Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia básico do Gladiador Dourado

Por Leo Gravena
Imagem de capa do item

Criação

Criado por Dan Jurgens, ele apareceu pela primeira vez em Gladiador Dourado #01, em fevereiro de 1986. O personagem inicialmente é mostrado se importando apenas com o sucesso e a fama, usando seus conhecimentos históricos e tecnologia futurista para fazer grandes atos heroicos.

Com o passar do tempo, contudo, ele se torna um herói verdadeiramente preocupado em fazer o bem.

Imagem de capa do item

Origem

Michael Jon Carter, o Gladiador Dourado, nasceu em 25 dezembro de de 2442. Usando tecnologias que ele roubou do século XXV, Michael voltou no tempo, para o século XX, se torna um super-herói e salva a vida do presidente.

Ele então passa a explorar suas atividades heroicas, ganhando muito dinheiro com publicidade. Michael também possui um robô companheiro chamado Skeets, com diversas habilidades e inteligência artificial.

Imagem de capa do item

Poderes

O Gladiador Dourado possui uma armadura roubada de um museu no século XXV, além de super-força e durabilidade, a armadura também gera um campo de força, pode disparar raios de energia além de poder viajar no tempo e voar.

Michael também é um grande empresário, sendo dono da “Booster Gold International” e um historiógrafo em seu tempo livre.

Imagem de capa do item

Equipes

Gladiador Dourado já fez parte de diversas equipes, as principais sendo a Liga da Justiça Internacional e os Mestres do Tempo.

Ele também já fez parte do Conglomerado, dos Superamiguinhos e da Liga da Justiça da América.

Imagem de capa do item

Inimigos

Em cada uma de suas equipes, o Gladiador Dourado enfrentou diversos vilões, os mais importantes, no entanto, são:

Broderick, um agente dos EUA do século 25 que tenta prender o Gladiador por uso de tecnologia roubada;

Time Stealers, ou Ladrões de Tempo, uma contraparte vilanesca dos Mestres do Tempo que utilizam suas habilidades para ganho pessoa.

Ele também lutava contra Os 1000 em suas primeiras aventuras, que eram basicamente uma grande organizações criminosa com vários vilões classe-C.

Imagem de capa do item

Uniformes

Booster Gold nunca recebeu uma grande modificação em seu uniforme/armadura. Sempre com muito dourado e um pouco de Azul, ele sempre está utilizando óculos e possui diversas estrelas em sua roupa.

Imagem de capa do item

Relacionamentos

Gladiador Dourado nunca teve grandes relacionamentos românticos nos quadrinhos, tentou encantar a brasileira Fogo por um tempo, porém seu maior relacionamento sempre foi a amizade com o Besouro Azul!

Ambos são tão amigos que comumente são enganados por um casal, porém já deixaram claro, diversas vezes, que eles não são gays!

Imagem de capa do item

Curiosidades

Michael se identifica como um ateísta. Ele foi um jogador de futebol na faculdade, onde ganhou o nome de “Gladiador” e tem uma irmã que também luta contra o crime, a heroína Goldstar.

Além disso, na edição 18 de “52”, quando o herói morre em uma realidade alternativa, seu caixão tem adesivos de várias corporações, entre elas Big Belly Burger,Cap's Hobby Shoppe, EZ Caskets, Guardian Cigarettes, Lit Beer, Pep Cereals, Soder Cola e Vertigo Comics.

Imagem de capa do item

Novos 52

Nos Novos 52, o Gladiador Dourado continua sendo Michael Jon Carter, porém desta vez ele não veio do futuro, mas sim é um super-herói comercial de alto nível do Canadá. Ele também é o líder da Liga da Justiça Internacional.

Imagem de capa do item

Outras Mídias

O Gladiador e Skeets apareceram como membros da Liga da Justiça no desenho animado “Liga da Justiça: Sem Limites”. Ele também apareceu junto dos dois Besouros Azuis, Jaime Reyes e Ted Kord na ultima temporada de Smallville.

Além disso, a Syfy havia encomendado um seriado do Gladiador Dourado com Greg Berlanti e Andrew Kreisberg (The Flash e Arrow) como produtores executivos, porém o projeto foi abandonado.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."