Os 8 animes mais polêmicos lançados até hoje

Capa da Publicação

Os 8 animes mais polêmicos lançados até hoje

Por Flávia Pedro

Os animes, assim como todos os tipos de obras ficcionais, podem abordar diversos temas, incluindo tópicos polêmicos e pesados que considerados tabus sociais. Assim, hoje nós vamos te apresentar 8 animes muito polêmicos — lembrando que são polêmicos para nós brasileiros, que somos culturalmente diferentes dos japoneses. Lá, esses animes passam na TV aberta, mas aqui eles tratam de temas que, com certeza, seriam proibidos em rede nacional. Bora pra lista?

Imagem de capa do item

Death Note

Começando nossa lista por um anime que, com certeza, é polêmico aqui no Brasil e, recentemente, se meteu em mais uma repercussão nacional: Death Note.

Death Note é um anime conhecido por possuir um caderno da morte onde um adolescente escreve os nomes de todos que ele queria que morressem. Apesar de ser classificado como um anime para maiores de 18 anos, Death Note foi muito assistido por jovens e isso causou uma grande comoção entre os pais.

Na trama, Light Yagami era um jovem normal e genial, até encontrar um Death Note e se tornar o serial killer chamado Kira, que estava disposto a punir os erros de criminosos para criar um “novo mundo”, onde ele seria o deus.

Imagem de capa do item

Kodomo no Jikan

Kodomo no Jikan possui uma narrativa e temas bem mais pesados que Death Note, envolvendo pedofilia e assédio.

No anime, nós acompanhamos um professor que dá aula para a 3ª série, com alunas de 9 anos de idade. Essa é uma classe problemática, e uma de suas alunas tenta seduzi-lo, enquanto as outras o assediam constantemente de forma explícita.

Imagem de capa do item

Yosuga no Sora

Yosuga no Sora é conhecido entre alguns fãs de anime, mas é controverso por trazer incesto em sua narrativa. Na trama, nós vemos dois irmãos que se relacionam como casal e fazem ciúmes um no outro, isso tudo de forma explícita.

Kasugano Haruka e Kasugano Sora são um casal de irmãos gêmeos que ficaram órfãos após um acidente de carro. Eles então retornam para o interior, sua cidade natal, e passam a viver na antiga casa de seus pais.

Imagem de capa do item

Super Lovers

Mais um anime que traz em sua temática a pedofilia e o incesto, mas desta vez entre irmãos adotivos. Haru e sua mãe vivem no exterior, junto com Ren, seu irmão adotivo mais novo. Enquanto Haru é civilizado, Ren é selvagem e não gosta de falar com as pessoas, o que leva a mãe a mandar Haru “civilizar” Ren.

De início, os irmãos não se dão muito bem, mas isso muda com o passar do tempo e eles finalmente começam a se entender.

Imagem de capa do item

Narutaru: Mukuro Naru Hoshi Tama Taru Ko

Narutaru apresenta temáticas bastante pesadas e explícitas, abordando violência sexual, assassinato, incesto, traumas e muito mais.

O pior de tudo é que essa história apresenta uma garotinha chamada Tamai. Ela passa as férias de verão na casa de seus avós e conhece uma criatura estranha, nomeando-a de “Hoshimaru: The Round Star”. Mas, quando volta para a escola depois das férias, a menina descobre que seus colegas também fizeram amizades com criaturas parecidas com Hoshimaru -- e que elas podem não ser tão amigáveis assim.

Imagem de capa do item

Sayonara Zetsubou Sensei

Diferente da maioria das obras que falamos até aqui, Sayonara Zetsubou Sensei se trata de um anime que traz temas como depressão e suicídio, só que de forma engraçada.

O protagonista é Nozomu Itoshiki, um homem negativo que tem tendências suicidas com absolutamente qualquer coisa. Ele tentou se matar, mas acabou sendo impedido por uma jovem chamada Kafuka Fuura, que é o seu completo oposto e um poço de positividade. O tempo passa e Nozomu se torna o professor da turma de Kafuka, o que torna o destino desse professor ainda mais conturbado por conta dos alunos problemáticos.

Imagem de capa do item

Papa To Kiss In The Dark

Não bastando a pedofilia presente em alguns dos animes citados em nossa lista, Papa To Kiss In The Dark vai além: aqui é o próprio pai que se relaciona com o filho adolescente.

O pai se chama Kyousuke Munakata, um astro de Hollywood cujo filho de 15 anos - Mira Munakata - é apaixonado por ele. Obviamente, esse relacionamento é desconhecido da mídia, então ninguém sabe nem que se trata de pai e filho, nem de um casal. Eles não são parentes biológicos, mas Kyousuke é quase um padrasto de Mira e está prestes a se casar com a mãe do garoto.

Imagem de capa do item

Kiss x Sis

Para fechar essa lista polêmica, temos Kiss x Sis, um anime onde 3 irmãos estão se relacionando com a aprovação de seus pais.

Keita Suminoe é um jovem que mora com seus pais e suas meio-irmãs gêmeas: Ako e Riko. Ambas o assediam constantemente e estão sempre disputando para ver quem demonstra mais interesse e amor por ele.

Apesar de não serem irmãos biológicos, eles se consideram irmãos e isso deixa tudo ainda mais estranho. Os próprios pais permitem esse tipo de relação e até apostam para ver que vai conseguir ficar com Keita.