8 animes dos anos 90 que envelheceram bem

Capa da Publicação

8 animes dos anos 90 que envelheceram bem

Por Flávia Pedro

Nos dias de hoje podemos afirmar que os animes se tornaram um pilar forte dentro da cultura pop, recebendo destaque e atenção mundial, principalmente para obras famosas e atuais. Séries como Jujutsu Kaisen, Attack on Titan e My Hero Academia arrebatam uma multidão de fãs, mas nada disso seria possível sem os animes clássicos, aqueles antigos que trouxeram enredos inovadores e abriram as portas fora do Japão.

Por isso, separamos 10 animes antigos que envelheceram muito bem e continuam mantendo a qualidade. Bora conferir quais são?

Imagem de capa do item

Akira

Um grande marco da ficção científica e do cyberpunk oriental, Akira revolucionou a visão que o ocidente tinha dos animes e mangás. Akira é um mangá extenso que foi adaptado para filme e, assim, recebeu uma das melhores animações de todos os tempos (até para os dias atuais).

Considerada uma das obras mais populares da cultura pop japonesa, até hoje o filme é lembrado como uma das melhores referências dentro dos longas de anime. A história nos apresenta Kaneda e seu amigo Tetsuo, que vivem em um futuro distópico e cyberpunk, na cidade de Neo Tokyo. Porém, tudo muda quando Tetsuo esbarra com uma criança diferente e acaba sendo levado pelo governo para passar por experimentos, levando Kaneda a ir atrás na tentativa de salvar seu amigo. Mas existe muito mais por trás dessa história...

Imagem de capa do item

Berserk

Apesar das animações de Berserk dividirem opiniões, o clássico de 1997 é um dos mais bonitos visualmente, principalmente por seus traços característicos dessa década.

A história criada por Kentaro Miura dispensa apresentações, pois todo o universo criado por ele em Berserk já é o suficiente para que essa se torne uma obra atemporal. Enquanto a adaptação clássica, ela soube trabalhar em conjunto com obra original e respeitou tudo que foi criado pelo autor. Se você tem interesse em conhecer Berserk, assistir os 25 episódios do anime clássico é uma ótima forma de se introduzir nesse universo fantástico e extremamente sombrio.

Imagem de capa do item

Samurai X

Samurai X (ou Rurouni Kenshin), é uma obra lançada em 1996 e conta com um total de 95 episódios. A história que acompanhamos é a de Battousai, um lendário assassino espadachim que abandonou seu estilo de vida violento na intenção de viver uma vida normal, logo após um longo período de guerra que caiu sobre o Japão.

Battousai então passou a viver pacificamente, assumindo a identidade de Kenshin Himura, mas ameaças do passado acabam o obrigando a defender seus novos ideais. Assim, Samurai X é um clássico anime de ação que se mantém até hoje como um ótimo anime dentre os clássicos que merecem ser vistos.

Imagem de capa do item

Serial Experiments Lain

Serial Experiments Lain é um anime que vai mais para o lado psicológico e que na época em que foi lançado, já era considerado uma obra à frente de seu tempo. A animação explora o gênero cyberpunk e algumas ideias filosóficas que só estão sendo inseridas e se popularizando nos dias atuais.

O anime nos mostra a jornada de uma garotinha chamada Lain, que deseja se imortalizar através de um mundo digital conhecido como Wired. É com essa narrativa que o anime faz alertas sobre os perigos da tecnologia, algo que para as décadas passadas era uma novidade.

Imagem de capa do item

Trigun

Trigun é um anime de muita ação e muito tiroteio, com a trama nos apresentando Vash, um personagem que está sempre lutando contra assassinos e malfeitores. Porém, por trás de todas essas armas poderosas e cenas de ação, existe uma pegada profunda e emocional, já que Vash - que é um dos melhores pistoleiros do mundo - lamenta constantemente tanta violência e tenta abraçar o pacifismo.

Com 26 episódios, o anime tem um ritmo viciante e que prende o público até o último momento. Além disso, essa dualidade entre paz e violência faz com que Trigun seja uma excelente história ainda nos dias de hoje.

Imagem de capa do item

Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho é um dos melhores exemplos de como desenvolver uma história do gênero shounen de forma eficaz, seja para o recorte da década de 90 ou para os próprios dias atuais. Além disso, o anime de Yu Yu Hakusho tem 112 episódios, o que é o suficiente para que o anime seja detalhado, mas não se arraste por centenas de episódios e fillers.

A obra conta a história de Yusuke Urameshi e sua jornada no Mundo Espiritual após o jovem morrer logo no primeiro episódio. Enquanto ele enfrenta oponentes cada vez mais poderosos, acompanhamos sua jornada de evolução e os desafios que vai superando ao longo dos episódios.

Imagem de capa do item

Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion ainda chama a atenção dos fãs por um enredo que traz questões existencialistas como medo, insegurança, traumas e amadurecimento. Tudo isso com uma narrativa que encaixa perfeitamente com a proposta de um planeta que está sob frequente ataque de criaturas misteriosas chamadas Anjos.

Para proteger os civis dos ataques desses monstros, surgiram os EVAs: robôs gigantes comandados por pilotos muito jovens: Shinji, Asuka e Rei, os jovens que pilotam os EVAs 00, 01 e 02.

Imagem de capa do item

Cowboy Bebop

Impossível falar de animes que envelheceram bem e deixar Cowboy Bebop de fora. Mesmo após 23 anos desde sua estreia, essa é uma obra que se mantém em alta tanto para o público quanto para a crítica. O anime se passa no ano de 2071 onde acompanhamos um grupo de caçadores de recompensas que viaja por diversos planetas em uma espaçonave chamada Bebop, liderados por Spike Spiegel. Conhecemos também os outros membros do elenco principal: Jet Black, Faye Valentine e Radical Edward.

Além das muitas aventuras espaciais, o anime trata de diversas questões filosóficas que, junto com uma trilha sonora impecável e uma ótima construção de personagens, foram a fórmula perfeita para a popularidade.