8 atores brasileiros que já estrelaram filmes estrangeiros

Capa da Publicação

8 atores brasileiros que já estrelaram filmes estrangeiros

Por Arthur Eloi

Há quem duvide, mas o cinema brasileiro é facilmente um dos melhores do mundo todo. Se isso não fica claro na riqueza de produções que temos por aqui, é só observar a quantidade de talentos nacionais que vão brilhar no resto do mundo para entender a mensagem.

Quer uma prova disso? Então confira abaixo 8 atores brasileiros que se destacaram em Hollywood!

Imagem de capa do item

Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro é um dos maiores casos de sucesso de um ator brasileiro em Hollywood. O carioca começou sua carreira na televisão brasileira durante a década de 1990, com ocasionais participações em filmes nacionais. Não demorou muito para ele crescer além das nossas fronteiras.

Logo em 2003, Santoro fez sua estreia em Hollywood com uma participação em As Panteras: Detonando, e depois apareceu na comédia romântica Simplesmente Amor, do mesmo ano. A partir disso, conquistou papéis ainda mais importantes, como na série Lost, e como o vilão Xerxes em 300 (2006), filme de Zack Snyder.

Depois disso, Rodrigo Santoro se tornou rosto carimbado no cinema e televisão, atuando em inglês mesmo, com um currículo que inclui ter contracenado com Will Smith, Margot Robbie, Anthony Hopkins e muitos outros ícones.

Imagem de capa do item

Seu Jorge

Um dos artistas com trajetória mais interessante, Seu Jorge é cantor, já foi morador de rua, militar e mais uma porrada de coisas. Pode colocar nessa lista “queridinho dos hipsters gringos”.

Como ator, a carreira do Seu Jorge é pequena mas considerável. Depois de ter estrelado Cidade de Deus (2002) - um dos filmes brasileiros mais aclamados mundo afora -, ele chamou a atenção do diretor Wes Anderson, e acabou ganhando um papel em A Vida Marinha com Steve Zissou (2004), onde viveu um músico chamado Pelé dos Santos (sim), com várias versões de clássicos de David Bowie. Já em 2008, quem se interessou em trabalhar com o Seu Jorge foi o inglês Rupert Wyatt, que escalou o brasileiro para O Escapista, filme sobre a fuga de uma prisão em Londres.

Um de seus papéis mais recentes foi em Abe (2019), do diretor brasileiro Fernando Grostein Andrade, onde Seu Jorge contracena com Noah Schnapp, o Will de Stranger Things.

Imagem de capa do item

Sônia Braga

Sônia Braga é um verdadeiro patrimônio da cultura brasileira, tendo estrelado clássicos do cinema, como Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), e da televisão, como Gabriela (1975). A atriz também é aclamada fora do Brasil.

Ainda na década de 1980, Sônia Braga se lançou na TV norte-americana, com participações em programas como The Cosby Show e Contos da Cripta. Isso se manteve por toda a sua carreira, tendo dado as caras em séries como Sex and the City, Alias e até mesmo Luke Cage, da Marvel na Netflix.

No cinema, atuou em filmes como Perfume, (2001), Olhar de Anjo (2001), Império (2002), Cidade do Silêncio (2007), entre vários outros.

Imagem de capa do item

Wagner Moura

Um dos queridinhos do Brasil, Wagner Moura rapidamente está conquistando Hollywood. Nascido em Salvador, o ator construiu uma ótima reputação por aqui, tanto em novelas quanto por filmes como Deus É Brasileiro (2003), Tropa de Elite (2007), O Homem do Futuro (2011), entre muitos outros.

Quando Tropa de Elite se tornou cult no exterior, Wagner Moura passou a chamar atenção lá fora. Seu primeiro trabalho gringo foi em Elysium (2013), ficção científica do diretor sul-africano Neill Blomkamp (Distrito 9). Mas foi em 2015 que ele mostrou sua força ao assumir o protagonismo de Narcos, série da Netflix onde viveu o traficante Pablo Escobar. A produção, que desafiou Moura a atuar em inglês e espanhol, se tornou um dos maiores sucessos da plataforma, e abriu as portas para o ator lá fora, com projetos como Wasp Network: Rede de Espiões (2019) e Sergio (2020).

Imagem de capa do item

Alice Braga

O talento está na família, né? Alice Braga é sobrinha de Sônia Braga, e tem uma das carreiras mais brilhantes no exterior. Após estrelar clássicos brasileiros como Cidade de Deus (2002) e O Cheiro do Ralo (2006), ela rapidamente passou a assumir papéis gringos, como contracenar com Will Smith em Eu Sou a Lenda (2007).

A partir disso, ela já apareceu em obras como Predadores (2010), O Ritual (2011), contracenou com Wagner Moura em Elysium (2013), e estrelou a série A Rainha do Sul (2016). Recentemente, sua carreira começou a pegar ainda mais fôlego com produções bastante populares, como Os Novos Mutantes (2020), Soul (2020), a série We Are Who We Are, e um papel de destaque em O Esquadrão Suicida (2021), de James Gunn.

Imagem de capa do item

Morena Baccarin

Outra atriz carioca com grande carreira no exterior é Morena Baccarin. Diferente de muitos outros da lista, ela se dedicou à Hollywood desde o início, tendo sido criada nos Estados Unidos a partir dos dez anos de idade. Com isso, seu primeiro papel foi logo em uma produção internacional: Perfume (2001), onde contracenou com Sônia Braga.

De lá para cá, Morena Baccarin teve papéis de destaque em séries como Firefly, Stargate SG-1, V: Visitantes, Homeland, Gotham e Flash, além de filmes como Destruição Final: O Último Refúgio (2020) e dois Deadpool, onde interpreta Vanessa, a esposa de Wade Wilson (Ryan Reynolds).

Imagem de capa do item

Henry Zaga

Nascido em Brasília, Henry Zaga está em ascensão em Hollywood. O rapaz já morou no Rio de Janeiro, na Inglaterra e em Miami, mas se mudou para Los Angeles assim que terminou o ensino médio. Assim, sua carreira começou no exterior, e logo em 2015 já conquistou o papel de Josh Diaz em Teen Wolf.

O ator também estrelou XOXO - A Vida é uma Festa (2016) e 13 Reasons Why, ambos da Netflix, além de ter aparecido na série de Quem é Você, Alasca?. Em 2020, teve dois papéis importantes: viveu Nick Andros em The Stand, adaptação da obra de Stephen King, e também estrelou Os Novos Mutantes, onde interpretou Roberto da Costa, o mutante brasileiro conhecido como Mancha Solar.

Imagem de capa do item

Lino Facioli

Lino Facioli pode ter sido criado em Londres desde os quatro anos, mas o jovem nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo. Em sua carreira, de 2010 para cá, ele tem um trabalho no Brasil: o filme O Menino no Espelho (2014), de Guilherme Fiúza Zenha.

Depois de estrear com a comédia O Pior Trabalho do Mundo (2010), Lino Facioli só foi ganhar destaque quando viveu o jovem Robin Arryn em Game of Thrones. Recentemente, também participou de outra série de peso ao integrar o elenco de Sex Education, onde vive Dex Thompson.