Arquivos Legionários: Guia Básico do Dr. Destino

Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico do Dr. Destino

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Criado pelos "deuses" Stan Lee e Jack Kirby, o Doutor Destino daria as caras pela primeira vez em Fantastic Four #5, de julho de 1962.

Já em sua primeira aparição, Destino introduziu, no Universo Marvel, o conceito de viagem no tempo - que seria amplamente utilizado no futuro -, o que só aumentou a popularidade do vilão.

Imagem de capa do item

Origem

Victor Von Doom nasceu em um acampamento cigano na Latvéria. Sua mãe morreu enquanto ainda era jovem, devido a um pacto com o demônio Mefisto. Seu pai, Werner, fugiu com ele em uma noite extremamente fria. Victor sobreviveu ao clima inóspito, já Werner...

Victor então decidiu que se tornaria um grande conhecedor de magia e ciência, para que pudesse resgatar a alma de sua mãe. Em sua jornada pessoal, ele acabou recebendo uma bolsa da Universidade Empire State, onde conheceu seu futuro rival Reed Richards.

Lá, Doom teve planos de construir uma máquina que separasse a projeção astral de uma pessoa de seu corpo, permitindo com que ela viajasse entre as dimensões. Advertido dos perigos por Reed, Victor ainda assim construiu e tentou usar o dispositivo, que explodiu, deixando-o com o rosto dilacerado, e sendo expulso da universidade.

Desiludido, Victor resolveu viajar pelo mundo, eventualmente encontrando uma pequena vila de monges no Tibete. Os habitantes locais ajudaram Destino a construir uma armadura quase mística, e assim ele retornaria para a Latvéria, governando o local com punho ferrenho e enfrentando o Quarteto Fantástico e outros heróis.

Imagem de capa do item

Personalidade

Victor é arrogante e cheio de si, sempre se achando superior a todas as outras pessoas e muitas vezes menosprezando seus oponentes.

Ainda assim, é difícil considerá-lo puramente um vilão. A verdade é que VIctor é um herói em sua própria perspectiva distorcida... e não apenas a dele, como também a de seu povo na Latvéria.

Foi Victor quem ajudou o país a sair de um governo ditatorial extremo, mergulhando em... outro governo ditatorial extremo, mas que pelo menos trouxe prosperidade e fartura para o povo.

Imagem de capa do item

Poderes

Von Doom tem conhecimentos plenos de magia, iniciados por sua mãe, que era cigana. Isso faz com que Victor possa disparar raios místicos, viajar entre dimensões e até mesmo trocar de corpos apenas olhando nos olhos de seu alvo.

Além disso, ele possui diversas habilidades provenientes de sua armadura de alta tecnologia. Através dela, ele pode controlar canhões, disparar raios de energia e manipular campos de força.

Porém, o verdadeiro dom de Victor é sua inteligência fora do normal. Com pouca idade, ele já sabia realizar atos inimagináveis. Muitas vezes ele teve sucesso onde seus inimigos falharam, e tudo por causa de uma saída intelectual. Atualmente, ele é uma das maiores mentes do Universo Marvel!

Imagem de capa do item

Fraquezas

Se formos notar com clareza, Victor Von Doom é um vilão extremamente humano, e como tal, possui fraquezas humanas. Sua principal pode ser considerada como sendo sua arrogância, que o impede de trabalhar em equipe e se dar bem com pessoas as quais ele considera inferiores. Além disso, ele normalmente subestima seus inimigos, o que quase sempre resulta em sua derrota.

Além disso, Destino tem um forte apego por sua mãe, o que o levou aos recantos sombrios do inferno de Mefisto para salvar-lhe a alma. Isso é algo que seus rivais poderiam usar com facilidade para desestabilizá-lo emocionalmente.

Imagem de capa do item

Equipes

Mesmo tendo ego inflado e arrogante, Destino já participou de algumas equipes, sempre agindo com uma certa liderança - ou a almejando.

Vale destaque a Cabala, a Fundação Futuro, os líderes de Atos de Vingança, os Cisnes Negros e o próprio Quarteto Fantástico.

Imagem de capa do item

Inimigos

Destino é um vilão sem igual, e portanto, possui inimigos sem igual. Obviamente temos de lembrar do Quarteto Fantástico, afinal toda sua origem está enraizada no grupo e sua rivalidade com Reed Richards.

Além dele, podemos citar o segundo Homem-Formiga, Scott Lang, que nutre um ódio especial por Doom desde que este assassinou sua filha Cassie. Outro que vale menção é seu antigo mestre, o Marquês da Morte.

Imagem de capa do item

Trajes

Doom, não importa a época, é sempre relembrado por seu traje clássico (que inspirou grandes vilões como Darth Vader, por exemplo). Ele é composto de uma armadura que mistura o melhor da tecnologia e do misticismo.

Além disso, uma roupa com capuz e capa ressaltam seu ar imperial e soberano. Normalmente, esses tecidos são verdes, mas já os vimos na cor branca e cinza.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Um dos grandes momentos de Doutor Destino se deu na primeira grande saga do Universo Marvel, as Guerras Secretas. Nela, Destino e um grupo de super-seres do Universo Marvel foram sequestrados pelo quase-deus Beyonder, e colocados para lutar para seu divertimento.

Porém, nesse local, foram formadas alianças entre heróis e vilões, e logo que começou toda a pancadaria, Destino revelou sua verdadeira face, drenando o poder de Galactus e do próprio Beyonder... pena que não durou muito...

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Destino é personagem recorrente em todas as mídias que envolvam o Universo Marvel como um todo. Porém, três grandes momentos merecem destaque.

Tratam-se da aparição do personagem como vilão principal do jogo Marvel Ultimate Alliance, bem como sua aparição nos dois primeiros filmes do Quarteto Fantástico, dirigidos por Tim Story e na nova versão de Josh Trank, onde o personagem passará por uma remodelada, tendo origens e poderes bem diferentes dos quadrinhos.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux