As melhores animações do Batman para assistir na HBO Max

Capa da Publicação

As melhores animações do Batman para assistir na HBO Max

Por Junno Sena

No mundo de super-heróis, é possível que Batman seja o com maior número de adaptações. Séries de TV, cinema, animações. O Homem-Morcego não dormiu em serviço quando se trata de levar suas histórias para outras mídias. Isso garantiu alguns clássicos como a animação clássica de 1992, desenvolvida por Bruce Timm, mas também alguns erros desconfortáveis como Batman e Arlequina, além da adaptação de Piada Mortal.

Porém, com tantas produções, ainda é possível encontrar pérolas escondidas do Cavaleiro das Trevas, principalmente na HBO Max. O novo lar da DC tem uma enorme coleção de filmes e animações do herói e aqui, separamos as 10 melhores, com direito a uma menção honrosa. Confira!

Imagem de capa do item

10. Batman: Sangue Ruim

Não é apenas Taylor Swift que vive de “Bad Blood”. Sendo uma das poucas animações que reúnem boa parte da Batfamília, Batman: Sangue Ruim traz Robin, Asa Noturna, Batwoman e Batwing juntando forças contra vilões como Chapeleiro Louco, Mariposa Assassina, Vagalume, Eletrocutor e Heretic. Mesmo que não seja uma história com grandes reviravoltas e trama instigante, a animação ganha esse espaço na lista por ser o que se propõe: divertida.

Imagem de capa do item

9. DCU Batman: O Cavaleiro das Trevas

Dividido em duas partes, O Cavaleiro das Trevas é uma das principais produções para se conhecer mais do herói sem precisar recorrer aos live actions. Tendo como base o trabalho de Frank Miller, encontramos um Bruce Wayne que deixou o manto do Morcego há 10 anos. Amargurado, o herói vê sua cidade sucumbir a uma nova onda de criminosos, é então que ele percebe que o Batman precisa voltar.

Nessa jornada, o herói acaba encontrando diversos vilões clássicos, como Duas Caras e Coringa. Esse último o coloca no limite, e é necessário o envio de Superman para contê-lo. Com o Batman com um design de armadura bem parecido com o de Batman V Superman, vemos um embate eletrizante entre os dois heróis.

Imagem de capa do item

8. Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero

O design de Mr. Freeze pode ter mudado com o passar dos anos, mas o uniforme de “astronauta” presente na série clássica do Batman parece ser o mais marcante. E esse item da lista não deixa de ser um dos responsáveis por isso. Em Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero vemos a continuação do encontro com o vilão iniciada na série animada.

O filme se passa alguns anos após o episódio “Coração de Gelo” e nela, o doutor continua sua tentativa desesperada de salvar sua esposa. Mas, para isso, ele precisa fazer um transplante de órgãos e o único doador compatível é Barbara Gordon, também conhecida como Batgirl. O filme se destacou por trazer uma trama mais madura e ter posto o vilão em uma jornada que ia além da pura maldade. Que, mesmo com métodos perversos, sua motivação era genuinamente pura.

Imagem de capa do item

7. Gotham City 1889: Um Conto de Batman

Se você procura algo similar ao Batman de Matt Reeves, Gotham City 1889 é a pedida certa. Evidenciando o lado investigativo do herói, o personagem se torna uma versão do Sherlock Holmes em Gotham. Nessa história, ele precisa encontrar e impedir o famoso serial killer Jack, o Estripador. A história é baseada em um quadrinho de volume único da linha Elseworlds, mas toma liberdades em modificar algumas coisas, fazendo com que o filme ganhe a classificação de +18.

Imagem de capa do item

6. Batman: Ano Um

Recontando a história de origem do herói, Batman: Ano Um segue a história de um Bruce Wayne retornando a Gotham e um Jim Gordon lutando contra a corrupção dentro do departamento de polícia. O filme tem muitas similaridades com Batman Begins, de Christopher Nolan. Por esse motivo, ele acaba se tornando mais do mesmo. O que lhe garante destaque é a qualidade, tanto no elenco de dubladores, quanto na animação.

Imagem de capa do item

5. Batman Contra o Capuz Vermelho

A adaptação animada de Morte em Família não saiu como esperado, diferente de Batman Contra o Capuz Vermelho. Aqui, caímos na mente conturbada de Bruce e na sua crescente necessidade de descobrir quem está por baixo da máscara do Capuz Vermelho.

Mesmo com o plot twist principal já ter sido exposto em diversas mídias, desde a série Titãs até no jogo Batman Arkham Knight, no filme o foco se torna como o herói lida com as perdas, descobertas e o passado sombrio que levou o tal personagem se tornar o vilão Capuz.

Imagem de capa do item

4. Batman e o Longo Halloween

Trazendo Jensen Ackles, de Supernatural como Batman, O Longo Halloween é uma adaptação, página por página, do quadrinho de Jeph Loeb. Dividido em duas partes, esse é o segundo filme mais longo do herói, perdendo apenas para o novo filme de Matt Reeves.

Tanto em trama, tom e estilo, a animação se aproxima bastante do novo filme do Morcego, principalmente quando falamos do herói retornando ao seu status de detetive. Na história, uma aliança inesperada com a Mulher Gato se faz necessária quando um serial killer surge em Gotham.

Imagem de capa do item

3. Batman do Futuro e O Retorno do Coringa

As animações da DC tiveram um papel importante na elaboração de novos personagens. Não apenas Arlequina foi criada na série clássica do herói, como Batman do Futuro apenas foi possível a partir desse projeto criado por Bruce Timm. Explorando um lado mais sombrio, a série percorre conceitos do cyberpunk e ficção científica. Muito mais do que vilões de máscara, o personagem de Terry McGinnis quer desvendar os mistérios e a corrupção intrínseca à cidade de Gotham.

Essa pedida é para os maratonistas de plantão. Além de todos os 52 episódios da série, a HBO Max também possui o filme O Retorno do Coringa, que explora o futuro de Tim Drake e do Coringa.

Imagem de capa do item

2. Batman: A Máscara do Fantasma

Consagrado como o primeiro filme animado da DC, A Máscara do Fantasma é um clássico irretocável. Estando na lista de favoritos de Robert Pattinson, o trabalho de Bruce Timm e Paul Dini explorou o interior do Batman enquanto ele tenta resolver um mistério. Aqui, o passado de Bruce e de seu interesse romântico, Andrea Beaumont, é explorado, além do próprio Coringa. Na trama, Andrea retorna a Gotham e junto com sua chegada vem um vigilante, que começa a eliminar chefões da máfia da cidade.

Imagem de capa do item

1. Batman: The Animated Series

O trabalho de Bruce Timm ao lado de Eric Radomski pavimentou muito da qualidade técnica e narrativa das animações da DC, assim como também nos quadrinhos. É curioso pensar no destaque que Arlequina ganhou em pouco tempo de criação. Seu surgimento se dá no episódio oito da primeira temporada, Um Favor para o Coringa, sendo que na mesma temporada, ela já protagonizaria um episódio ao lado de Hera Venenosa.

Outros personagens acabam dando as caras, como Supergirl e Batgirl, encorajando a criação do desenho da Liga da Justiça. Detalhes como ritmo e visual do Homem Morcego colocam essa produção no topo de animações que todo fã de Batman deveria assistir.

Menção Honrosa: Lego Batman: O Filme

Pode não agradar a todos pelo seu teor cômico e bem fora dos quadrinhos em relação às outras animações do herói, mas a verdade é que Lego Batman: O Filme foi um marco para o herói. Trazendo diversos personagens do universo dele, caímos em um roteiro divertido cheio de referências e visuais interessantes. Como spin-off de Uma Aventura LEGO, a animação consegue extrapolar e ganhar espaço como uma das animações do herói que precisam ser vistas.