10 animes não tão famosos no Brasil que você deveria dar uma chance

Capa da Publicação

10 animes não tão famosos no Brasil que você deveria dar uma chance

Por Flávia Pedro

Dragon Ball, Naruto, One Piece, Bleach… Esses são grandes nomes do mundo dos animes que você provavelmente conhece, mesmo que não seja muito fã desse gênero. Contudo, eles não são as únicas boas obras criadas pelos animadores japoneses… Existe uma vastidão de animes bons e que não são tão reconhecidos como merecem, por isso preparamos essa lista para você!

Conheça agora 10 animes que não estão no mainstream brasileiro, mas que merecem entrar no seu radar!

Imagem de capa do item

Palavras que Borbulham como Refrigerante

Este na verdade é um filme em formato de anime e toda a história gira em torno das inseguranças adolescentes de dois personagens: Cerejinha e Sorrisinho, enquanto eles tentam ajudar um senhor com uma busca incessante. Ele (Cerejinha) prefere se comunicar com curtos poemas japoneses, chamados haikus, que publica em sua conta no Twitter. Já ela (Sorrisinho) é uma influencer do Instagram com vergonha do seu sorriso devido aos seus grandes dentes e, por isso, está sempre de máscara.

O romance começa a se desenvolver quando seus celulares são trocados após uma cena caótica no shopping center e assim ambos se conhecem e a história começa a acontecer. Cerejinha é um ajudante em um asilo e Sorrisinho entra para o projeto e, assim, ambos conhecem um senhor que está atrás de um Vinil antigo de sua falecida esposa.

A busca começa e mobiliza boa parte do elenco e, à medida em que as cenas passam, os personagens se aproximam ainda mais e a identificação do público só vai aumentando... Será que os jovens conseguiram ajudar o senhor?

Imagem de capa do item

Monster

Essa é uma obra de Naoki Urasawa. Monster é a adaptação do mangá de suspense que leva o mesmo nome e carrega uma história perfeita para quem gosta de reviravoltas, plot twists bem construídos e muito mistério, deixando quem o assiste (ou lê) sempre curioso e intrigado.

A história nos mostra como "agir corretamente" nem sempre resulta em algo positivo, já que o Dr. Tenma arrisca sua carreira profissional como médico para salvar um garotinho chamado Johan e este garoto cresce, se tornando um Monstro!

Apesar dessa ser a premissa principal, todos os personagens apresentados pelo autor são bem desenvolvidos e, no fim, é possível se apegar a todos eles e torcer para que eles sobrevivam (ou sofrer quando isso não acontece).

Imagem de capa do item

Psycho-Pass

Psycho-Pass é um anime que se passa em um futuro onde é possível identificar o grau de estresse e periculosidade das pessoas nas ruas, através do Sistema Sibyl. Isso permite que os policiais façam plantões nas ruas para identificar possíveis criminosos antes mesmo que eles cometam os delitos, diminuindo muito a violência urbana do Japão (que se tornou um modelo de segurança pública).

Os Inspetores (policiais que andam nas ruas) trabalham em conjunto com criminosos que auxiliam nas abordagens e os protegem, formando um trabalho em equipe. Esses Inspetores utilizam uma arma automática conhecida como "Dominadores", que os informam sobre o grau de periculosidade através do Psycho-Pass. É essa arma que decide se o ataque ao criminoso será ou não letal.

A questão que move o anime é: será que o Sistema Sibyl é realmente confiável e está protegendo a vida das pessoas, ou é um projeto de segurança pública bom demais pra ser verdade?

Imagem de capa do item

Samurai Champloo

Em Samurai Champloo, nós vemos a história de dois samurais - Mugen e Jean - que acompanham uma jovem chamada Fuu, ajudando-a a encontrar um tal de "Samurai com cheiro de girassol".

Sobre os personagens: Mugen é um cara indisciplinado que não liga para nada e só pensa em si mesmo. Jean é um samurai clássico, treinado em um dojo e é muito honrado. Fuu é uma garota que trabalhava em um bar da época, mas se mete em uma confusão e encontra os dois rapazes que a ajudarão em sua jornada.

Samurai Champloo é uma obra do mesmo diretor de Cowboy Bebop - Shinichiro Watanabe - e é uma história repleta de referências ao estilo musical Hip Hop. Trilha sonora, elementos como Break Dance e Graffiti estão presentes nos episódios e, se você gosta desse estilo, vale a pena dar uma chance.

Imagem de capa do item

Cyberpunk: Mercenários

Neste universo futurístico, existem implantes cibernéticos que aumentam as capacidades físicas, mas é estabelecido desde o começo que, se esses implantes forem feitos em excesso numa pessoa, ela corre o risco de não aguentar, perder o controle e virar um Cyberpsicopata. Ao mesmo tempo, existem grupos de mercenários que trabalham no mercado negro e que usam esses implantes para realizar missões, esses são os Cyberpunks.

O anime conta a história de  David Martinez, um jovem que vive nesse mundo distópico repleto de tecnologia, implantes cibernéticos e corrupção. Levando uma vida normal ao lado de sua mãe e, graças a ela, estudando em um dos melhores colégios, o garoto era inteligente e promissor, até que um tiroteio em meio a uma rodovia o faz perder tudo o que tinha e sua vida muda para sempre.

Sem rumo, David realiza um perigoso implante e, consequentemente, conhece um grupo de Cyberpunks ao qual ele se alia e começa a trabalhar de forma ilegal, se tornando um jovem mercenário. O resto da história gira em torno dessa sua escolha e de seus companheiros de equipe: Lucy, Maine, Dorio, Rebecca, Pilar, Kiwi e Falco.

Imagem de capa do item

Kotaro Vai Morar Sozinho

Kotaro Vai Morar Sozinho traz temas muito importantes como abandono parental, abusos psicológicos, solidão, alienação parental e relações humanas. Tudo isso girando ao redor de uma criança de apenas 4 anos, o Kotaro.

Apesar de temáticas bem delicadas, o anime consegue trazer sensibilidade pra cada um desses temas – afinal se trata de uma criança – e é quase impossível não se afeiçoar ao garotinho quando começamos a descobrir sua história. Inicialmente, a trama é engraçada, leve e bem humorada, mas à medida que os episódios avançam, o tom vai mudando.

A história se dá a partir dos desafios que Kotaro enfrenta diariamente como uma criança normal de 4 anos, apesar de tentar passar uma imagem de força e independência, tudo isso enquanto ele se relaciona genuinamente com cada um de seus vizinhos. A medida em que os episódios vão se desenrolando, entendemos o quão difícil a vida é para o menino e cada vez mais os adultos ao seu redor se aproximam para tornar tudo menos solitário para ele.

Imagem de capa do item

ODDTAXI

Oddtaxi é um anime sobre o cotidiano insano da vida urbana. A trama acompanha o Odokawa, uma morsa antropomorfa de 41 anos que trabalha como taxista em um universo de seres meio-humanos e meio-animais.

Entre suas viagens levando os passageiros, ele conhece inúmeras pessoas e escuta muitas histórias, mas um dia isso se torna um problema que coloca a sua vida em risco...

O taxista faz uma corrida que está ligada a um crime investigado tanto pela polícia, quanto pela Yakuza, fazendo com que o senhor de meia idade tenha que reunir pistas para provar sua inocência e não ser morto ou preso.

Será que ele vai conseguir?

Imagem de capa do item

Afro Samurai

Afro Samurai é um anime com uma pegada americanizada, sendo dublado em inglês e tendo como um de seus dubladores o Samuel L. Jackson! A história se passa em um futuro pós apocalíptico, onde o espadachim mais forte é considerado o Deus deste mundo.

Então, uma hierarquia é criada: 7 faixas são distribuídas entre os 7 mais fortes e eles podem se desafiar entre si para alterarem esse ranking. Porém tudo muda quando o "Justice" desafia o número 1 (pai de Afro, o protagonista) e o mata bem na sua frente, quando ele ainda era uma criança.

A partir daí, essa se torna uma história de lutas intermináveis e busca por vingança, dividida em apenas 5 episódios que são muito bem desenvolvidos.

Imagem de capa do item

Bungo Stray Dogs

Bungo Stray Dogs tem sua história focada no cotidiano de uma agência de detetives e seus membros, onde os indivíduos são dotados de "habilidades especiais" capazes de resolver e solucionar os misteriosos casos que são considerados "fora do alcance da polícia e dos militares".

Alguns incidentes começaram a chamar a atenção nas últimas semanas envolvendo um misterioso tigre branco devorador de homens e esses casos são reportados à "Agência de Detetives Armados”. Em meio a isso, um jovem chamado Atsushi Nakajima se vê sendo uma das vítimas da perseguição de tal criatura.

Ao salvar uma vítima de afogamento, Atsushi conhece Osamu Dazai, um agente bem do excêntrico e responsável por investigar esses incidentes. O jovem é então recrutado para auxiliar nas investigações. Mas qual será o seu real envolvimento com os casos?

Imagem de capa do item

Ranking of Kings

Ranking of Kings ganhou o coração de muitos desde sua estreia, afinal o pequeno príncipe Boji é um personagem cativante! Na trama, nós acompanhamos Boji, um pequeno rei surdo que encara desafios todos os dias por conta dessa sua deficiência auditiva.

Por ser muito pequeno e aparentar ser muito inocente, seu povo não confia nele para ser o sucessor do trono de seu pai, preferindo que seu irmão mais novo - Daida - seja a melhor escolha quando o Rei Boss partir.

O primogênito então precisa se provar o tempo todo para que vejam seu potencial e o que acompanhamos nessa história é sua jornada repleta de aventuras e traições no melhor estilo Game of Thrones!