9 Motivos pelos quais a Ms. Marvel pode ser o “novo Homem-Aranha”!

Capa da Publicação

9 Motivos pelos quais a Ms. Marvel pode ser o “novo Homem-Aranha”!

Por Leo Gravena

Sucesso de vendas e crítica, com uma grande base de fãs e tomando cada vez mais espaço, Kamala Khan é considerada por muitos o “novo Homem-Aranha” nos quadrinhos. Isso não quer dizer, de maneira alguma, que ela tomou o lugar ou que é tão popular quando Peter Parker, mas sim que suas novas histórias e tramas possuem a mesma vibe da do herói no inicio de sua carreira, quando fez com que milhares de jovens se apaixonassem e se identificassem com sua revista.

Com ela chegando no Disney+ com uma nova série e Kevin Feige confirmando que ela irá aparecer nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, os fãs passaram a acreditar que ela poderia ter o mesmo papel de Peter no MCU, uma jovem impressionada e fã dos heróis, que estaria mais do que feliz em participar da ação.

Confira aqui os motivos que fazem com que a jovem muçulmana seja tão adorada pelos jovens (e antigos) leitores de quadrinhos!

Imagem de capa do item

Uniforme

A verdade é que uniformes vermelhos e azuis sempre chamaram mais a atenção. Não apenas o Homem-Aranha utiliza as cores, mas também o Superman, Mulher-Maravilha, Capitão América e diversos outros.

As cores são o símbolo americano e impõem um ar mais amigável e gentil. Além disso, a Ms. Marvel mantém o raio amarelo, também presente no antigo uniforme de Carol Danvers. Não apenas isso, mas Kamala usa roupas totalmente normais. Tanto que nas últimas Comic-Cons diversas garotas se fantasiaram como a heroína!

Imagem de capa do item

Leveza

G. Willow Wilson, criadora da personagem, trouxe um ótimo humor para Ms. Marvel. Assim como o “amigo da vizinhança” no inicio de sua carreira, Kamala Khan tem um humor quase que ingênuo. Ela tenta utilizar algumas frases de efeito, sem sucesso, e muitas vezes tenta ser séria, apenas para entregar uma divertida frase.

Ao mesmo tempo, ela é quase que tão ingênua quanto Peter quando ele se tornou o Homem-Aranha. Ela não gosta de machucar seus “inimigos” e sempre que possível recorre a uma solução que não envolva violência.

Antes de todas as mortes, depressão e casamentos acabados, Peter Parker costumava ser um herói bem leve e divertido, algo que Kamala Khan vem trazendo para os fãs que não querem apenas histórias densas e tristes, mas sim boas histórias com as quais possam se divertir!

Imagem de capa do item

Jovem e Atual

Ok, fazia sentido, décadas atrás, J. Jonah Jameson perseguir o Homem-Aranha por ele ser um “jovem punk” pulando de prédios. Agora, Peter cresceu, atualmente tem sua própria empresa, problemas adultos.

Kamala Khan, por outro lado, é totalmente jovem. Ela usa seu celular para pedir ajuda, pesquisa tudo na internet e conhece todos os heróis, vilões e suas respectivas habilidades. A Ms. Marvel mostra muito bem como o Homem-Aranha seria como um jovem atualmente nos quadrinhos.

O problema é que ele não é. O Homem-Aranha cresceu, como boa parte de seus fãs, dessa forma, os novos jovens fãs muitas vezes não irão se identificar com o Peter Parker atual das HQs - lidando com as dificuldades de ser herói, estar em um relacionamento, comandar uma empresa.

Contudo, qualquer jovem consegue compreender os problemas de Kamala com pais super-protetores que não a deixam ir para festas ou que a deixam de castigo, pois ela passou a noite fora lutando contra o crime.

Imagem de capa do item

Amigos

No inicio de sua história, Peter Parker tinha um grande núcleo de “amizades” e colegas: Flash Tompson, Harry Osborn, Gwen Stacy, Mary Jane. Com o tempo todos eles cresceram, se tornaram heróis, vilões, e aquele sentimento de grupo e amizades normais foi se perdendo.

Até o momento, Kamala está rodeada de amigos que são bem normais, ela tem Kiki, sua melhor amiga; Zoe, sua maior inimiga e “queen bee” do colégio e Bruno, seu melhor amigo e que também funciona como sidekick dela, inclusive fazendo seu uniforme e a ajudando quando necessário, mesmo não tendo nenhum superpoder!

Além disso, Kamala agora está com os Campeões, um grupo de heróis adolescentes que realmente agem como tal.

Imagem de capa do item

Família

Como uma adolescente normal, Kamala Khan vive com seus pais. E como qualquer adolescente normal, Kamala tem problemas com sua família.

Enquanto Peter apenas vivia com sua Tia May, uma senhora já idosa que acaba não reparando que Peter havia passado a noite fora, com Kamala as coisas são bem mais difíceis.

Além de dois pais superprotetores, ela ainda tem que lidar com um irmão mais velho que também é um fanático religioso e condena todas as atitudes de Kamala, como sua decisão de não usar hijab em todos os momentos ou sair com amigos “impuros”.

Imagem de capa do item

Romance

Peter tinha o triângulo amoroso entre Gwen Stacy e Mary Jane, o que trouxe boas e divertidas histórias até a morte da jovem loira.

Kamala é o objeto de afeição de Bruno, porém, mesmo quando eles tentam ficar juntos, Kamala decide que não tem espaço para um relacionamento amoroso, o que a deixa de coração partido. Bruno arranja uma nova e divertida namorada e Kamala morre de ciúmes.

Além disso, existe todo um triângulo amoroso em formação entre a heroína, o Homem-Aranha Miles Morales e o Nova.

Kamala, também, está muito mais preocupada com salvar o mundo e escrever fanfics dos Vingadores e X-Men. Mas ela também é “Spider-Marvel”, o que significa que ela quer um relacionamento amoroso entre o Homem-Aranha e a atual Capitã Marvel, Carol Danvers!

Imagem de capa do item

Vendas

A primeira edição da nova revista da Ms. Marvel foi reimpressa seis vezes! Ter uma segunda ou terceira reimpressão, atualmente, já é algo grande. Seis reimpressões é... Inumano! Ok, tecnicamente não, mas é muito difícil. Ms. Marvel também é uma das revistas mais vendidas digitalmente da Marvel.

O Homem-Aranha, por muito tempo, foi o herói que mais vendia na Marvel e até hoje é um dos mais populares heróis, com uma grande venda de seus títulos.

Imagem de capa do item

Vilões

Kamala não tem muitos vilões para chamar de seus, basta lembrar que o primeiro feito heroico de Kamala Khan não foi lutar contra um vilão, mas sim ajudar uma jovem de seu colégio que estava se afogando.

Mas, assim como o Homem-Aranha no inicio de suas aventuras, Kamala está sempre provocando e “tirando uma onda” com os vilões. Como no momento em que ela finalmente fica cara a cara com O Inventor e temos a fantástica cena acima, na qual eles passam a discutir se ele é um pássaro ou não.

Imagem de capa do item

Relacionável

De todos, o maior motivo para Kamala Khan ser o novo Homem-Aranha é que ela é, simplesmente, relacionável. Você pode ter 12 ou 30 anos. Ainda assim irá ler suas histórias, compreender suas atitudes e se identificar com seus problemas, seus dramas adolescentes, a preocupação dela com sua comunidade.

Kamala está tendo essa grande admiração pois, no momento, ela é para os jovens o que o Homem-Aranha foi para toda criança que cresceu nos anos 80 e 90 (e até mesmo antes). Seus problemas atingem os leitores de uma forma que os outros heróis não conseguem fazer. Ela é a “herdeira” de Peter Parker como uma heroína divertida e relacionável.

Toda esta lista não está dizendo que Peter Parker agora é ruim, chato ou simplesmente desinteressante. O "problema" é que, desde 1962, o personagem evoluiu. Ele não é o mesmo - e não deveria ser.

Kamala é jovem, inexperiente, ela é charmosa, adorável e bobinha. Ela é uma fangirl de super-heróis e, assim como Peter, ela luta para balancear as responsabilidades do cotidiano com seus desejos de se aventurar e fazer o bem.

Goste ou não, Kamala Khan esta se tornando para esta geração o que Peter Parker foi para outras e a Marvel está se certificando de que ela continue nesse posto por um bom tempo.

Imagem de capa do item

E nos cinemas...?

Com os atuais problemas entre Sony e Marvel, parece que mesmo que Tom Holland continue interpretando o Homem-Aranha, ele não fará isso no Universo Cinematográfico.

Com o grande sucesso de Kamala nos quadrinhos, muitos fãs já queriam que ela aparecesse nos filmes da Marvel Studios e isso realmente vai acontecer.

Durante a D23 deste ano, além da série da heroína ter sido anunciada, também foi dito que ela aparecerá nos filmes do MCU, o que faz com que muitos acreditem que ela foi colocada como um "plano de contingência" para que, caso não consigam mais utilizar o Aranha, ela possa ser o rosto jovem e divertido ao lado dos Vingadores.