A Queda da Casa de Usher: Os contos de Edgar Allan Poe que são adaptados na série

Capa da Publicação

A Queda da Casa de Usher: Os contos de Edgar Allan Poe que são adaptados na série

Por Gus Fiaux

Com data de estreia prevista para 12 de outubro, a minissérie A Queda da Casa de Usher é um dos lançamentos mais aguardados de 2023 para os fãs de horror. Primeiro, devemos lembrar que se trata da mais nova (e última) série de Mike Flanagan para a Netflix, concluindo uma longa parceria que começou com A Maldição da Residência Hill.

Em segundo lugar, mas não menos importante, temos o fato de que a série adapta alguns dos contos e poemas mais famosos de Edgar Allan Poe, um dos maiores mestres da literatura romântica e gótica norte-americana. Com base nas informações que já temos dos bastidores e dos títulos divulgados dos episódios, aqui estão as histórias de Edgar Allan Poe que serão adaptadas em A Queda da Casa de Usher, da Netflix!

Imagem de capa do item

A Queda da Casa de Usher

O conto que dá nome à série é A Queda da Casa de Usher, talvez uma das obras mais ilustres de Edgar Allan Poe. Publicada originalmente em 1840, o conto segue a história de Roderick Usher, que conta um pouco de sua tragédia pessoal para um visitante sem nome, enquanto sua casa cai aos pedaços ao seu redor.

Sabemos que o conto servirá de "base" para a história, que por sua vez vai se conectar a outros contos de Edgar Allan Poe. Na sinopse da obra de Mike Flanagan, acompanhamos uma família de milionários devassos e libertinos, que acabam sendo confrontados pelas tragédias de seu passado e pouco a pouco vão se encontrando com a Morte.

Imagem de capa do item

O Corvo

Possivelmente a obra mais conhecida de Poe, O Corvo deve ser uma das principais inspirações por trás de A Queda da Casa de Usher. Um poema lírico e melodioso, aqui vemos a história de um estudante atormentado pela visita de um corvo, que surge trazendo consigo uma mensagem espectral. O poema já ganhou incontáveis adaptações ao longo dos anos.

Publicado originalmente em janeiro de 1845, o poema é um pilar da literatura norte-americana, estudado seriamente em escolas e universidades. Entre toda a bibliografia de Edgar Allan Poe, é uma narrativa única e assombrosa, e os trailers da série já brincaram com a participação da ave negra trazendo seus maus agouros.

Imagem de capa do item

O Poço e o Pêndulo

Lançado em 1843, O Poço e o Pêndulo é uma das narrativas mais tensas e angustiantes de Edgar Allan Poe. A trama acompanha um prisioneiro da Inquisição Espanhola, que se vê amarrado no fundo de um poço, enquanto uma lâmina balança sorrateiramente em sua direção. A fama do conto ficou tão grande que ele ganhou diversas adaptações na TV e no cinema.

Ainda não sabemos ao certo como a história deve se encaixar na construção de A Queda da Casa de Usher, mas muitos fãs do ilustre escritor estão bem ansiosos para ver como Mike Flanagan vai adaptá-la, uma vez que se trata de um dos contos mais importantes para entendermos o senso de cruel e macabro na obra de Poe.

Imagem de capa do item

Assassinatos na Rua Morgue

Além de escrever narrativas de horror e morte, Edgar Allan Poe também teve grandes contribuições no gênero de literatura policial e detetivesca, em grande parte graças a C. Auguste Dupin, personagem que serviu de base para Sherlock Holmes. Nesse conto em específico, ele precisa investigar o assassinato brutal de duas mulheres em Paris.

Sabemos que um dos episódios da série levará o nome do clássico conto de Poe, e vale lembrar que tanto Carl Lumbly quanto Malcolm Goodwin estão confirmados no papel de C. Auguste Dupin (Lumbly deve interpretá-lo no presente, enquanto Goodwin fica com os flashbacks). Isso por si só já nos deixa bem ansiosos para ver o que Flanagan fará com Rua Morgue.

Imagem de capa do item

O Coração Delator

Poe é um mestre quando o assunto é criar narrativas que mexem com quem está lendo, seja pela sonoridade das palavras e frases ou pelo senso crescente de pavor que envolve o leitor. O Coração Delator é uma ótima história nesse sentido, por nos colocar no papel de um personagem questionando a sua própria sanidade enquanto tenta esconder um assassinato.

A trama já ganhou diversas adaptações ao longo dos anos, incluindo o curta-metragem dirigido por Robert Eggers (mesmo diretor de A Bruxa). Aqui, sabemos que o conto dará nome a um episódio, mas ainda não sabemos ao certo quais circunstâncias levarão a essa adaptação - e muito menos quem será "delatado" pelo coração pulsante.

Imagem de capa do item

O Gato Preto

Em O Gato Preto, acompanhamos um narrador não-confiável que revela sua relação com um gato chamado Pluto. Embora ele comece adorando o bichano, aos poucos começa a desenvolver um ódio pelo animal, a ponto de cegá-lo com as próprias mãos. Eventualmente, o gato encontra uma forma "sobrenatural" de se vingar de seu malfeitor, o que lhe custa sua reputação.

Edgar Allan Poe era bem conhecido por seu amor por gatos - tanto que tinha uma gata preta chamada Catterina. Flanagan, por outro lado, já nos traumatizou com inúmeros felinos mortos ao longo de sua carreira, como em Missa da Meia-Noite e A Maldição da Residência Hill. Então, nós já sabemos que o cineasta vai fazer uma versão repulsiva do conto.

Imagem de capa do item

O Escaravelho Dourado

Muito além do mórbido e do grotesco, Edgar Allan Poe explorou muitos gêneros em sua pequena, mas plural bibliografia. Um de seus contos mais famosos a fugir do horror é O Escaravelho Dourado, uma narrativa de aventura, que acompanha alguns personagens em busca de um tesouro escondido, ligado a uma mensagem cifrada.

O conto inspirou Robert Louis Stevenson a escrever o icônico A Ilha do Tesouro, e já recebeu algumas adaptações no teatro, no cinema e na rádio. Ainda não sabemos ao certo como essa história será inserida na narrativa, já que não há muitos detalhes sobre a trama. Entretanto, em algumas imagens do trailer é possível ver o Escaravelho Dourado que dá nome ao conto.

Imagem de capa do item

A Máscara da Morte Rubra

Outro dos contos mais conceituados de Poe, A Máscara da Morte Rubra foi publicado originalmente em 1842. A história segue o Príncipe Prospero - um nobre que tenta escapar da praga conhecida como Morte Rubra. Sem se importar com as consequências, ele sedia um baile de máscaras, mas logo se vê no meio de uma carnificina provocada pela Morte Rubra.

O conto ganhou várias adaptações, dentre as quais a mais famosa é A Orgia da Morte, filme de 1964 com Vincent Price. Sabemos que um dos filhos de Roderick Usher se chamará Prospero na série, e em algumas cenas do trailer, é possível ver uma convidada misteriosa usando trajes vermelhos e uma máscara de caveira em um baile, o que indica claramente algum tipo de adaptação do conto.

Imagem de capa do item

Outras referências e adaptações...

Assim como em A Maldição da Mansão Bly fez com as obras de Henry James, a nova série de Mike Flanagan vai reunir vários contos, poemas e o único livro de Edgar Allan Poe em uma única narrativa. Por mais que nós ainda não saibamos ao certo como essas histórias serão adaptadas, já temos algumas pistas a partir dos nomes dos personagens.

Mark Hamill interpreta um homem misterioso chamado Arthur Pym, o que certamente é uma referência a Narrativa de Arthur Gordon Pym, um livro sobre um aventureiro que parte em uma jornada a bordo de um navio. O mesmo se estende para os nomes dos filhos de Roderick Usher, uma vez que todos são personagens de outras histórias de Poe, como O Enterro Prematuro, Os Óculos e Tamerlane.