10 animes incríveis para entrar no espírito das Olimpíadas

Capa da Publicação

10 animes incríveis para entrar no espírito das Olimpíadas

Por Gabriel Mattos

Apesar dos pesares, finalmente começaram as Olimpíadas de Tóquio 2020, o evento que reúne times de todo o mundo para competir por medalhas em diversos esportes. O último evento aconteceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, mas dessa vez somos convidados a visitar o Japão, o lar dos animes.

Eles não estiveram muito presentes na cerimônia de abertura, mas seguem firmes no coração dos otakus. Se você ainda não está empolgado para torcer nas Olimpíadas, confira essa seleção de animes esportivos que vão te encher de espírito olímpico.

Super Onze

Começando por um esporte que o Brasil é craque: o futebol! Por muito tempo, a seleção brasileira era tida como invencível. Mas depois de perdermos por 7 a 1 para a Alemanha, na Copa de 2014, temos uma reputação para recuperar. Que tal se inspirar na seleção brasileira que aparece em Inazuma Eleven (Super Onze)?

O anime mistura futebol com técnicas super poderosas típicas de shonen que tornam tudo ainda mais interessante. Entre os arcos da história, temos um torneio que envolve times de todo mundo e o representante do Brasil é chamado de O Reino. Eles são a única equipe invicta nas preliminares, mas óbvio que acabam perdendo para os protagonistas. Sem ressentimentos!

Disponível em:

Amazon Prime Video

Haikyu!!

Outro esporte que o Brasil domina nas Olimpíadas, seja com sua seleção masculina ou feminina, é o vôlei. Recentemente, a nossa equipe explodiu em popularidade nas redes sociais graças ao ponteiro Douglas Souza. Nos animes, essa popularidade veio com a série Haikyu!!

Na trama, Shouyou Hinata precisa superar uma antiga rivalidade para competir com o time de voleibol do seu Ensino Médio. A questão é que Shouyou é muito baixo para os padrões do esporte e ele precisa superar seus obstáculos, junto com seus colegas de equipe, para derrotar as outras escolas.

Disponível em:

Crunchyroll

Sk8 The Infinity

Esta edição marca a estreia do skate como esporte olímpico e o Brasil está sendo representado por 12 atletas, divididos entre a modalidade Park e Street. Se você não tem muita familiaridade com o universo skate, Sk8 The Infinity pode ser um bom lugar para começar.

O anime estreou na temporada de inverno deste ano contando a história do energético Reki, um estudante que decide participar de uma competição ilegal perigosa junto de seu novo amigo Langa, do Canadá. A amizade e a cooperação entre a dupla, mesmo vindo de países diferentes, é o grande motor da série, assim como acontece nas Olímpiadas.

Disponível em:

Funimation

Kuroko no Basket

Em solo nacional, o basquete vem ganhando popularidade nos últimos anos. Se você é um dos fãs deste esporte fantástico, vai adorar assistir Kuroko no Basket. O anime captura a essência de uma partida do esporte, mostrando que o trabalho em equipe é a parte mais importante do jogo.

Kuroko, o protagonista da trama, não é o jogador mais habilidoso, mas é crucial para a união do grupo. O grande objetivo é vencer a Geração dos Milagres, a equipe de uma escola que nunca perde! Nas Olimpíadas, esta seria a seleção dos Estados Unidos, que conquista todas as medalhas de ouro desde 2004.

Disponível em:

Netflix e Crunchyroll

Yuri!!! on ICE

Ginásticas de todos os tipos estão representadas nas Olimpíadas, então por que não entrar no ritmo elegante dessa modalidade com um esporte das Olimpíadas de Inverno: a patinação artística? Yuri!!! on ICE surpreendeu ao mergulhar a fundo no processo de treinamento para um torneio de patinação enquanto desenvolvia um inesperado romance.

Apesar dos personagens serem bastante cativantes, o mais divertido mesmo é ver as competições friamente coreografadas, inspirados em patinadores da vida real. As músicas do anime são viciantes e não seria surpresa se alguma fosse utilizada por algum ginasta nesta edição dos Jogos Olímpicos. Se você gostar, vale a pena conferir Backflip!!, anime de ginástica artística que lançou no início do ano.

Disponível em:

Crunchyroll

Hanebado!

É sempre bom lembrar que a tradição milenar da peteca também é um esporte olímpico, oficialmente conhecido como badminton. Hanebado! consegue a proeza de transformar as partidas deste esporte tão tranquilo em um frenético espetáculo visual. Dá para sentir o peso de cada rebatida, especialmente quando descobrimos tudo que está em jogo.

A veia dramática do anime torna as partidas ainda mais empolgantes. Conhecemos a fundo toda carga emocional das atletas e torcemos para que elas superem seus obstáculos dentro e fora das quadras. É ótimo ver um anime de esportes focado em uma equipe feminina. Pena isso resulte na clássica sexualização de anime.

Disponível em:

Crunchyroll

Free!

Esportes aquáticos geram um grande fascínio do público, seja polo aquático ou nado sincronizado. Mas aquele que prende o fôlego da galera é a disputa por recordes da natação. Free! mergulha neste desafio de trazer as acirradas corridas aquáticas para o mundo dos animes.

O drama fica por conta das dinâmicas típicas de ensino médio: rivalidades, inseguranças e dúvidas sobre o futuro. Tudo isso enquanto os alunos lutam para manter o clube de natação, que precisa de mais membros para continuar existindo.

Disponível em:

Crunchyroll e Funimation (Segunda Temporada)

Run with the Wind

Atletismo é a cara das Olimpíadas! Entrou para a história as proezas surreais do recordista Usain Bolt, a medalha de bronze conturbada de Vanderlei de Lima e outros momentos emocionantes do esporte. Emoção caminha de mãos dadas com atletismo, o que não seria diferente no anime Run with the wind.

Na trama, Kakeru Kurahara é um universitário que desistiu do seu sonho de ser um atleta no Ensino Médio. Um dia, Haiji Kiyose flagra seu talento para a corrida e sua apresenta ao garoto uma nova oportunidade de competir no atletismo. O melhor do anime é conseguir traduzir as nuances de uma corrida para o drama entre os personagens.

Disponível em:

Crunchyroll

Yowamushi Pedal

Mais um clássico das Olimpíadas, o ciclismo não recebe a atenção que merece. Mas se você der uma chance à Yowamushi Pedal, esta modalidade tem tudo para te conquistar. Atualmente, muitas divisões adotaram bicicletas modificadas para otimizar a performance dos atletas. Este anime foca especificamente na competição de estrada, que continua a usar bicicletas tradicionais.

Com uma animação belíssima cortesia do estúdio TMS Entertainment, o anime conta a história do tímido Sakamichi Onoda, um otaku que começa a fazer amigos graças ao ciclismo. A história segue mostrando sua jornada para vencer os torneios interestaduais, provando que no ciclismo ele encontrou seu lugar.

Disponível em:

Crunchyroll

WAVE!! -Let's go surfing!!-

Estreando no circuito olímpico em 2021, o surfe vem caindo na graça dos brasileiros devido ao surpreendente desempenho de Gabriel Medina. Há uma certa beleza hipnotizante difícil de capturar que surge de enfrentar essa imprevisível força da natureza que é o oceano, mas o anime Wave - Let’s Go Surfing - encara esse desafio com muita coragem.

Modelos 3D são usados com maestria para criar uma física realista para água, que não apenas convence, como também encanta. Ver os atletas enfrentar tubos e ondas ferozes nunca cansa e você vai terminar sua maratona querendo mais.

Disponível em:

Crunchyroll