10 vezes em que animes fizeram referências a eventos históricos reais

Capa da Publicação

10 vezes em que animes fizeram referências a eventos históricos reais

Por Flávia Pedro

Apesar dos animes entrarem no lúdico por trazerem inúmeros elementos sobrenaturais para seus universos, eles também são capazes de basear suas tramas em acontecimentos da vida real que marcaram a história. Seja para ambientar sua trama em um período histórico, para fazer crítica a um período conturbado ou até mesmo para construir algum personagem, os autores conseguem juntar realidade e ficção de forma única.

Veja a seguir 10 animes que fizeram esse tipo de referência, mas você provavelmente não sabia.

Imagem de capa do item

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba e a Era Taisho

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba tem um universo próprio e uma animação invejável, mas você sabia que sua trama é ambientada em um período histórico do Japão que realmente existiu? Essa é a Era Taisho, um período de 15 anos regido pela democracia, renovação artística, chegada de energia elétrica e ferrovias, quando o Japão passou a se consolidar da forma como vemos hoje.

Não é à toa que, em diversos momentos do anime, temos os personagens deslumbrados com as luzes e até com medo dos grandes trens. É porque esse foi um período de transição e, como podemos notar em Demon Slayer, chegou primeiro aos grandes centros urbanos japoneses enquanto o interior ainda tinha uma vida diferente.

Imagem de capa do item

Inuyasha se passa durante o período Sengoku Jidai

Também conhecido como o período dos Reinos Combatentes, o período Sengoku Jidai foi uma época em que o Japão acabou assolado por constantes guerras civis e agitação social que causou certa instabilidade nessa época. Ele durou mais de um século e é justamente aqui que Inuyasha se passa.

O anime acompanha a história de Kagome, uma jovem estudante do ensino médio que acaba sendo teletransportada para o Japão antigo após cair em um santuário de sua família. Nesse novo mundo ele conhece o meio-demônio Inuyasha e, com ele, passa a encarar suas aventuras e inimigos perigosos.

Imagem de capa do item

Samurai Champloo ocorre no período Edo

Ambientado no período Edo da história japonesa, esse é um anime que relembra e revisita a imagem tradicional de um samurai japonês (assim como os outros animes que exploram esse período). As famosas katanas, os trajes chamados kabuki, as habilidades de espadachins que vivem apenas pela honra de sua espada… Tudo isso temos retratado em Samurai Champloo.

Com a quantidade de animes que se passam nesse período, parece que as pessoas realmente nutrem uma curiosidade e querem saber mais sobre esse Japão feudal. Samurai Champloo ainda consegue unir esse período clássico com inúmeros elementos da cultura atual, vale muito a pena assistir e perceber isso por conta própria!

Imagem de capa do item

Kingdom ocorre durante o período chinês de estados em guerra

Kingdom é um anime que se passa no período dos Reinos Combatentes, onde o protagonista deseja se tornar o maior general da face da Terra. É um anime de guerra, assim como o próprio período e traz a tona inúmeras táticas de guerra, estratégia, combates brutais e traição.

Até mesmo alguns de seus personagens são inspirados em figuras históricas do mundo real, apesar de não serem todos.

Imagem de capa do item

Gintama se passa no Japão da década de 1860

Ambientado na década de 1860, Gintama é uma obra incrível que consegue misturar alienígenas com elementos de época, incluindo o medo de uma revolta armada.

Apesar de não aprofundar muito os elementos desse período e levar sua história mais para um lado cômico que conquistou muitos fãs, a ambientação é muito bem feita e conseguimos perceber pelo cenário que não se trata dos dias atuais.

Imagem de capa do item

Vinland Saga foca em Vikings

Apesar de ser um anime mais recente, é um belo exemplo de obras que utilizam períodos históricos e diversos povos, focando na era dos Vikings. A trama se passa na Dinamarca e foca em grupos Vikings que se enfrentam, cada um em busca de uma vantagem pessoal e riquezas, além de vermos uma tentativa de vingança que empolga qualquer um que assiste.

Entre os trajes, os navios, os nomes dos personagens, o cenário e até mesmo os grandes conflitos que acompanhamos como plano de fundo dessa história, tudo remete ao passado dos famosos e temidos Vikings.

Imagem de capa do item

Samurai X destaca a sociedade e as figuras da restauração Meiji

Samurai X é uma ótima forma de entender como era a vida durante os primeiros anos de Meiji, entre o final dos anos 1800 e início dos anos 1900, quando o Japão foi marcado por grandes melhorias na tecnologia, na vida social e no capital, pois o país havia acabado de abrir suas fronteiras para o Ocidente.

Isso tudo após 200 anos de isolamento. Samurai X até faz uma referências às figuras históricas desse período, como Aritomo Yamagata, que foi um importante político da era Meiji.

Imagem de capa do item

O Túmulo dos Vagalumes faz referência ao bombardeio de Kobe em 1945

Esse filme, animado pelo renomado Studio Ghibli, retrata um triste episódio da história japonesa. Em 1945, as forças militares do Japão estavam cansadas e sem suprimentos, mas não aceitaram a rendição, então medidas drásticas foram tomadas…

O bombardeio de Kobe foi um dos muitos ataques aéreos que o Japão sofreu durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial e o número de vítimas até hoje não é algo concreto. O que vemos em O Túmulo dos Vagalumes são dois irmãos que estão tentando sobreviver após perderem sua casa no ataque de Kobe, em 1945.

Imagem de capa do item

O personagem principal de Golden Kamui é um veterano da Guerra Russo-Japonesa

A Guerra Russo-Japonesa marcou a história por ser um grande conflito entre esses dois períodos durante 1904 e 1905. A Rússia pretendia expandir-se para o leste da Ásia, enquanto o Japão se estabelecia como uma potência militar.

Ambos os países, inevitavelmente, entraram em conflito devido aos seus interesses pessoais na China, mas o Japão saiu vencedor.

Imagem de capa do item

A História Japonesa do Meow Meow cobre uma infinidade de eventos históricos japoneses

Essa pequena série, que tem episódios de cerca de 10 minutos, cobre desde a Rainha Himiko, até a fundação do Xogunato Tokugawa, sendo uma fonte de história japonesa de forma divertida.

O anime acaba se concentrando em figuras importantes da história japonesa, como por exemplo Minamoto no Yoshitsune, um dos guerreiros samurais mais famosos dos períodos Heian e Kamakura.