American Horror Story: Todas as ligações entre as temporadas da série

Capa da Publicação

American Horror Story: Todas as ligações entre as temporadas da série

Por Gus Fiaux

Uma das séries de terror mais populares da atualidade, American Horror Story está prestes a entregar aos seus fãs a décima temporada. E o que originalmente começou como uma antologia nos moldes tradicionais, com cada temporada trazendo um tema específico e uma história própria sem conexão com as outras temporadas logo se tornou um show de conexões, easter-eggs e referências.

Atualmente, a série de Ryan Murphy está disposta a conectar todas as suas temporadas, seja com aparições de personagens conhecidos, lugares famosos na franquia e até mesmo crossovers entre as temporadas mais famosas. Pensando nisso, decidimos listar por aqui todas as conexões entre as nove temporadas de American Horror Story!

Imagem de capa do item

O Anticristo

Conecta quais temporadas? Murder House com Apocalypse

Considerado por muitos como o principal vilão da história de American Horror Story, o temível Michael Langdon é apresentado originalmente em Murder House, como o filho de uma fantasma e uma mulher viva. Criado em um ambiente tão sinistro e opressor, ele logo é revelado como sendo o Anticristo, pronto para trazer morte e caos ao mundo.

Ao longo dos anos, os fãs esperaram para vê-lo, sempre teorizando sobre seu envolvimento nas tramas das demais temporadas. Porém, a resposta veio só em Apocalypse, onde conhecemos um Michael já adulto e ciente de sua herança maldita. Na temporada, ele é tido como o principal vilão e vemos um pouco de sua maldade e de como ele causou um extermínio global.

Imagem de capa do item

Lana Banana

Conecta quais temporadas? Asylum com Roanoke e Cult

Sarah Paulson é uma atriz que ganhou cada vez mais espaço ao longo de American Horror Story, sempre interpretando novas personagens e famosa por seus gritos estridentes e descompensados. Para muitos, a melhor personagem vivida pela atriz foi Lana Winters, uma jornalista que ficou presa em Briarcliff, em Asylum.

Quando sai do asilo psiquiátrico, onde é forçada a fazer terapia de conversão sexual e acaba na mira de um serial killer, Lana acaba se tornando uma mulher ressentida. Ela retorna no final de Roanoke, onde entrevista uma das únicas sobreviventes da temporada. Ela também é citada em Cult, onde quase interage com uma personagem vivida pela própria Paulson.

Imagem de capa do item

Experimentos nazistas

Conecta quais temporadas? Asylum com Freak Show

A segunda temporada da série, Asylum, nos fornece muita coisa jogada na cara. Temos alienígenas, possessão demoníaca, um assassino em série e até mesmo experimentos nazistas, conduzidos por Hans Gruper, um ex-cientista alemão que adotou a identidade de Dr. Arthur Arden. Mas antes de torturar os pacientes de Briarcliff, ele já havia feito algo terrível...

Em Freak Show, a quarta temporada da série, nos é revelado que Elsa Mars, a dona do circo de aberrações (interpretada por Jessica Lange) já teve um passado sinistro. Certa vez, ela havia sido drogada e forçada a atuar em um filme snuff, onde teve suas pernas mutiladas e amputadas. O responsável por isso? Sim, o próprio Arden, ainda nomeado como Gruper.

Imagem de capa do item

A origem de Pepper

Conecta quais temporadas? Freak Show com Asylum

Outra importante conexão de Freak Show e Asylum se dá através da personagem Pepper. Ela é apresentada no segundo ano da antologia como uma mulher com deficiência física e mental que aparece em Briarcliff e parece ter um certo favoritismo por parte da Irmã Jude, ainda que sofra uma morte triste e desoladora.

Em Freak Show, temos mais contexto da história de Pepper, e como ela era uma das integrantes do circo de aberrações ao lado de seu irmão. Depois disso, vemos ela sendo "adotada" e maltratada, até o momento em que finalmente consegue um lugar de descanso em Briarcliff, onde é admitida por outra importante personagem da série, a Irmã Mary Eunice.

Imagem de capa do item

Participações mais que especiais

Conecta quais temporadas? Hotel com Apocalypse, Coven, 1984 e Murder House

A quinta temporada da série, Hotel, é uma das que mais traz conexões com outros anos - ainda que a maior parte dessas conexões seja pequena e sirva apenas para agradar os fãs. Temos a participação de dois personagens de Murder House: a psíquica Billie Dean Howard (Sarah Paulson) e a corretora de imóveis Marcy (Christine Estabrook).

Além disso, temos o retorno de Queenie (Gabourey Sidibe), uma das bruxas de Coven, que possui um papel até bem considerável. Em um episódio, temos uma "reunião de fantasmas de assassinos" onde aparece Richard Ramirez, que é desenvolvido em 1984. Por fim, a Condessa faz um aborto com o mesmo médico que está por trás da Murder House.

Imagem de capa do item

Propriedade familiar

Conecta quais temporadas? Freak Show com Roanoke

American Horror Story: Roanoke é uma das temporadas mais bizarras e inovadoras da série, e por isso é tão polarizada entre os fãs. A primeira metade é uma "série documental" focada em um casal que se mudou para uma casa no campo e começou a ser perseguida por entidades sobrenaturais. A segunda metade é um reality show dentro da casa.

O importante aqui é que a casa pertencia a Edward Philippe Mott, que nos é revelado como sendo um dos ancestrais de Dandy Mott - que, para quem não lembra, é o grande vilão introduzido em Freak Show, que acaba matando e assumindo para si o manto do Palhaço Twisty em uma das reviravoltas mais sinistras da temporada.

Imagem de capa do item

A Primeira Suprema

Conecta quais temporadas? Roanoke com Coven e Apocalypse

Aliás, falando em Roanoke, não podemos esquecer da passagem de Lady Gaga pela série. A cantora brilhou e se destacou no papel da Condessa, no quinto ano (Hotel). Ela retornou brevemente para a sexta temporada em um papel sem muitas falas, interpretando Scáthach, uma bruxa da floresta.

O que isso tem a ver com outras temporadas? Pois bem, nos é revelado que Scáthach não é uma bruxa qualquer. Ela foi a primeira Suprema, um título importantíssimo entre os covens de bruxas ao redor do mundo. Basicamente, foi ela quem começou toda a tradição que é seguida em Coven e Apocalypse.

Imagem de capa do item

Twisty está de volta

Conecta quais temporadas? Cult com Freak Show

O quarto ano da série nos apresenta um dos vilões mais desprezíveis e assustadores da história de American Horror Story. Estamos falando de Twisty, um maníaco assassino deformado que usa uma fantasia de palhaço para atrair e matar suas vítimas sem dó e nem piedade. Infelizmente, o potencial do personagem é completamente desperdiçado.

Em Cult, a sétima e polêmica temporada da série, vemos o retorno de Twisty, mas não da forma que muitos esperavam. Ele aparece como um personagem em uma história em quadrinhos, o que fornece gatilhos para os maiores medos e fobias de Ally Mayfair-Richards (a personagem vivida por Sarah Paulson na temporada).

Imagem de capa do item

O coven está de volta

Conecta quais temporadas? Apocalypse com Coven

Lançada em 2018, a oitava temporada de American Horror Story foi uma das mais aguardadas pelos fãs, por ser vendida como um gigantesco crossover entre Coven e Murder House, unindo as pontas de todo o universo criado por Ryan Murphy ao longo dos demais anos da antologia.

Por isso, não é surpresa nenhum que o Coven de bruxas da terceira temporada retorne em toda sua glória em Apocalypse. Aqui, as bruxas são a última linha de defesa da terra contra os poderes macabros do Anticristo. E embora esse retorno tenha decepcionado alguns fãs, várias personagens ganham finais mais adequados e emocionantes.

Imagem de capa do item

De volta à Murder House

Conecta quais temporadas? Apocalypse com Murder House

E engana-se quem acha que a única conexão de Apocalypse com a primeira temporada seja o retorno do Anticristo. Não, o sexto episódio do oitavo ano também nos leva de volta à lendária casa que garantiu o título de Murder House. No episódio, as feiticeiras precisam ir até o lugar para saber como derrotar Michael Langdon.

O episódio é bem emocionante para os fãs por oferecer um vislumbre maior de como estavam os personagens vários anos após o fim da primeira temporada. Isso é ainda mais poderoso ao revermos a personagem interpretada por Jessica Lange, uma vez que a atriz havia abandonado a série após a quarta temporada.

Imagem de capa do item

Turismo sinistro

Conecta quais temporadas? 1984 com Asylum

Por fim, a temporada mais recente pode até ser um pouco mais isolada das demais em termos de conexões e easter-eggs, mas isso não significa que não tenhamos algumas ligações bem significativas. Por exemplo, a série se passa em um acampamento que vira palco de uma série de assassinatos sinistros em dois momentos distintos.

Ao fim da temporada, Margaret Booth (vivida por Leslie Grossman) acaba se tornando uma empresária que compra propriedades assombradas para fazer tours e lucrar em cima da desgraça alheia. Além de comprar o Acampamento Redwood, ela também se tornou proprietária da Murder House.