Capa da Publicação

Arquivos Legionário: Guia Básico do Adão Negro

Por Leo Gravena
Imagem de capa do item

Criação

Adão Negro foi criado por Otto Binder e C.C. Beck em 1945 como um vilão que apareceria apenas em uma edição de uma das revistas da Fawcett Comics.

O personagem foi revivido quando a DC Comics adquiriu os personagens da Fawcett e começou a publicar as histórias do antigo Capitão Marvel em 1970. Adão Negro tornou-se o principal antagonista do personagem que atualmente atende por Shazam.

Imagem de capa do item

Origem

O Adão Negro já teve diversas origens com o tempo, a mais recente, contudo diz que Teth-Adam é o filho do antigo Faraó egípcio Ramsés II, e acaba impressionando um dos altos sacerdotes, o mago Shazam, com seus bons atos.

Poderoso Adam serve como defensor do Egito por muitos séculos, porém é corrompido pelos charmes de uma misteriosa mulher, que na verdade é filha do mago Shazam disfarçada. Adão Negro, sob os encantos de Blaze, mata o Faraó e com sua amada, ambos decidem comandar o Egito.

O Shazam, ao descobrir isso, remove os poderes de Thet-Adam, transformando-o em uma múmia e coloca seu poder em um escaravelho. No século XX, um arqueólogo chamado Theo Adam, mata os pais de Billy Batson (que se tornaria o Capitão Marvel/Shazam) e rouba o escaravelho.

Depois, Theo descobre que é a reencarnação de Teth-Adam e com o escaravelho ganha seus poderes. Após uma luta com o Capitão Marvel, o Mago Shazam retira de Theo seus poderes, memórias e sua voz.

Blaze, contudo, retorna e dá a Theo, agora Teth-Adam, suas memórias e poderes novamente,

Imagem de capa do item

Poderes

O mago dá a Teth-Adam o poder se transformar em um grande super-herói ao falar o nome “Shazam”, um acrônimo para os deuses egípcios dos quais ele recebe suas habilidades:

Shu, de onde retira seu vigor;

Hórus, que lhe dá velocidade e voo;

Amon, que lhe oferece super-força;

Zehuri, ganhando sabedoria;

Aton, que lhe dá poder e

Mehen, de onde retira sua coragem.

Imagem de capa do item

Equipes

Adão Negro já participou de diversas equipes de supervilões, as principais sendo a Sociedade Secreta dos supervilões e a Sociedade da Injustiça.

O personagem também já agiu por um tempo como herói e anti-herói, não apenas como um vilão do Capitão Marvel, isso fez com que ele também já participasse da Sociedade da Justiça da América.

Imagem de capa do item

Inimigos

O principal inimigo de Adão Negro é Billy Batson, o Shazam!/Capitão Marvel. Além dele, o mago Shazam e outros heróis da “Família Marvel” também estão sempre lutando contra ele.

Porém, não são apenas estes seus inimigos, Adão Negro já lutou contra (e é um bom antagonista para) o Gavião-Negro e a Mulher-Gavião, desde quando ainda estavam no antigo Egito.

Como vilão, Adão Negro também já lutou diversas vezes com a Liga e a Sociedade da Justiça da América.

Imagem de capa do item

Relacionamentos

Os dois maiores romances de Adão Negro foram Blaze e Isis. Enquanto Blaze acabou de se tornando uma figura demoníaca, Adrianna Tomaz, a Isis, acabou sendo seu grande amor.

Adrianna fez com que Adam mudasse sua maneira de ver o mundo, e com ela, ele começou a ser visto - novamente - como um herói. Adão Negro seu a ela o amuleto de Isis, que dava a ela todos os poderes da deusa.

Adrianna e Adam viajaram pelo oriente médio salvando crianças escravas, eles se casam, porém ela é morta pelo Cavaleiro da Pestilência.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Uma das mais lembradas histórias de Adão Negro é “A Era Negra”, principalmente por mostra-lo como algo mais do que um psicopata assassino. Na trama, ele faz de tudo para ressuscitar sua esposa, Isis.

Sem poderes, a história mostra Adam como um atormentado herói que tenta fazer com que seu coração não se torne negro novamente. É uma bela e fantástica história para quem gosta do personagem.

Imagem de capa do item

Curiosidades

Adão Negro, mesmo após tornar-se herói, é procurado por diversos governos por crimes contra a humanidade.

Além disso, quando na forma de Theo Adam, o Adão Negro ganha uma longa cicatriz em seu pescoço, uma lembrança de quando teve a garganta cortada e não podia se transformar. Como Adão Negro raramente fica na forma de Theo, são poucas as vezes em que a cicatriz é vista.

Imagem de capa do item

Novos 52

Nesta versão, os poderes de Adão Negro não vem dos diversos deuses, mas sim do próprio Shazam. Ele também não é um príncipe quando conhece o mago, mas sim um escravo fugitivo.

Apenas após sua primeira morte/derrota para Billy Batson ele é ressuscitado e, ai sim, ganha os poderes dos Deuses.

Imagem de capa do item

Outras Mídias

Adão Negro apareceu no desenho animado do Shazam! durante os anos 80. Na Liga da Justiça Sem Limites, ele foi mencionado em um flashback, assim como em Smallville, onde é rapidamente mencionado. Ele teve uma participação maior em Batman: Os Bravos e Destemidos e também apareceu em um episódio de Justiça Jovem.

Em injustice: Gods Among Us, Adão Negro é um dos personagens jogáveis e ele aparece no DC Universe Online.

Um filme do Shazam! será lançado em 2019, com The Rock sendo o vilão do filme, o Adão Negro.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."