9 momentos importantes da Legião dos Heróis nos últimos nove anos

Capa da Publicação

9 momentos importantes da Legião dos Heróis nos últimos nove anos

Por Arthur Eloi

A Legião dos Heróis está fazendo aniversário! Começamos nossa jornada há exatos nove anos, e fomos de uma humilde página no Facebook para essa linda comunidade que temos hoje, espalhada entre site, YouTube e redes sociais.

Para marcar essa data, é hora de sentar e revisitar 9 momentos importantes da Legião dos Heróis nos últimos nove anos, de grandes conquistas, tragédias e sucessos inesperados que conquistamos ao longo dessa quase-década!

Imagem de capa do item

Aplicativos do Facebook

A Legião dos Heróis surgiu como uma página de Facebook, no distante ano de 2012. Por lá, a gente começou te mantendo informado de tudo sobre o mundo dos heróis no cinema, nos quadrinhos e na TV - com bastante zoeira também, já que ninguém é de ferro.

Para deixar as coisas mais divertidas no seu feed lá na outra rede, a primeira expansão do projeto surgiu com os aplicativos de Facebook, daqueles que você conectava a sua conta (lembra disso?). Mantendo tudo dentro da temática, a gente te disse qual herói você seria, qual poder você teria, ou até mesmo qual vilão você seria. A reação do público foi gigantesca, e ajudou a Legião a crescer até se tornar o que é hoje, e claramente o apetite de vocês por perguntas e respostas nunca acabou - é só ver a nossa seção de quiz, um dos maiores sucessos do site!

Imagem de capa do item

Primeira lista do site

Ainda em 2012, no finalzinho de novembro, decidimos expandir do Facebook - e assim surgiu esse site aqui, onde você está lendo essa lista. Aliás, as listas se tornaram uma tradição da Legião dos Heróis, e a primeira dela não demorou muito para acontecer.

No começo de dezembro, nosso cofundador Vinicius ‘Vinerz’ Tavares soltou a primeira lista do site, intitulada “14 fatos dos Vingadores que você não sabia”. Hoje até pode parecer algo básico (ainda que interessante), mas se você levar em consideração que na época a equipe da Marvel tinha acabado de ganhar o seu primeiro filme, é fácil entender que existia um interesse enorme para conhecer mais sobre esses heróis!

Imagem de capa do item

O hype de Guerra Civil

Se tem algo que se manteve consistente nesses últimos 9 anos, é o hype pelos filmes da Marvel Studios. Na real, isso só cresceu com o tempo, e chegou em níveis astronômicos com a dobradinha de Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019).

O primeiro sinal de que essa febre não ia passar tão cedo veio alguns anos antes, com Capitão América: Guerra Civil (2016). Além de adaptar um dos arcos mais famosos das HQs, onde o Capitão América e o Homem de Ferro resolvem suas diferenças no soco, o filme ainda teria a introdução do Homem-Aranha de Tom Holland, e o Pantera Negra de Chadwick Boseman. Quando o trailer saiu, não deu outra: se tornou uma das postagens com mais interação do público na história da Legião dos Heróis no Facebook, superando a impressionante marca de 100 mil reações!

Um papo com o Wolverine

Em 2017, a expansão da Legião dos Heróis continuava a todo vapor! Com nosso canal no Youtube crescendo, chegou a vez de começar a conversar com quem faz as obras que tanto amamos. Ninguém melhor para inaugurar nossas entrevistas do que Hugh Jackman, que na época fazia seu último trabalho como Wolverine em Logan.

Muito diferente do herói carrancudo e enfezado que interpreta nos cinemas, o ator foi um amor, mostrou todo o seu carisma e ainda mandou uma homenagem para Isaac Bardavid, dublador responsável pela icônica voz do Wolverine no Brasil. Hugh Jackman deu sorte para o quadro de entrevistas da Legião, e de lá para cá conversamos com muita gente legal, como Tom Holland, M. Night Shyamalan, Jared Leto, Edgar Wright, entre muitos outros!

Tom Holland falando “Shazam, carai!”

Quando Tom Holland assumiu o posto de Homem-Aranha do Universo Cinematográfico da Marvel em 2016, a ideia era que o seu Teioso fosse mais leve, zoeiro e descontraído - e quem entende melhor disso do que os brasileiros? Na época, o herói tinha até bordão nos memes que rolavam pelo Facebook: “SHAZAM CARAI

Pelo compromisso máximo com a informação e com o fã, a Legião dos Heróis decidiu levar isso adiante para o ator quando Tom Holland veio ao Brasil em 2017. O resultado é que o astro topou participar da brincadeira, e recitou o bordão do meme do Teioso em alto e bom som.

Imagem de capa do item

O eterno quiz das casas de Harry Potter

Desde os aplicativos de Facebook, ficou claro que o público da Legião dos Heróis AMA responder enquetes e perguntas, especialmente se o resultado disser algo sobre eles. Foi isso que motivou a criação dos nossos quizzes, atualmente uma das seções mais populares do site. Entre todos eles, porém, há um que nunca perdeu a popularidade.

Com o mundo entrando em quarentena em abril de 2020, decidimos fazer um quiz leve, pra descontrair o pessoal trancado em casa. A pergunta era muito simples: a qual casa de Harry Potter você pertence? Mal sabíamos que esse viraria o maior sucesso da seção, com um fluxo constante de comentários, novos resultados e visitantes toda semana.

Toda semana, quando os lordes da Legião se reúnem em sua Sala da Justiça, há um pequeno momento de surpresa de ver que o quiz continua entre as páginas mais acessadas do site, superando até notícias bombásticas.

Imagem de capa do item

A perda de um herói pessoal

Entendemos o foco da lista em eventos-chave da trajetória da LH, mas não podemos deixar de dedicar algumas linhas para o Felipe de Lima, nosso eterno "Delima", como era carinhosamente chamado pela equipe.

Sempre proativo e ajudando em diversas frentes do site, Delima faleceu no final de 2019, deixando um vácuo insubstituível na equipe Legião dos Heróis. Ele já havia vencido o câncer uma vez e seguiu lutando quando a doença voltou, sempre com um bom humor surpreendente.

Delima, você ainda inspira toda a equipe e deixou um legado enorme por aqui.

Imagem de capa do item

A morte de Stan Lee

Cobrir cultura pop nem sempre é agradável. Além de ser um trabalho como qualquer outro, com burocracias e dias parados, há momentos de tristeza, como ter que noticiar a morte de um grande nome da indústria audiovisual. Em 2018, no auge do hype pelos filmes da Marvel, o quadrinista Stan Lee faleceu aos 95 anos. Um dos nomes mais lendários das HQs e dos cinemas, ele ajudou a criar muitos dos heróis que hoje conquistam o mundo todo, além de ter participações carismáticas nos filmes.

A notícia de sua morte foi um momento de respeito e união em uma comunidade de fãs altamente vocais, que adoram um bom debate. Nas nossas postagens, o que mais recebemos foram comentários se despedindo de Stan Lee e celebrando seu enorme legado - tanto para o mundo quanto para cada Legionário. Em uma coincidência bastante curiosa, o post do Facebook juntou 616 mil reações, e o número de acessos ao site na época se repetiu. Sendo 616 um número de grande importância para a Marvel, que define a realidade principal no vasto Multiverso, nós decidimos interpretar isso como um sinal do mestre.

Imagem de capa do item

Primeiro de Abril

Deu pra perceber que a Legião dos Heróis é estabelecida em várias tradições, né? Uma das nossas mais curiosas é aproveitar todo 1º de Abril - ou Dia da Mentira - para soltar uma notícia falsa especial, com direito à montagem, fonte e tudo mais. O problema? É que ultimamente a gente anda acertando.

Nós começamos com as pegadinhas lá em 2015. A primeira delas falava que a 20th Century Fox e a Marvel teriam fechado parceria para poder colocar os X-Men dentro do MCU. Apenas dois anos depois, em 2017, isso meio que se tornou realidade, quando a Disney passou a negociar a compra da Fox (o encontro dos mutantes com os Vingadores ainda não rolou, mas não há mais burocracia pra impedir isso).

Aí, em 2018 retomamos com a “notícia” de que o Wolverine de Hugh Jackman faria seu retorno em Deadpool 2. Isso não rolou exatamente, mas a gente errou por pouco: não só o filme tem uma participação especial de Jackman na cena pós-créditos, que brinca com viagem no tempo, como também já foi revelado que Deadpool 3 seria uma comédia estrelada pelo Mercenário Tagarela e pelo Wolverine. O motivo do cancelamento desse projeto? A compra da Fox pela Disney. Infelizmente o dom da profecia funciona assim como a pata do macaco, e uma previsão correta teve consequências em outra previsão igualmente certeira.

Em 2019, emplacamos outro acerto. Abrimos o mês de abril afirmando que Robert Pattinson, ator conhecido por Crepúsculo e muitos filmes bizarros, seria escalado como o Batman no novo filme de Matt Reeves. Nos comentários, as pessoas se assustaram, riram da possibilidade, discordaram da escolha - mas a sorte estava lançada. Um mês depois, em 16 de maio, seu nome foi confirmado como o novo Homem-Morcego dos cinemas.

As nossas previsões não costumam vingar rápido assim, e duas delas seguem em andamento. Em 2020, “anunciamos” que o próximo filme do Homem-Aranha seria uma adaptação live-action do Aranhaverso, e que marcaria o encontro de Tom Holland com Tobey Maguire e Andrew Garfield. Faltando pouco para a estreia de Sem Volta Para Casa, tudo indica que temos mais um acerto em mãos. Já em 2021, soltamos que Michael B. Jordan (Pantera Negra, Creed) viverá o próximo Superman dos cinemas. O ator então se envolveu com o projeto de fazer uma versão negra do Homem de Aço, mas por enquanto só como produtor-executivo - porém sem abrir mão da possibilidade dele mesmo vestir a capa.

O que o futuro guarda? Fique de olho na Legião dos Heróis para saber antes dos outros!