7 animes antigos que ficam ainda melhores quando você é adulto

Capa da Publicação

7 animes antigos que ficam ainda melhores quando você é adulto

Por Junno Sena

Entre shoujo, shonen, seinen e josei, a verdade é que algumas histórias não possuem um público-alvo bem definido. Desta forma, estamos cercados de obras que ganham diferentes interpretações de acordo com a época em que são consumidas. 

Seja com um anime de robô gigante, como Neon Genesis Evangelion, ou sobre um ladrão, como Trigun, alguns enredos ditos “infantis” tem muito o que ensinar para o público adulto. Pensando nisso, separamos nesta lista 7 animes antigos que ficam ainda melhores com o passar do tempo. Esquecemos de algum? Deixe nos comentários.

Imagem de capa do item

Serial Experiments Lain

É impossível falar em tramas que mudam com o tempo sem mencionar Serial Experiments Lain. No anime de 1998, conhecemos Lain, uma jovem aparentemente comum que vê sua vida mudar após se conectar ao sistema Wired, uma rede capaz de unificar todos os meios de comunicação humana.

Entre experiências de pós-morte, os riscos da tecnologia e muito existencialismo, Serial Experiments Lain é uma aventura impossível de se compreender de primeira. Não apenas isso, mas a produção marca as primeiras impressões do nascer da internet, fazendo dela um documento histórico que é necessário consumir depois de adulto.

Imagem de capa do item

Monster

Monster, de 2004, faz parte de um grupo seleto de animes que melhoram a cada vez que são revistos. Aqui, seguimos um neurocirurgião que mergulha em uma jornada sombria ao tentar resolver uma série de assassinatos envolvendo um antigo paciente.

Entre tantos aspectos envolventes, são os dilemas morais de Monster que se destacam. Levantando questões sobre os efeitos do governo e poderosos sobre os indivíduos e para onde nossa sociedade está se encaminhando, esta é uma produção que permanece atual mesmo quase 20 anos depois de seu lançamento.

Imagem de capa do item

Slam Dunk

Baseado no mangá de Takehiko Inoue, Slam Dunk, de 1993, é considerado um dos melhores animes de esportes já feitos. A história segue Hanamichi Sakuragi, um colegial delinquente que, cansado de tomar fora das garotas que preferem atletas, decide compor o time de basquete da escola.

Além de Hanamichi estar no centro de um arco envolvente cheio de complicações inesperadas, a obra de Takehiko captura muito da natureza da adolescência. Altamente emocional, o anime vai além de uma história sobre esporte e extrai todo o drama possível, seja dentro ou fora das quadras.

Imagem de capa do item

Neon Genesis Evangelion

Existem diversos argumentos que provam o porquê rever Neon Genesis Evangelion apenas agrega a sua história. Porém, vamos focar no principal: a depressão de Hideaki Anno. O criador do anime passou por um profundo processo depressivo que serviu de inspiração para diversos enredos apresentados na história de Shinji Ikari.

A inadequação do personagem, sua solidão e contínuo estado de dormência são apenas algumas das características que podem ser associadas a essa condição clínica. Em uma primeira assistida, Shinji pode parecer apenas um personagem chato, mas ele possui diversas camadas. E, a verdade é que, algumas delas, são notadas apenas quando nos tornamos adultos.

Imagem de capa do item

Trigun

Lançado em 1998, Trigun é um anime que pode ter passado despercebido para a maioria das pessoas. Nele, seguimos a história de Vash the Stampede, um criminoso procurado por caçadores de recompensa. Conhecido como o Tufão Humanóide, ele é uma lenda que viaja de cidade em cidade, mantendo a paz e ensinando aos habitantes o valor da mesma.

Mas, mais do que uma aventura episódica sobre um mundo pós-apocalíptico, Trigun toca em diversos assuntos importantes. O passado de Vash, por exemplo, compõe uma extensa lista de perdas. Entre culpa e trauma existencial, é apenas com uma mente mais madura que entendemos todas as motivações do personagem.

Imagem de capa do item

Lupin III

Lupin III, ou Lupin The Third, é uma das séries de mangá, anime e filme mais conhecida no Japão. Nela, conhecemos o maior ladrão do mundo que, junto de seus parceiros, precisa salvar pessoas, enfrentar organizações criminosas e encontrar objetos lendários.

Totalizando 155 episódios, Lupin III tem um visual adulto, mas desenrola sua narrativa sob um tom cômico. De certa forma, a produção nos lembra que nem tudo precisa ser levado tão a sério. Isto é, que, às vezes, podemos encontrar um alívio cômico em meio a situações de total desesperança. Nesse sentido, rever a história de Lupin apenas traz ganhos.

Imagem de capa do item

Berserk

Sacrifício, demônios, traumas. Berserk é conhecido por sua densidade. Pelas espadas gigantes, cabelos coloridos e vilões sobrenaturais, alguns podem acreditar que a história de Kentaro Miura é apenas mais um “anime de luta” genérico. Mas, não é bem assim. Não muito diferente de Monster, é a bússola moral que direciona a narrativa de Berserk.

Entre batalhas violentas e personagens dúbios, tentamos compreender o que esse anime e mangá está tentando nos contar. Nas páginas de Kentaro, temos estampado o pior da natureza humana. Essa produção não é apenas indicada para um público maduro, como também é possível que apenas essa demografia compreenda o quão profunda é essa história.