Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico da Mulher-Gavião!

Por Leo Gravena
Imagem de capa do item

Criação

Criada pelo escritor Gardner Fox e o artista Dennis Neville, Shiera Sanders apareceu pela primeira vez em “Flash Comics #1” em janeiro de 1940, na mesma história também foi introduzido o Gavião-Negro.

Shiera apareceu pela primeira vez como Mulher-Gavião em All Star Comics #5, em Julho de 1941.

Imagem de capa do item

Origem

Séculos atrás, Chay-Ara e seu amante, o príncipe Khufu foram mortos por Hath-Set com uma faca forjada de um metal alien chamado “metal nth”.

As propriedades do metal e a força do amor do casal criou uma ligação entre eles, fazendo com que eles renascessem diversas vezes através das eras.

Imagem de capa do item

Poderes

Mesmo não sendo um poder exato, a reencarnação da Mulher-Gavião (e do Gavião-Negro) faz com que eles possam trapacear a morte e retornar a atividade em sua atual reencarnação. Além disso, a Mulher-Gavião tem flashes/déjà-vus de suas vidas passadas, que acabam a desorientando e podem distrai-la no meio do combate.

Ela também possui asas artificiais e um cinto e botas feitas do metal Nth, que lhe dão força, velocidade, durabilidade e visão aumentadas, além de fator de cura acelerado.

Ela também utiliza armas arcaicas, a principal sendo uma intimidadora maça.

Imagem de capa do item

Equipes

Cada uma de suas encarnações participou de diferentes equipes através dos séculos, porém as principais foram a Sociedade e a Liga da Justiça da América.

Ela também fez parte do Comando Invencível, além de brevemente ter se juntado aos Lanternas Brancos e Negros.

Imagem de capa do item

Maldição

Junto de sua ressureição, a Mulher-Gavião também é amaldiçoada: A cada vez que ela nasce, deve vagar a terra até encontrar novamente sua eterna alma gêmea.

Porém, assim que eles formam uma profunda ligação, estão destinados a serem assassinados novamente e continuar o ciclo.

Imagem de capa do item

Mulheres-Gavião

Além de Shiera Sanders, a principal Mulher-Gavião antes do reboot da DC, também houveram diversas outras mulheres a assumirem seu manto.

Entre elas Shayera Tal, a “Mulher-Gavião Selvagem”; Shayera Hol, durante a era de Prata e Bronze; Kendra Saunders também foi a Mulher-Gavião por um longo período.

Diversas outras heroínas (e algumas vilãs) utilizaram o manto, contudo, nem todas realmente eram uma reencarnação de Chay-Ara.

Imagem de capa do item

Morte

Shiera Sanders morreu quando se uniu com Carter, o Gavião Negro, e Katar Hol para formar uma nova versão do Gavião-Negro, uma criatura que seria um “Deus Gavião” durante o evento Zero Hora.

Kendra Saunders morreu durante a “Noite Mais Densa”, quando finalmente ia falar seus sentimentos para Carter Hall, foi empalada por Sue Dibny.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Com diversas Mulheres-Gaviões, cada fã tem uma favorita e, consequentemente, uma história que mais gosta com ela. Porém, “Hawkworld” (que veio para o Brasil apenas como Gavião-Negro), fala muito da heroína e seu infortuno romance.

Imagem de capa do item

Novos 52

Kendra Munoz-Saunders é uma caçadora de tesouros.

Por causa de sua reputação, ele é contratada para um projeto que acabou lhe dando asas permanentes em suas costas.

Ela existe apenas na Terra-2 e forma uma grande aliança com o Flash (Jason Garrick), o Eléktron (Albert Pratt) e o Lanterna Verde (Alan Scott).

Imagem de capa do item

Outras Mídias

A principal aparição da Mulher-Gavião fora dos quadrinhos foi no desenho animado da Liga da Justiça. Nele, é Shayera Hol quem assume o manto e é muito mais similar ao Gavião-Negro, em termos de personalidade, do que a Mulher-Gavião dos quadrinhos.

Ela também teve breves participações nas temporadas finais de Smallville.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."