America Chavez: 5 HQs essenciais para quem quer conhecer a heroína

Capa da Publicação

America Chavez: 5 HQs essenciais para quem quer conhecer a heroína

Por Gus Fiaux

Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, os fãs foram presenteados com a aventura mais insana do Universo Cinematográfico da Marvel, atravessando diferentes realidades e universos – e boa parte disso se deve a America Chavez, a nova heroína da franquia, cujos poderes permitem que ela atravesse universos em portais.

A personagem foi criada em 2011 nos quadrinhos, por Joe Casey Nick Dragotta, mas desde então se tornou uma peça bem interessante, participando de grandes equipes como os Jovens Vingadores e os Supremos. Aqui, separamos 5 HQs imperdíveis para quem quer conhecer mais da Miss America Chavez!

Imagem de capa do item

Vingança

Onde posso encontrar: Vengeance Vol. 1 #1-6 (2011-2012)

A primeira aparição de America Chavez no Universo Marvel se deu em uma curiosa minissérie intitulada Vingança, que conta com a presença de diversos vilões clássicos dos quadrinhos, como o Doutor Octopus e o Magneto. Aqui, America é introduzida como uma heroína vinda de outra dimensão que luta ao lado da nova Brigada Juvenil.

Nos quadrinhos clássicos da editora, a Brigada Juvenil era uma organização fundada por adolescentes que alertavam os heróis sobre ameaças e guerras nas redondezas, mas aqui eles são reformulados como um grupo de heróis juvenis que precisam salvar um ser cósmico chamado Intermediário, para que não caia nas mãos de vilões extremamente cruéis e perigosos.

Imagem de capa do item

Jovens Vingadores, Vol. 2

Onde posso encontrar: Young Avengers Vol. 2 #1-15 (2013-2014)

No entanto, a personalidade que definiu America Chavez só foi aparecer no segundo volume da HQ dos Jovens Vingadores, onde ela entra para a equipe para proteger Wiccano das maquinações do Kid Loki. Aqui, America é vista como uma jovem mulher confiante, que não leva desaforo para casa.

A HQ também serviu para nos dar a primeira origem consolidada de America no Universo Marvel. Aqui, é dito que ela veio do Paralelo Utópico, uma realidade à parte do Multiverso que foi criada pelo Demiurgo, o alter ego que Wiccano teria no futuro (e é por isso que ela quer protegê-lo). Doutor Estranho no Multiverso da Loucura parece ter se baseado nessa origem.

Imagem de capa do item

Os Supremos

Onde posso encontrar: Ultimates Vol. 3 #1-12 (2015-2016)

Depois de sua aventura ao lado dos Jovens Vingadores, America Chavez teve a chance de participar de uma equipe bem curiosa da Terra-616, bem depois das Guerras Secretas. Ela se juntou aos Supremos, um grupo composto por Pantera Negra, Capitã Marvel, Espectro e Marvel Azul, e sua meta era salvar a Terra de grandes ameaças cósmicas.

A revista, escrita por Al Ewing, conta com uma grande exploração de sci-fi e elementos mais abrangentes da cosmologia da Marvel. Na trama, eles precisam encontrar uma forma de impedir seres como Galactus e Anti-Homem. A HQ também mostra as várias cisões ideológicas entre America e a Capitã Marvel, que culminaram na Guerra Civil II.

Imagem de capa do item

Vingadores da Costa Oeste

Onde posso encontrar: West Coast Avengers Vol. 3 #1-10 (2018-2019)

Após um tempo, America Chavez reencontrou sua melhor amiga, Kate Bishop, e logo foi convidada a se juntar à equipe que ela havia fundado, a nova versão dos Vingadores da Costa Oeste, onde também tínhamos nomes como Gwenpool, Kid Ômega, Gavião Arqueiro e Fusão. Eles se tornam protetores da Califórnia em missões insanas.

A HQ, apesar de não desenvolver muito da história ou da personalidade de America, é ótima para quem gosta de histórias mais descompromissadas e divertidas, já que é cheia de momentos leves. Além disso, é uma ótima forma de reencontrar America junto de Kate Bishop, levando em conta que as duas são muito próximas nos quadrinhos e logo devem interagir no MCU.

Imagem de capa do item

America Chavez: Feita nos EUA

Onde posso encontrar: America Chavez: Made in the USA Vol. 1 #1-5 (2021)

No ano passado, a personagem passou por uma reformulação completa nos quadrinhos, bem a tempo de sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel. Nessa HQ, descobrimos que tudo que America Chavez acreditava a respeito de suas origens era, na verdade, um fruto de sua imaginação, e que sua história tinha mais reviravoltas.

No retcon apresentado por Kalinda Vazquez e Carlos Gómez, vemos que America na verdade tinha uma irmã chamada Amalia Chavez, e as duas passaram por diversos testes laboratoriais para que seus dons fossem analisados. Ela consegue fugir e passou a viver em Nova York, mas criou memórias falsas como forma de lidar com a perda de suas mães e sua irmã.