6 personagens da Marvel que você não sabia que eram brasileiros

Capa da Publicação

6 personagens da Marvel que você não sabia que eram brasileiros

Por Equipe Legião dos Heróis

Desde sua fundação, a Marvel Comics se tornou um dos maiores impérios quando se fala em histórias em quadrinhos. Seja os Vingadores, os X-Men ou até mesmo o Quarteto Fantástico, todos conhecem os heróis da Casa das Ideias e seu impacto no mundo, ainda que só tenham visto os filmes baseados nesses personagens. Felizmente, o Brasil nunca deixou de ter uma participação na história da Marvel.

Ao longo dos anos, a editora fez várias tentativas de lançar heróis brazucas em suas HQs. Alguns resultados são ótimos, enquanto outros deixam muito a desejar na representação da nossa cultura e da nossa história. Com isso em mente, aqui listamos 6 personagens da Marvel Comics que você não sabia que eram brasileiros!

Imagem de capa do item

Magma

Como você verá ao longo dessa lista, os brasileiros estão em peso na lista dos mutantes, com vários heróis e vilões homo superior tendo saído daqui. Um exemplo bem marcante é Magma, personagem um pouco mais conhecida pelo público graças à sua participação em X-Men: Evolution, onde tem um papel bem importante.

Amara Aquilla (como sempre, com um sobrenome hispânico ao invés de português) nasceu em Nova Roma, uma colônia romana bem no cerne da Floresta Amazônica. Caçada pela terrível Selene, que pretendia roubar sua energia vital, Amara fugiu e acabou se tornando aliada dos Novos Mutantes e dos X-Men, que vieram em seu resgate e defesa.

Imagem de capa do item

Garota-Tubarão

Se você for um pouco mais velho, certamente deve se lembrar do alvoroço de 2012, que aconteceu quando a Marvel anunciou a estreia da mutante Iara dos Santos na revista Wolverine and the X-Men. Com o nome heroico de Garota-Tubarão, ela é uma garota que também é um tubarão, como dá para notar na imagem acima.

Recifense, Iara manifestou seus poderes muito jovem, e foi procurada tanto pelo Anjo quanto por Mística, que ofereceram a ela um cargo em suas respectivas equipes. Determinada a se tornar uma heroína, Iara aceitou se unir aos X-Men, e se tornou uma valorosa integrante para a equipe - apesar de sempre estar com a cabeça quente e irritada.

Imagem de capa do item

Nina, a Maga Suprema

Em 2016, a Marvel Comics publicou um quadrinho bem intrigante intitulado Doctor Strange and the Sorcerers Supreme, onde o Doutor Estranho se vê em uma grande conspiração ao lado de vários Magos Supremos, vindos de diferentes realidades. Uma dessas personagens é Nina, uma feiticeira brasileira que conquistou o cargo de Mago Supremo em seu universo.

A personagem aprendeu a manipular magia graças ao seu irmão, João, e desde então se tornou uma estudante muito aplicada no ramo místico. Nina usa armas especiais para canalizar seus dons mágicos, e diferente da maioria dos Magos Supremos, possui um vasto conhecimento em combate corporal, o que faz com que ela não tenha medo de partir para cima de seus inimigos.

Imagem de capa do item

Bouncer

Para encontrar heróis brasileiros na Marvel, é preciso escavar pérolas quase esquecidas dos quadrinhos - e um bom caso é a revista Muties, que foi publicada em 2002 e traz uma série de mutantes mais obscuros. Esse é o caso de Renata da Lima, a mutante conhecida como Bouncer que nasceu no Rio de Janeiro e possui superforça.

Renata foi expulsa de casa por seus pais, quando descobriram que ela era um membro da raça homo superior. Suas aparições nos quadrinhos foram bem contidas, mas ela acabou retornando há alguns anos em uma participação um tanto quanto breve na era de Krakoa, onde foi revelado que ela chegou a namorar a mutante Tempus, uma das integrantes d'Os Cinco.

Imagem de capa do item

Capitão Forsa

Um outro personagem obscuro e pouco conhecido, mas que tem um arco um tanto quanto interessante é o Capitão Forsa, um herói brasileiro que deu as caras pela primeira vez na revista da Tropa Alfa, ameaçando uma força misteriosa que estaria caçando e matando heróis sul-americanos. Ele tem um pequeno arco na revista da equipe, e passou anos sem retornar.

Infelizmente, o herói voltou apenas para morrer no título solo do Capitão América, onde é assassinado pelo vilão Zeitgeist. Uma curiosidade bem interessante é que sua identidade secreta nunca foi revelada, mas seu nome deveria ser "Capitão Força". Como os gringos não sabiam escrever essa palavra corretamente em português, ele acabou se chamando Forsa.

Imagem de capa do item

Mancha Solar

Por fim, há um personagem que muitos de vocês certamente já devem saber que é brasileiro. Ainda assim, para quem já viu o Mancha Solar nos filmes da Fox, em X-Men: Evolution e até no material promocional de X-Men '97, muitos podem não saber que Roberto da Costa é um mutante 100% brasileiro, apaixonado por futebol e com um sotaque carioca adorável.

Apresentado pela primeira vez nas páginas de Marvel Graphic Novel #4, de 1982, o Mancha Solar logo passou a integrar os Novos Mutantes, virando um dos heróis mais reconhecidos da equipe. De lá para cá, ele fez história ao lado dos mutantes, mas também se tornou o primeiro brasileiro a liderar uma equipe dos Vingadores, em New Avengers Vol. 4.