Capa da Publicação

50 Referências e easter-eggs em Vingadores: Guerra Infinita!

Por Felipe Vinha

Atenção: Alerta de Spoilers!

Vingadores: Guerra Infinita não é apenas um filme repleto de emoções, mas também uma aventura recheada de referências das mais diversas, além dos famosos easter-eggs, pequenas surpresinhas colocadas ali para os fãs de longa data dos quadrinhos.

Se você leu as sagas originais de Thanos nos quadrinhos, deve ter visto algumas. Se você acompanha os filmes da Marvel desde Homem de Ferro, com certeza viu outras. Certas referências estão mais “escancaradas”, enquanto outras são apenas citações ou passagens rápidas.

A lista a seguir compila 50 delas, ao menos as principais e mais algumas. E claro que vale sempre avisar: o texto contém spoilers, caso você ainda não tenha visto o longa-metragem.

Confira, a seguir!

Imagem de capa do item

Indiana Jones

Quando Fauce de Ébano tenta retirar o colar do Doutor Estranho, ele queima a mão por conta de uma armadilha. A cena é bem parecida com um momento de Caçadores da Arca Perdida, filme de Indiana Jones, quando um dos personagens tenta fazer o mesmo com um artefato místico e recebe uma queimadura na mão.

Imagem de capa do item

Nós temos um Hulk!

Na abertura do filme, Loki faz referência a uma frase de Tony Stark, do primeiro Vingadores, quando é confrontado pelo herói. “Nós temos um Hulk!”

Imagem de capa do item

Thanos está chegando!

Nos quadrinhos, o Surfista Prateado cai na casa do Doutor Estranho e alerta sobre chegada do Titã Louco: “Thanos está chegando!”. No filme, a mesma cena ocorre, mas com Bruce Banner no lugar do Surfista.

Imagem de capa do item

Mefisto

Mefisto é o primeiro grande servo de Thanos na saga Desafio do Infinito, que inspirou o filme em seu mote principal. Diante do Titã Louco, Mefisto diz: “Minha humilde pessoa se presta perante sua grandeza”. A frase é repetida por Fauce de Ébano, como referência.

Imagem de capa do item

Lula Molusco?

Fauce de Ébano novamente: no filme ele é comparado ao Lula Molusco, personagem de Bob Esponja por Tony Stark, como forma de ofensa.

Curiosamente, na versão francesa da dublagem, a comparação muda para Voldermort, o vilão de Harry Potter, por conta da similaridade de visual entre o agente de Thanos e o mago vilanesco. Já em português, continuou como Lula Molusco mesmo.

Imagem de capa do item

Fitas e cubos

Nos quadrinhos, Thanos usa a Manopla do Infinito para transformar Nebulosa e Star Fox em seres feitos com fitas e cubos. O mesmo ocorre no filme, mas com Mantis e Drax.

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha

Essa é bem óbvia, mas só confirma caso você não tenha reparado: é o Caveira Vermelha que recebe Thanos em Vormir. O personagem diz que foi transportado de outro mundo por uma Joia do Infinito, fazendo referência ao primeiro filme do Capitão América.

Além disso, o ator que vive o Caveira não é Hugo Weaving, mas sim Ross Marquand, de The Walking Dead.

Imagem de capa do item

A nova logo

Tudo bem que não faz referência à história, mas a nova logo do Marvel Studios agora conta com um “10” mesclado ao texto. Isso por conta dos 10 anos de existência do estúdio, que nasceu com Homem de Ferro, em 2008.

Imagem de capa do item

Os Chitauri

Assim como apareceram em Vingadores 1, os Chitauri são as forças de invasão de Thanos no planeta de Gamora, com direito às cobras voadoras do primeiro filme. Vale lembrar que ele emprestou seu exército a Loki, durante o filme.

Imagem de capa do item

Arrested Development

O seriado Arrested Development tem uma pequena referência no filme, com um homem todo azul, preso em um tubo em Lugarnenhum. A referência é ao personagem Tobias Funke, que se pinta de azul para se unir ao grupo The Blue Man Group.

Imagem de capa do item

Stan Lee

É claro que o bom velhinho não ia ficar de fora! Mas participação de *Stan Lee é bem tímida: como motorista no ônibus que leva Peter Parker à escola.

Imagem de capa do item

Nebulosa torturada

Assim como nos quadrinhos, durante a saga Desafio do Infinito, Thanos tortura sua filha Nebulosa (que no gibi é neta). Ainda que a tortura também ocorra de maneira diferente.

Imagem de capa do item

Teia na cara!

Durante a luta final contra Thanos em Titã, o Homem-Aranha lança uma teia na cara do gigante roxo. Uma cena idêntica ocorre no gibi Desafio do Infinito, que inspirou o filme.

Imagem de capa do item

Visão também morre

Na saga original dos quadrinhos, Visão não carrega uma Joia do Infinito em seu corpo – lá, Thanos já começa com todas em sua posse. Porém, ele também é morto pelo Titã Louco, de maneira fria e cruel.

Imagem de capa do item

Poderes do Doutor Estranho

Doutor Estranho demonstra uma série de poderes derivados dos quadrinhos, entre eles as Faixas Escarlates de Cyttorak, usadas para tentar conter Thanos, na luta em Titã – um dos poderes mais clássicos do herói.

Imagem de capa do item

O videogame de Groot

Durante o filme, Groot é visto jogando um videogame portátil. O título em questão é Defender, popular game de fliperama dos anos 80, e não Galaga, como muitos imaginavam.

Imagem de capa do item

Morgan Stark

Um personagem quase obscuro dos quadrinhos, Morgan Stark é citado por Pepper Potts no início do filme, como seu tio (sem o Stark no nome). Nos gibis, ele é primo de Tony Stark, que tenta roubar sua fortuna.

Imagem de capa do item

Thanos conhece Stark

Thanos alega já conhecer Tony Stark. O Titã Louco soube da existência do herói no final de Vingadores 1, quando ele entra no portal espacial para se livrar da bomba de Loki. A partir dali, Thanos já sabia exatamente quem enfrentaria na Terra (ou em Titã).

Imagem de capa do item

Comidas famosas

Durante o filme, pelo menos duas marcas de comidas e de restaurantes/cafés famosas são citadas: Ben & Jerry’s, de sorvetes, por Tony Stark, e Starbucks, por Okoye, em Wakanda. Inserções do mundo real em um mundo fictício.

Imagem de capa do item

Enfim, o Sentido-Aranha!

O Sentido-Aranha, que serve de alerta para o Homem-Aranha frente ao perigo, foi uma ausência notada no filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele é visto uma única vez durante Guerra Infinita, quando Peter está no ônibus para a escola e a nave de Fauce de Ébano chega à Terra. Enfim!

Imagem de capa do item

Homem-Aranha e os filmes

O Homem-Aranha, membro mais jovem das equipes, faz referência a filmes bem antigos! Ao menos um filme, durante Guerra Infinita: Aliens O Resgate. Tudo para bolar um plano para lançar Fauce de Ébano no espaço.

Mais tarde, ele volta a lembrar de Aliens, quando pede para que Mantis não coloque ovos em seu corpo.

Imagem de capa do item

Kevin Bacon

Durante o primeiro filme dos Guardiões da Galáxia, Peter Quill comenta que o ator Kevin Bacon é um dos maiores heróis da Terra. Durante o encontro com os Vingadores, Mantis questiona se Bacon é um dos membros da super-equipe, lembrando deste conhecimento adquirido por Quill, ao longo de suas jornadas.

Imagem de capa do item

O Lobo Branco

A referência nasceu da cena pós-créditos de Pantera Negra, mas aqui tivemos a confirmação: Bucky Barnes não é mais o Soldado Invernal, e sim o Lobo Branco – um homem de fora de Wakanda, mas que atua dentro das fronteiras da nação africana.

Nos quadrinhos, o Lobo Branco é um personagem com passado similar, ainda que não seja Bucky.

Imagem de capa do item

O fim de Thanos

O filme termina com Thanos em uma cabana bem humilde, em um planeta aparentemente pacífico, observando o horizonte e a bela vegetação.

Nos quadrinhos, é parecido: ainda que tenha sido derrotado, Thanos vai viver como fazendeiro em um planeta pacato, sem qualquer perturbação.

Imagem de capa do item

Capitã Marvel, direto dos anos 90!

Você com toda a certeza entendeu que a cena pós-créditos do filme indica que Nick Fury está convocando a Capitã Marvel para a Terra, para ajudar na batalha contra Thanos. Mas há um detalhe: o aparelho que ele utiliza é similar a um antigo Pager.

Vale lembrar que o futuro filme da Capitã Marvel, que vai contar como a heroína conheceu Fury, se passa nos anos 90. Naquela época, os Pager eram os aparelhos mais populares para comunicação de distância e sem depender de um telefone fixo entre as duas pessoas, enquanto os celulares estavam apenas nascendo.

Imagem de capa do item

O estalar de dedos

O estalar de dedos de Thanos, no filme, acontece no final, após todas as batalhas. O momento é bem parecido, mas nos quadrinhos ele ocorre no início, antes de os heróis confrontarem o vilão.

Imagem de capa do item

O Aranha de Ferro

A nova roupa do Homem-Aranha, é claro, veio direto da saga Guerra Civil nos quadrinhos, com direito a patas extras e tudo! O mais divertido é que ele usa bastante o novo apetrecho durante a aventura, fazendo justiça ao título de Aranha de Ferro – ainda que nunca seja usado o nome no filme.

Imagem de capa do item

Nidavellir

Thor viaja para o local conhecido como Nidavellir, onde vai encontrar o anão Eidri para forjar sua nova arma. No filme, Nidavellir é quase uma “estação espacial”, mas na mitologia nórdico este é o nome de um dos nove reinos, onde vivem – é claro – os anões.

Imagem de capa do item

Rompe Tormentas

É em Nidavellir que Thor forja o Rompe Tormentas, novo martelo usado para quase derrotar Thanos no final do filme. Este também é o nome da arma usada por Bill Raio Beta, personagem dos quadrinhos de Thor. Além disso, seu visual lembra o martelo usado por Thor no Universo Ultimate dos gibis da Marvel.

Imagem de capa do item

Vormir

O planeta Vormir, onde está a Joia da Alma, também existe nos quadrinhos. Porém ele faz parte do Império Kree e é habitado pelos Vorm.

Imagem de capa do item

Vingadores Secretos

A “equipe” de Steve Rogers no filme era composta por ele próprio, Viúva Negra e Falcão. Assim como no filme Soldado Invernal, eles podem ser considerados os Vingadores Secretos, versão que nos quadrinhos atuava “nas sombras”, como também na aventura de cinema.

Imagem de capa do item

Yelena Belova

Esse easter egg já estava praticamente confirmado e, apesar de não ser mencionado durante o filme, pode ter sido indicado nos quadrinhos que servem de prólogo. Natasha Romanov está de cabelos loiros, o que é parecido com a identidade de Yelena Belova, a segunda Viúva Negra dos quadrinhos. Talvez a heroína tenha assumido uma nova identidade para fugir da lei, já que a equipe de Steve Rogers ainda é procurada pelas forças do exército?

Imagem de capa do item

Flash Gordon

Tony Stark tenta insultar Peter Quill, chamando-o de Flash Gordon, mas Quill diz que é um elogio.

Trata-se de um herói muito famoso, que atua no espaço, e que foi criado em 1934.

Imagem de capa do item

Sem ressurreições

Quando Thanos mata Loki, ele comenta: “Sem ressurreições desta vez.” A referência é em relação às vezes em que o irmão de Thor fingiu morrer (ou de fato quase morreu), mas acabou voltando.

Imagem de capa do item

Quem é Klein?

Na cena pós-créditos, Nick Fury pede que Maria Hill entre em contato com Klein. Mas quem é ele? Trata-se de Cameron Klein de um agente leal à S.H.I.E.L.D., que foi apresentado em Capitão América Soldado Invernal. Ele também existe nos gibis.

Imagem de capa do item

A batalha de dança

Quando os Vingadores encontram os Guardiões em Titã, um deles pede para que conte a história da batalha de danças. Foi assim que Peter Quill “venceu” Ronan O Acusador no final do primeiro filme dos heróis galácticos.

Imagem de capa do item

Batalha de Wakanda

Groot atravessa 3 inimigos da mesma forma que faz no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia.

Imagem de capa do item

Trono de Thanos

Gamora diz que “sempre odiou” o Trono de Thanos. Uma das maiores críticas que os fãs sempre fizeram ao Thanos dos filmes é que ele sempre ficava apenas sentado ali sem fazer algo. Isso até mesmo foi motivo de sátira nos curtas de Thor e Darryl de Thor: Ragnrok.

Imagem de capa do item

Outriders

No filme, Thanos envia os Outriders para destruir Wakanda, junto de sua Ordem Negra. Não temos muita explicação da origem deles no filme, exceto que eles são criaturas viciosas que não se importam em morrer para poder cumprir os objetivos.

Nos quadrinhos, eles costumavam ser aliens humanóides, que foram alterados geneticamente para servir cegamente Thanos.

Imagem de capa do item

McDonalds no espaço

Durante o primeiro encontro com Thanos, Peter Quill chama ele de “Grimace”. Para quem não se lembra, durante os anos 90 o McDonalds teve vários mascotes e um deles era Grimace, um monstro que parecia uma grande geleia roxa. No Brasil, ele é conhecido como Shake.

Imagem de capa do item

Jim Starlin

Nos créditos finais temos a frase: “os produtores gostariam de reconhecer Jim Starlin por sua significante contribuição para o filme”. Starlin é o criador do Thanos e escreveu a maior parte das histórias mais icônicas e importantes do personagem.

Imagem de capa do item

Música dos Guardiões

Quando aparecem pela primeira vez, os Guardiões da Galáxia estão ouvindo e cantando a música "Rubberband Man" do The Spinners. A música foi escolhida pelo próprio James Gunn, diretor dos filmes da equipe.

Imagem de capa do item

Colecionador

Nos quadrinhos, Thanos também derrota o Colecionador em busca de uma joia, contudo, não é a da realidade, mas sim a Joia da Alma.

Imagem de capa do item

Zagnut

Em determinado momento do filme, Drax diz estar comendo “zagnuts”. Zagnut é o doce que o Beetlejuice usa para atrair um inseto para sua morte em “Os Fantasmas se Divertem”.

Imagem de capa do item

Star Trek

Quando está sendo puxado pela nave, o Homem-Aranha diz que está sendo “beamed up”, uma referência a Star Trek, já que quando eles se teleportam, dizem: “beam me up”, que no Brasil virou algo como: “um para subir” em alguns casos, "leve-me para cima" em outros, dependendo da dublagem.

Imagem de capa do item

Visão Branco

Após ser morto por Thanos, o androide Visão perde sua cor, ficando em um tom acinzentado. Nos quadrinhos, o herói já teve um visual semelhante, completamente branco. Em artes conceituais de “Vingadores: Era de Ultron” ele aparece dessa forma.

Imagem de capa do item

A lua de Titã

Em um dos ataques do game Marvel vs. Capcom 2, Thanos convoca uma lua para ser atirada em seu oponente. O mesmo ocorre no filme, quando Thanos traz pedaços de uma lua de Titã para atacar o Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Uma alma por uma alma

A Joia da Alma, nos quadrinhos, é conhecida por ter um mundo dentro de si. É lá que habita Adam Warlock e outros seres que ficaram presos durante anos. Quando Thanos mata Gamora para obter a Joia da Alma, o Caveira Vermelha diz que é preciso “trocar uma alma por outra alma”. Isso pode ser uma referência ao Reino da Alma, que fica dentro da Joia, o que já levantou a hipótese de que Gamora pode não ter morrido, mas sim ter sido aprisionada dentro do artefato.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga e Gavião Arqueiro

Os dois heróis não aparecem no filme e são apenas mencionados. Porém, quem leu os quadrinhos que precedem o longa sabe que eles estão com suas famílias, descansando, após o período conturbado de Capitão América: Guerra Civil. A referência casa exatamente com o momento em que os personagens vivem.

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha ou a Morte?

A Senhora Morte, amada de Thanos, é uma das responsáveis por fazer o Titã Louco agir em Desafio do Infinito, nos quadrinhos. No filme, o Caveira Vermelha tem um destes papeis, como já citamos. O mais interessante, porém, é que ele está com um visual que parece bastante com o de Morte: vestido com trapos, capuz na cabeça e, claro, as feições de caveira, naturais do personagem.

Imagem de perfil
Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha