8 filmes de anime que todo fã do gênero deveria assistir

Capa da Publicação

8 filmes de anime que todo fã do gênero deveria assistir

Por Flávia Pedro

Os animes tem se tornado cada vez mais populares ao redor do mundo, com seu público de consumidores aumentando consideravelmente a cada ano que passa, mas nem todos tem tempo de assistir muitos episódios (como a maioria das obras famosas exigem).

Para isso existem os longas de animes, que são filmes com essa estética famosa dos animes, mas que trazem uma trama bem mais rápida de ser assistida, além de influenciarem diretamente o cinema mundial! Bora pra lista?

Imagem de capa do item

A Voz do Silêncio

Escrita por Yoshitoki Ōima, A Voz do Silêncio já ganhou várias premiações importantes no Japão, como Prêmio Cultural Osamu Tezuka em 2015 e o Eisner Award em 2016. Devido à profundidade de sua história e de seus personagens, Koe No Katachi agradou muito o público geral e os críticos, principalmente por sua história que nos emociona na medida em que as resoluções são alcançadas e entendemos um pouco mais sobre os protagonistas.

Essa é uma história que começa nos mostrando como atitudes negativas que temos com o outro podem ser um “efeito borboleta”, refletindo em nosso futuro, mas não apenas isso. Como dito anteriormente, a trama fala sobre redenção e a forma como não só os protagonistas, mas todo o elenco de personagens, lida com suas questões, traz uma identificação capaz de emocionar o leitor em diversos momentos.

Imagem de capa do item

O Túmulo dos Vagalumes

Se baseando no livro semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka, esse filme mostra a triste e cruel realidade da guerra e, se você tem interesse em assisti-lo, se prepare para chorar bastante.

Acompanhamos Seita e Setsuko, dois irmãos que tentam sobreviver aos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, no Japão Imperial. Vemos os dois, mesmo que ainda muito jovens, enfrentando perdas, fome, maus tratos e extrema violência.

A temática de guerra presentes nos filmes do Studio Ghibli é algo recorrente, mas O Túmulo dos Vagalumes é considerado por inúmeros críticos como um Filme Antiguerra, que denuncia toda a catástrofe desses conflitos e como eles afetam diretamente a vida dos civis.

Imagem de capa do item

Ghost in the Shell

Um dos animes influenciados diretamente por Akira - que também aparecerá nessa lista - é o icônico Ghost in the Shell (conhecido no Brasil como "O Fantasma do Futuro").

Esse filme conta a história da Major Motoko Kusanagi, uma agente policial que precisa lidar com a presença de um vilão tenebroso, um hacker conhecido como Mestre das Marionetes.

O filme, por sua vez, é conhecido entre o público e críticos por seu visual magistral e uma ambientação cyberpunk, que também acabou servindo de inspiração para vários outros filmes e séries. Mas a verdade é que o que move a trama é a discussão em torno de humanidade e a construção da identidade a partir de um mundo tecno-orgânico.

Imagem de capa do item

Your Name

Your Name, de Makoto Shinkai, é um dos longas-metragens de anime mais elogiados dos últimos anos, tendo feito um baita sucesso comercial quando foi lançado, em 2017.

Your Name é uma história de tirar o fôlego, dirigido por Makoto Shinkai - o mesmo cineasta por trás de outra grande obra japonesa contemporânea: Cinco Centímetros por Segundo.

Aqui, vemos uma garota do interior do Japão e um menino da cidade que são capazes de trocar de corpo. Com essa habilidade recém-descoberta, os dois embarcam em uma grande jornada juntos, descobrindo a partir de novas experiências proporcionadas pelas vidas completamente opostas que possuem. Esse com certeza é um longa emocionante e muito elogiado!

Imagem de capa do item

Perfect Blue

Essa indicação vai para aqueles fãs de terror e thriller psicológico: Perfect Blue, a obra-prima do diretor Satoshi Kon!

O filme abrange e aprofunda o conceito da obsessão por celebridades e a vida doentia causada pela fama ao longo da narrativa que acompanha Mima Kirigoe, uma integrante de um popular grupo de idols.

Tudo começa a ir de mal a pior quando Mima passa a ser perseguida por um stalker quando decide seguir carreira solo e se tornar uma atriz, abandonando seu grupo. A partir daí, sua vida começa a virar um verdadeiro filme de terror, com sua saúde - e sanidade - sendo questionadas o tempo todo.

É um dos longas que inspirou vários filmes de Darren Aronofsky, como o famoso "Cisne Negro" e "Réquiem para um Sonho".

Imagem de capa do item

O Conto da Princesa Kaguya

Esse filme é baseado em um conto japonês chamado O Conto do Cortador de Bambu. O filme mostra um cortador de Bambu encontrando uma garotinha em meio aos bambus e, como a forma em que ele a encontrou não era nada comum, ele acreditou que a garotinha era uma divindade.

Apesar de ter tido uma vida bem tranquila e feliz durante a infância, em um vilarejo de interior nas montanhas, sua vida muda completamente. Com seus pais acreditando que ela precisava de uma educação Real, digna de uma princesa, eles mudam para a capital e transformam a vida da filha em um conjunto de estudos, cobranças de etiqueta e aprendizado. Em meio aos absurdos da vida como princesa, Kaguya entra em depressão.

Esse filme de 2013 conquistou o público ao tratar de questões como depressão, família, valores e princípios.

Imagem de capa do item

A Viagem de Chihiro

O topo da lista não poderia estar com outro título a não ser A Viagem de Chihiro, que se destacou tanto que foi o primeiro anime a ganhar um Oscar de Melhor Animação e também levou um Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2002! Por isso, esse é um dos filmes mais citados quando o assunto é o Studio Ghibli e Hayao Miyazaki.

Chihiro é uma jovem que está de mudança com a sua família, não sendo muito a favor da ideia. No caminho, eles se perdem e acabam parando em uma espécie de vilarejo abandonado, onde a noite Chihiro descobre ser um local habitado por diversos espíritos. Os pais da garotinha acabam amaldiçoados e isso faz com que ela encare uma aventura para quebrar a maldição dos dois.

A Viagem de Chihiro se tornou o longa mais bem sucedido da história do cinema japonês após arrecadar 30 bilhões de ienes.

Imagem de capa do item

Akira

No ano de 1988, o Japão passa por um desastre causado por uma explosão misteriosa que devastou todo o país e deu início a Terceira Guerra Mundial. Porém, a história que acompanhamos no filme começa de fato 31 anos depois, em 2019, num futuro despótico e em uma cidade reconstruída, agora chamada Neo Tokyo.

Akira é uma das maiores referências no que diz respeito à cultura cyberpunk e à ficção científica oriental, sendo baseado no mangá de Katsuhiro Otomo (que também assume a direção do longa). Na trama, vemos Tetsuo, membro de uma gangue de motoqueiros, que começa a desenvolver habilidades especiais. Contudo, esses poderes acabam ameaçando a vida do próprio rapaz, que perde sua sanidade e precisa ser impedido de cometer atrocidades terríveis.