Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia básico do Gavião Arqueiro!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Em setembro de 1964, surgia o Gavião Arqueiro nas páginas de Tales of Suspense #57, por Stan Lee e Don Heck.

Na história, o Gavião é um artista circense que, ao tentar virar um herói, acaba sendo confundido com um criminoso. Com inveja do Homem de Ferro e sua aceitação pelo público, ele se alia à Viúva Negra para tentar derrotar o Vingador Dourado.

Imagem de capa do item

Alter-ego

O nome civil do Gavião Arqueiro é Clinton Francis "Clint" Barton. Órfão, ele e seu irmão acabaram indo viver no circo. Lá eles se separaram e Clint foi treinado para ser um exímio utilizador de arco e flecha.

Depois de iniciar sua carreira como vilão, ele conseguiu se redimir e se tornar um completo herói, adotando várias alcunhas e entrando para equipes importantes.

Imagem de capa do item

Personalidade

Inicialmente um pouco arrogante e invejoso, não demorou para que conhecêssemos um lado mais tenro e até mesmo cômico do Gavião Arqueiro.

Assim que entrou para os Vingadores, ele era o esquentadinho engraçado da equipe... cargo que ocupa até hoje.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

O Gavião Arqueiro não possui nenhum super-poder... talvez. Durante muito tempo, circula uma teoria de que ele seja um mutante. Enquanto isso não for provado, temos ao menos certeza que sua mira praticamente impecável é fruto de muito treinamento e esforço.

Imagem de capa do item

Inimigos

O Gavião Arqueiro possui poucos inimigos próprios. Os principais que podem ser atribuídos ao personagem são o Espadachim, seu mentor durante sua época no circo e o Palhaço, um mercenário contratado para encerrar a vida do Gavião.

Imagem de capa do item

Equipes

O Gavião já pertenceu a diversas equipes, mas sempre retorna para Os Vingadores e suas diversas variações. Ele inclusive chegou a liderar alguns desses ramos, como é o caso dos Vingadores da Costa Oeste.

Imagem de capa do item

Fraquezas

O Gavião já foi quase surdo várias vezes, sendo a mais recente provocada pelo Palhaço. Além disso, por não possuir mais que habilidades relacionadas a treinamento, ele pode se ferir como qualquer humano normal.

Imagem de capa do item

Uniformes

O uniforme do Gavião sempre foi motivo de piada. Uma roupa roxa berrante que em algumas versões possui até mesmo uma saia, o uniforme é feito pensado em algo bem extravagante para um personagem já extravagante pra época.

Mais recentemente, ele passou a utilizar um uniforme mais prático e que ainda assim possui um certo requinte nostálgico do traje clássico.

Imagem de capa do item

Grande momento

Desenhada por David Aja e escrita por Matt Fraction, a revista do Gavião Arqueiro foi um grande marco para a Marvel e para o personagem.

Trazendo uma paródia ao papel do Gavião como super-herói, a revista investe em tramas mais pessoais e menos bombásticas, trazendo para o cerne da questão Kate Bishop, que adotou o manto de Gaviã Arqueira desde sua estreia em um grupo de Vingadores adolescentes.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Mesmo tendo aparecido diversas vezes, o grande destaque nas mídias para o Gavião Arqueiro veio no Universo Cinematográfico da Marvel, que trouxe o personagem desde o filme do Thor e, subsequentemente, os dois Vingadores.

Aqui ele é interpretado por Jeremy Renner e tem um papel até um pouco apagado no primeiro filme. Algo que o diretor Joss Whedon já prometeu ser corrigido na continuação.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux