6 animes parecidos com Stranger Things

Capa da Publicação

6 animes parecidos com Stranger Things

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Stranger Things é uma das séries mais populares da Netflix e já possui uma legião de fãs fiéis desde sua primeira temporada. Uma história onde crianças investigam mistérios, enfrentam monstros, a existência de universos paralelos e super poderes… Esses elementos facilmente seriam encontrados num roteiro de anime.

Histórias que exploram o sobrenatural a partir das aventuras de jovens é algo muito comum nos animes e mangás e, apesar das referências a cultura pop americana que a série traz, é fácil encontrar animes que se relacionam com seu enredo.

Por isso, separamos 6 animes que todo fã de Stranger Things deveria assistir por suas semelhanças narrativas.

Imagem de capa do item

Akira

Não tem como começar essa lista com outro nome a não ser Akira. Este é um filme que se enquadra na categoria anime e os próprios irmãos Duffer (criadores da série Stranger Things) admitiram que se inspiraram na obra de Katsuhiro Otomo.

A série de mangás - e o próprio filme - contam a história de crianças com poderes psíquicos que são estudados em laboratório, passam por experiências horríveis como cobaias e são numerados ao invés de receberem seus nomes.

Notou alguma semelhança? Se a parte de ficção científica e experimentos com a Eleven te chamou a atenção, Akira é um ótimo complemento para você. Principalmente por ser uma das principais referências para a criação da personagem da atriz Millie Bobby Brown.

Imagem de capa do item

Elfien Lied

Outro anime que inspirou a obra: Elfien Lied. Os irmãos Duffen falaram em entrevista que escreveram a série logo após terem assistido esse anime.

O anime conta a história de uma garota que, assim como a Eleven, foi levada como cobaia e viveu a vida passando por procedimentos dolorosos e traumáticos. Porém, Lucy (a protagonista) perdeu a humanidade e se tornou uma máquina assassina, perdendo o controle de si. Justamente o que Eleven teme, principalmente nessa quarta temporada.

Outra semelhança está na fuga das duas personagens, que tem cenas parecidas, além da Lucy acabar perdendo a memória e desenvolvendo uma nova personalidade e perdendo a fala. Da mesma forma que a Eleven acaba tendo dificuldades para falar após sua fuga.

Mas se você se interessou, fica o aviso de que esse é um anime bem sombrio, repleto de gore e cenas perturbadoras para quem é mais sensível.

Imagem de capa do item

Shiki

Stephen King é o rei do terror e uma das inspirações para as partes sombrias de Stranger Things, se você gosta da série por esse viés, provavelmente vai adorar Shiki.

A história se desenvolve em Satoba, uma vila tranquila onde várias mortes inexplicáveis estão acontecendo . A princípio o médico local acredita que se trata de uma epidemia, mas descobre que a verdadeira causa das mortes são os Shikis, uma espécie de vampiros.

As reviravoltas que temos nessa obra são capazes de te prender tanto quanto as de Stranger Things.

Imagem de capa do item

Another

Another é mais um anime de terror bastante popular entre a comunidade, mas se você nunca assistiu e gosta de crianças fazendo investigações para entender casos sobrenaturais, esse é o anime para você.

É uma obra bastante sombria e tem poucos momentos "leves", diferente da série, mas o terror e o suspense são tão bons quanto. Alunos do ensino médio estão morrendo misteriosamente em um colégio e esse fato tem sido chamado de "calamidade".

Um grupo de amigos decide investigar o por que isso está acontecendo e é isso que acompanhamos ao longo de toda a obra.

Imagem de capa do item

Serial Experiments Lain

Serial Experiments Lain traz uma história bem Stranger Things quando o assunto são universos paralelos. Ele se divide entre mundo real e virtual, usando a tecnologia como plano de fundo para toda a história.

Eiri Masami é o diretor do "Protocolo 7" (a próxima geração do protocolo de internet daquele tempo) em uma agência renomada. Ele acaba "upando" sua consciência para um sistema virtual e seu corpo morre logo depois. Ele tenta convencer a sua parceira de fazer o mesmo e a história gira em torno disso.

Entre universos similares, real e virtual, controle de outras pessoas e experimentos tecnológicos, Serial Experiments Lain se desenvolve em narrativas parecidas com as da série.

Imagem de capa do item

Erased

Crianças investigando o desaparecimento de colegas a fim de descobrir quem é o serial killer responsável pelos ataques, se unindo em um grupo de amigos e protegendo uns aos outros para conseguir salvar o alvo mais vulnerável.

Assim como em Stranger Things, a amizade é um fator fundamental para essa história, onde proteger os amigos e descobrir quem é o verdadeiro inimigo se tornou o objetivo principal do protagonista, Satoru Fujinuma.

Ainda tem um fator sobrenatural: Fujinuma tem a habilidade de viajar no tempo momentos antes de acidentes, conhecido como "Revivescência". Esse é um anime muito bom, independente de ter semelhanças com a série.

Imagem de perfil
Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro