Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico da Viúva Negra

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Com cabelos negros e um traje completamente diferente do que conhecemos hoje, a Viúva Negra apareceu pela primeira vez como vilã do Homem de Ferro em Tales of Suspense #52.

Desenhada por Don Heck e escrita por Stan Lee, essa edição chegou às bancas em abril de 1964.

Imagem de capa do item

Alter-ego

A identidade-secreta-não-tão-secreta da Viúva Negra é Natalia Alianova Romanova. Sua origem é um tanto quanto misteriosa, mas sabe-se que ela já foi casada e era uma espiã soviética, atuando como vilã nas primeiras histórias do Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Personalidade

A Viúva Negra sempre foi uma personagem de extremos. Uma espiã incomparável, ela sempre está disposta a tudo para completar suas missões, inclusive quebrando algumas barreiras éticas pra isso.

Mesmo assim, ela já demonstrou momentos de heroísmo sincero e de respeito pela vida. Ela é uma excelente sedutora, inclusive usando isso a seu favor.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Romanova possui em seu sangue uma versão soviética do Soro do Super-Soldado, o que lhe confere atributos humanos melhorados, além de uma longevidade muito maior.

Todas suas outras habilidades estão relacionadas à dispositivos tecnológicos e sua alta experiência em artes marciais.

Imagem de capa do item

Inimigos

A Viúva Negra possui poucos inimigos próprios, porém, os que ela tem se destacam. Um exemplo disso é Yelena Belova, outra Viúva Negra criada pelo programa soviético que deu à Natalia seu treinamento e habilidades.

Imagem de capa do item

Equipes

Apesar de não ser bem uma jogadora de equipe, Natalia sempre esteve envolvida com alguns grupos de heróis, como é o caso dos Vingadores e dos curiosos Campeões.

Além disso, ela sempre entrou em parcerias com heróis como o Demolidor, Wolverine e Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Apesar de um físico melhorado, a Viúva possui as mesmas fraquezas que um ser humano normal, podendo ser gravemente ferida por inúmeras razões.

Imagem de capa do item

Unifome

Em suas primeiras aparições, a Viúva Negra utilizava um traje que consistia de um belo vestido com uma capa e máscara. Anos depois, esse visual seria reformulado no clássico collant negro com detalhes em vermelho e amarelo.

Imagem de capa do item

Grande momento

Talvez o maior momento da Viúva Negra tenha vindo após deixar de lado o Demolidor e os Campeões e iniciar uma jornada pessoal, se provando diversas vezes como heroína ao enfrentar desafios até mesmo grandes demais para ela.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

A Viúva Negra possui poucas aparições em outras mídias se comparada ao resto de seus colegas Vingadores. Porém, um grande destaque vai para a personagem na animação Os Supremos (e sua continuação) e no Universo Cinematográfico da Marvel, onde é interpretada por Scarlett Johansson.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux