Amor e Monstros: Todos os monstros do filme

Capa da Publicação

Amor e Monstros: Todos os monstros do filme

Por Gus Fiaux

Amor e Monstros chegou a pouco tempo na Netflix, mas já se tornou um queridinho do público – tanto que não sai da lista de mais assistidos desde seu lançamento. No longa, um evento apocalíptico faz com que animais pequenos e comuns se tornem feras colossais e famintas, aniquilando boa parte da raça humana. Já imaginou sair de casa e se deparar com uma aranha gigantesca? Pois é!

Esse universo pós-apocalíptico é rico em detalhes e criaturas com designs e visuais bem intrigantes. Com isso em mente, listamos todas as principais criaturas de Amor e Monstros. Ao longo do filme, são citados vários seres e podemos até ver alguns deles em sequências de flashback – mas dessa vez, vamos nos ater aos que são importantes na trama.

Imagem de capa do item

Formiga

Quando o filme começa, Joel (Dylan O'Brien) vive em um bunker junto de outros sobreviventes. E embora a base seja relativamente segura, vez ou outra há a invasão dos monstros gigantes. É isso que acontece quando uma formiga gigante invade o perímetro, matando um dos moradores do base.

A criatura aparece em tela pouquíssimo tempo e mal conseguimos vê-la. Ainda assim, esse ser é criado com uma mescla de efeitos digitais e práticos, o que a deixa muito interessante. Ela é morta rapidamente, quando os aliados de Joel aparecem e atiram várias flechas nela.

Imagem de capa do item

Sapo

Depois disso, Joel decide se aventurar pela superfície e ir atrás de sua ex-namorada, Aimee (Jessica Henwick). Ele passa um bom tempo sem ver nenhuma criatura gigante, mas logo precisa correr para se salvar ao encontrar um sapo monumental, que surge de uma piscina.

Esse sapo parece ter sofrido várias mudanças genéticas além do aumento de tamanho. Ele possui vários olhos e dentes afiadíssimos, além da língua que se estica e é forte como uma marreta. Porém, se não fosse ele, Joel não teria conhecido a estrela do filme - o cachorrinho Garoto.

Imagem de capa do item

Gobblers da Areia

Aliás, o sapo não foi o único monstro que fez com que Joel conhecesse mais aliados. Em determinado momento do filme, o nosso protagonista cai em um buraco no meio da areia, onde começa a escutar barulhos estranhos. Pouco tempo depois, ele é atacado por vários vermes e minhocas gigantes.

Ele é salvo por Clyde e Minnow, uma dupla inusitada de sobreviventes que busca por uma nova colônia. Eles chamam as minhocas de Gobblers da Areia e alertam Joel para ter cuidado com a rainha, já que as operárias são muito mais tranquilas de se lidar...

Imagem de capa do item

"O Comedor"

Enquanto viaja junto de Clyde e Winnow, Joel ouve histórias sobre outros tipos de criaturas e como elas podem ser perigosas. Em determinado ponto, é citado o nome "O Comedor", dando indícios de um ser muito forte e que devora tudo à sua frente.

Winnow diz que o Comedor é lento demais e por isso é fácil fugir dele. Depois, podemos até ver um breve relance de um Comedor andando no meio da floresta, mas ele nunca é devidamente apresentado no filme como uma ameaça. Será que veremos ele em uma continuação?

Imagem de capa do item

Caracol-Pedra

Nem todas as criaturas apresentadas em Amor e Monstros parecem ser más e ferozes. Um exemplo disso é o Caracol-Pedra, um dos primeiros animais que Joel encontra junto de Clyde e Winnow. De acordo com a dupla, eles são seres tranquilos.

O caracol anda perto deles sem atacá-los em momento algum. De acordo com Clyde, dá para reconhecer quais animais são bons ou ruins com base no olhar - uma informação que se torna muito importante para Joel no clímax do filme.

Imagem de capa do item

Lacraia

Em uma das cenas mais bizarras, tensas e assustadoras do filme, Joel quase perde Garoto para uma lacraia aterrorizante, gigantesca e muito veloz. Quando ele e o cachorro passam perto de um parquinho, o ser - que estava enterrado no chão - se desenterra e começa a atacar com muita ferocidade.

Joel é atirado longe, conforme o bicho começa a preparar um cerco para capturar e devorar o cachorro. No último segundo, Joel consegue encontrar a coragem necessária para contra-atacar, e acaba matando a fera usando sua besta.

Imagem de capa do item

Água-Viva Voadora

É curioso pensar que a água-viva, um animal tão perigoso no mundo real, é retratado no filme como um ser completamente inofensivo. Joel encontra uma porção de águas-vivas voadoras (sim, por algum motivo elas conseguem planar no ar) quando encontra a robô Mav1s.

Apesar de seus tentáculos, as criaturas não parecem emitir nenhum tipo de descarga elétrica. Elas são calmas e fluidas, e compõem uma das cenas mais bonitas, em termos de visual, do filme. No fim, elas são como grandes lanternas gigantes e voadoras.

Imagem de capa do item

Rainha Gobbler

Se os gobblers da areia já davam trabalho, a coisa fica ainda pior quando Joel encontra a Rainha Gobbler, uma minhoca gigante com uma barbatana e vários tentáculos em sua boca descomunal. A Rainha sente as vibrações na Terra e, por conta disso, quase mata Joel e Garoto.

Por sorte, Joel consegue levar a melhor duas vezes: quando usa objetos pequenos para distraí-la e disfarçar sua localização e depois, quando atira uma granada que pertencia a Clyde, bem na boca do animal, explodindo-o em um milhão de pedacinhos.

Imagem de capa do item

Sanguessugas

Aparentemente, a catástrofe pós-apocalíptica que dizimou a Terra não apenas transformou criaturas em gigantes, mas também alterou algo na composição de alguns outros animais. Esses, apesar de possuírem o mesmo tamanho, têm algo de diferentes.

É o caso das sanguessugas que Joel encontra ao cair em um rio, logo após o ataque da Rainha Gobbler. Elas se unem ao corpo de Joel e são dificílimas de se remover - mas também causam efeitos alucinógenos e lisérgicos em seus hospedeiros.

Imagem de capa do item

Siri

A última criatura do filme é usada pelos "vilões" para atacar a comunidade onde Aimee vivia com vários idosos. Trata-se de um caranguejo gigante bem veloz e feroz, que ataca empregando todas as suas patas e pinças para atacar Joel. Porém, ele não é necessariamente mau.

Isso é provado justamente ao fim, quando Joel percebe nos olhos do monstro que ele só quer ser deixado em paz. Assim, em vez de atirar nele, Joel dá a deixa para que ele se solte e possa derrotar os vilões do filme. Nem todos os monstros são inimigos, pelo visto!