Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia básico do Arqueiro Verde

Por Leo Gravena
Imagem de capa do item

Criação

O Arqueiro Verde foi criado por Morton Weisinger pelo artista George Papp, aparecendo pela primeira vez na “More Fun Comics” #73, em novembro de 1941.

Seu nome real é Oliver Queen, um empresário bilionário que também é dono das Industrias Queen e também uma celebridade conhecida em Star City.

Imagem de capa do item

Origem

Com seus pais tendo sido violentamente mortos por leões em um safári, Oliver Queen foi criado por seu tio e eventualmente herdou os negócios e dinheiro da família. Queen se tornou um playboy rico e bêbado que não tinha nenhum senso de responsabilidade ou direção em sua vida.

O personagem teve diversas origens durante os anos, porém a mais lembrada é de que em uma viagem de barco ele naufragou e sobreviveu apenas por ter se segurado em um arco (uma réplica do de Robin Hood, filme/história da qual Oliver era fã) e ter boiado até uma ilha.

Sem comida ou abrigo, Oliver Queen teve que aprender a se tornar um caçador para sobreviver, aprendendo a utilizar seu arco. Essa experiência fez com que ele confiasse mais em si mesmo e se tornasse um homem.

Imagem de capa do item

Habilidades

Oliver Queen é um grande acrobata, sabe pilotar aviões, é um grande artista marcial, um ótimo caçador, além de ser um adorado político.

Sua habilidade mais conhecida, contudo, é o tido com arco e flecha. Oliver Queen é, talvez, o melhor arqueiro já conhecido no mundo. Ele diz que pode atirar 29 flechas por minuto, sem errar o alvo uma única vez.

Imagem de capa do item

Equipes

Além da Liga da Justiça e da “Equipe Arrow”, o Arqueiro Verde também já fez parte da Liga da Justiça Elite, fundou e fez parte por pouco tempo dos Renegados, além de já ter trabalhado em algumas missões com a NSA, a agencia de segurança nacional americana.

Imagem de capa do item

Inimigos

Sem dúvidas o maior inimigo de Oliver Queen nos quadrinhos é Merlyn.

Em uma das versões de origem do Arqueiro Verde, ele decidiu aprender a usar arco e flecha após ver um atirador quando criança.

Este atirador era Merlyn, como Arqueiro Verde, Oliver enfrentou ele em diversas ocasiões - chegando a perder em algumas.

Outros inimigos constantes do herói são o Conde Vertigo, a Cupido, Onomatopeia, Tijolo e China White.

Imagem de capa do item

Relacionamentos

As atitudes de Oliver quanto às mulheres sempre variaram conforme o tempo, normalmente ele é atraído pelas perigosas.

O Arqueiro Verde originalmente tinha um longo e duradouro relacionamento com a Canário Negro, porém ele já foi infiel a ela, e diversas mudanças na sua personalidade com os anos o tornaram um “mulherengo”.

Além de Dinah Lance, ele também teve romance com outras personagens, entre elas Sandra Hawke, Marianne, Devota e Shado.

Imagem de capa do item

Grande Momento

São diversas as histórias em que o Arqueiro Verde realmente se destacou, desde suas diversas aventurar com o Lanterna Verde, ou no arco em que é descoberto o vício em drogas de Roy Harper.

Contudo, “Green Arrow: The Longbow Hunters” - que veio para o Brasil como “Os Caçadores”, sempre é relembrada como uma das melhores história do Arqueiro Verde (se não a melhor!). A minissérie se passa no aniversário de Oliver, escrita e desenhada por Mike Grell a história coloca o Arqueiro Verde mais como vigilante do que herói.

Além disso, há muita violência, como a Canário Negro sendo torturada tão violentamente que ela perde seus poderes. A história também tem a misteriosa arqueira da Yakuza, Shado. A aclamada minissérie foi publicada em 1987 e pavimentou o caminho para a primeira revista solo do Arqueio Verde, que foi escrita por Mike Grell por mais de 80 edições!

Imagem de capa do item

Curiosidades

Oliver Queen é um excelente cozinheiro, seu chili é uma das comidas mais picantes do planeta e adorado por diversos heróis!

Além disso, o Arqueiro Verde sempre é dito ser semelhante ao Guerreiro (Travis Morgan), o Aquaman até mesmo confunde Travis achando que ele é Oliver e diversos outros brincam com a semelhança entre eles.

Muitas pessoas no universo DC desconfiam que Oliver Queen é, na verdade, um meta-humano. Porém isso nunca foi confirmado.

Imagem de capa do item

Novos 52

Com o reboot do universo DC, Oliver Queen é o diretor da Q-Core, uma parte de tecnologia das Indústrias Queen. Suas atividades como vigilantes são auxiliadas por Felicity e Diggle.

Diferente da antiga continuidade, ele não é mais casado com a Canário Negro, não é mais o melhor amigo de Hal Jordan - o Lanterna Verde - e não é mais pai de Connor Hawke e de Robert Queen II.

Imagem de capa do item

Outras Mídias

Atualmente, Arrow é a mais importante representação do Arqueiro Verde fora dos quadrinhos. Porém ele já havia aparecido em Smallville, tendo um importante papel na história em suas ultimas temporadas.

Além disso, ele apareceu em diversas animações, entre elas os Superamigos, Liga da Justiça Sem Limites, O Batman, Batman: Bravos e Destemidos, Justiça Jovem e Liga da Justiça: A Nova Fronteira.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."