Arquivos Legionários: Guia Básico de Barry Allen, o Flash!

Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico de Barry Allen, o Flash!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

A primeira aparição do Flash aconteceu em Showcase #4 de outubro de 1956. O personagem foi criado por Carmine Infantino e Robert Kanigher.

Vale lembrar que antes dele, já tínhamos o Flash Jay Garrick, o primeiro personagem a usar esse título durante a Era de Ouro dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Alter-ego

Barry Allen teve uma infância complicada. Ainda criança, sua mãe foi assassinada e seu pai foi culpado. Foi a esperança de tirar seu pai da cadeia que lhe deu um grande senso de justiça.

Ele desenvolveu um profundo gosto pela química, ganhando um concurso que lhe garantiu bolsa em uma universidade.

Quando adulto, ajudou a polícia a resolver um crime e recebeu a proposta de trabalhar como cientista policial. Ele acabou se mudando para Central City, onde conheceu a repórter Iris West.

Na noite desse improvável encontro, um raio acabou atingido elementos químicos em seu laboratório, que acabaram caindo sobre seu corpo, garantindo-lhe seus poderes.

Imagem de capa do item

Personalidade

Como um modo até mesmo de disfarçar sua identidade secreta, Barry sempre está atrasado.

Ainda assim, ele possui um grande senso de justiça e de honra, nunca hesitando ao ter de cumprir seu dever.

Imagem de capa do item

Poderes

Barry Allen dominou os segredos da Força de Aceleração, que lhe garantiam super-velocidade, cura sobre-humana, desaceleração do envelhecimento, intangibilidade, a capacidade de vibrar moléculas e até mesmo viagem no tempo.

Imagem de capa do item

Inimigos

O Flash possui uma série de vilões. Dentre eles, destacamos Eobard Thawne, o Professor Zoom, além de Gorila Grodd, Capitão Frio e o Mestre dos Espelhos.

Na verdade, sua galeria de vilões é tão extensa e icônica que eles formaram um próprio grupo, chamado de... Galeria!

Imagem de capa do item

Equipes

Assim como outros heróis clássicos da DC, o Flash possui dois núcleos de equipes: a Liga da Justiça e a Família-Flash, composta de heróis com mesmos poderes e habilidades.

Além disso, como outros heróis clássicos da DC já foram também, ele foi membro de algumas Tropas do Espectro. No seu caso, ele foi da Tropa dos Lanternas Azuis e da Tropa Branca.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Poucas são as verdadeiras fraquezas do Flash que o diferenciem de um super-herói ou ser humano comum... mas talvez o mas grave tenha sido sua inexperiência com viagem no tempo, o que o levou a situações perigosas vistas em Ponto de Ignição.

Imagem de capa do item

Uniforme

O uniforme tradicional de Barry Allen é o vermelho com detalhes dourados, a palheta de cores típica para qualquer membro da Família Flash.

Para diferenciar de Wally West, vale mencionar que a cor de seu traje é mais clara e que o seu "cinto" é diferente.

Imagem de capa do item

Grande momento

O maior momento de Barry Allen nos quadrinhos provavelmente se deu durante a saga Ponto de Ignição. Nela, o herói volta no tempo para salvar sua mãe e acaba alterando todo o futuro.

Na tentativa de desfazer seus erros, Barry acaba criando outra linha temporal, que dá origem ao que nós conhecemos como Novos 52.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Barry já foi o personagem principal de uma série voltada para o Flash nos anos 90. Recentemente, ele é vivido por Grant Gustin em outra série do personagem no CW.

Além disso, já foi confirmado que o ator Ezra Miller irá interpretar Barry no Universo Cinematográfico da DC, possivelmente a partir de Batman v Superman, recebendo um filme solo e participação na Liga da Justiça.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux