos prolongados de depressão.

Ou então, ele se torna tão obcecado com seus projetos que acaba se esquecendo da família e de outros ao seu redor.

Imagem de capa do item

Equipes

Reed é membro fundador do Quarteto Fantástico e da Fundação Futuro. Entretanto, o herói também é membro secreto dos Iluminati e já participou dos Defensores e dos Vingadores.

Imagem de capa do item

Inimigos

Qualquer inimigo do Quarteto Fantástico é um inimigo de Reed Richards. Daqui podemos falar do Mestre dos Bonecos, do Aniquilador, do Galactus...

... E obviamente, do Doutor Destino. Afinal de contas, esses dois se odeiam antes mesmo de ambos terem poderes.

Imagem de capa do item

Uniformes

Apesar de diversos uniformes, nenhum é tão popular quanto o clássico azul com o símbolo do Quarteto no peito.

Todos os uniformes de Reed, assim como do resto do Quarteto Fantástico, são constituídos de moléculas instáveis, que se ajustam aos poderes de cada herói.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Como grande fã do personagem, é difícil encontrar apenas um grande momento de Reed Richards. Entretanto, podendo ter citado sua recente estadia nos Iluminati ou 1234, prefiro me ater a algo mais intimista.

Na minissérie 4 - Jogados aos Lobos, o Quarteto Fantástico acaba falindo e é despejado do edifício Baxter. Reed e sua família, então, passam a trabalhar e viver como pessoas normais.

Indo para o trabalho, Reed se depara com uma situação curiosa: um senhor prestes a cometer suicídio. Ao tentar salvá-lo, Reed descobre que ele tem câncer e foi abandonado pela esposa e pelo resto da família. Sua tentativa de suicídio nada mais era que um aceleramento do inevitável: uma morte solitária.

Reed consola o homem e faz um ato caridoso impensável: passa seu contato e pede que, assim que o homem estiver à beira da morte, que ligue para Reed. Ele iria sair de onde estivesse e não deixaria que o rapaz morresse sozinho. O ato de um verdadeiro herói.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Reed pode ser visto em várias outras mídias fora das HQs. Vale a menção da série animada do Quarteto Fantástico dos anos 90, os jogos Marvel Ultimate Alliance 1 e 2.

No cinema, o personagem está perto de ser encarnado novamente, tendo já sido vivido por Ioan Gruffudd e dessa vez, por Miles Teller.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux