Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico do Demolidor

Por Gus Fiaux

E como sabemos que vocês estão ansiosos para a série dele, aqui vai um Arquivo Legionário com tudo que você precisa saber para começar a ser fã do herói!

Imagem de capa do item

Histórico

O personagem foi criado em abril de 1964 nas páginas de Daredevil #1, por Stan Lee e Bill Everett.

Imagem de capa do item

Alter-ego

Matt Murdock foi o filho de um boxeador famoso. Quando criança, ele acabou saltando na frente de um caminhão para salvar a vida de um idoso. Porém, o caminhão estava carregado com líquido tóxico, que acabou sendo derramado sobre o garoto, lhe tirando a visão mas garantindo sentidos aguçados.

Depois da morte de seu pai, Matt se dedicou a uma carreira no ramo do direito, chegando a se formar e abrir, junto de seu melhor amigo, uma firma de advocacia.

Imagem de capa do item

Personalidade

A palavra que melhor define Matt Murdock é dualidade. Ele percorre extremos, desafiando as leis que tanto tenta seguir de dia. Apesar de sereno, ele sabe quando deve abrir mão da pacificidade para dar a seus inimigos uma lição.

Além disso, ele é um católico fervoroso, o que aumenta ainda mais o contraste entre Matt Murdock e o Demolidor.

Imagem de capa do item

Poderes

Graças ao produto tóxico que caiu sobre seus olhos, Matt Murdock recebeu sentidos ampliados, podendo sentir palavras impressas ao tocar em livros, reconhecendo pessoas pelo som de seus batimentos cardíacos, sabendo exatamente onde elas estiveram pelo seu cheiro ou até mesmo contando quantos grãos de sal possui um biscoito apenas pelo paladar.

E como se isso não bastasse, ele foi treinado por ninjas em diversas artes marciais.

Imagem de capa do item

Inimigos

O Demolidor possui uma gama variada de inimigos e rivais. Destacam-se o Polichinelo, o Coruja, Elektra e, obviamente, o Mercenário e o Rei do Crime.

Imagem de capa do item

Equipes

O Demolidor nunca foi um personagem de aparecer em grandes equipes. Porém, ainda assim, vale a menção à fase dos Novos Vingadores de Mike Deodato Jr, na qual o Demolidor chegou a ser um membro durante os arcos finais do volume.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Devido aos seus sentidos aumentados, o Demolidor sofre com odores e barulhos em excesso, o que consegue desestabilizar seus sentidos de radar, por exemplo, deixando-o na condição de um cego normal.

Imagem de capa do item

Uniforme

O uniforme do Demolidor é relembrado sempre, apesar de algumas variações quanto às cores. Um traje comum vermelho (ou vermelho e amarelo. Ou vermelho e preto. Ou vermelho e cinza. Ou preto) com uma máscara com dois chifres protuberantes, além de dois bastões.

Imagem de capa do item

Grande momento

O maior momento do Demolidor veio em A Queda de Murdock. Depois de perder tudo para o Rei do Crime, o herói foi forçado a se reconstruir do zero.

Eventualmente, ele conseguiria derrotar o Rei do Crime e até mesmo tomar seu lugar em Hell's Kitchen.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

O Demolidor já teve sua versão cinematográfica, vivida por Ben Affleck em um filme de 2003, e agora está prestes a ir para o Netflix com uma série que será lançada no dia 10 de abril desse ano.

Além disso, ele é um personagem lembrado por sua participação na série animada do Homem-Aranha dos anos 90 e em O Julgamento do Incrível Hulk.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux