45 Referências e easter eggs em Jogador Nº 1!

Capa da Publicação

45 Referências e easter eggs em Jogador Nº 1!

Por Felipe Vinha

Atenção: Alerta de Spoilers!

Jogador Nº 1 estreou no mundo todo e já impressionou por conta de sua história recheada de referências à cultura pop e ao universo “nerd/geek”. São games, séries, filmes, quadrinhos, marcas e até brinquedos que aparecem durante a projeção.

Se você já viu o filme e perdeu algumas delas, a Legião dos Heróis separou nada menos que 45 referências que conseguimos lembrar e, acredite, ainda tem muito mais ao longo da aventura!

Jogador Nº 1 é o tipo de produção que você vai precisar assistir várias vezes para pegar tudo que está na tela e, quem sabe, quando o Blu-ray for lançado, comprar e assistir pausando.

Enquanto este momento não chega, confira nossa lista. Mas vale o aviso, ela contém spoilers!

Imagem de capa do item

Minecraft

Logo no início do filme somos brindados com um “Mundo de Minecraft”, o jogo da Microsoft e da Mojang, que, aparentemente, ainda vive firme e forte no ano de 2045, onde se passa a história.

Como visto na cena, Minecraft foi transportado para dentro do Oasis, onde as pessoas podem viver neste mundo virtual “cúbico” e construir suas casinhas da forma que bem entenderem.

Imagem de capa do item

As Aventuras de Buckaroo Banzai

Filme de ação e aventura dos anos 80, As Aventuras de Buckaroo Banzai é o longa-metragem favorito de Parzival, protagonista de Jogador Nº 1 – ao menos nos cinemas.

Prova disso é que o herói escolhe se vestir como o próprio Buckaroo Banzai, que é originalmente interpretado por Peter Weller, o Robocop, quando é convidado para uma festa ao lado de Art3mis, sua “paquera”.

Imagem de capa do item

Batman

Batman e muitos elementos da DC Comics e de seu universo são vistos em Jogador Nº 1, mas reservamos um tópico especial para o Homem-Morcego, pois suas referências são realmente incríveis.

Também no início da projeção vemos pessoas escalando um grande monte ao lado de Batman, de forma parecida com que víamos o herói escalar prédios no seu seriado “live action” dos anos 60. Além disso, o Batmóvel do mesmo seriado aparece durante a corrida, a primeira grande cena de ação do longa-metragem.

Imagem de capa do item

Arkham Knight

E, por falar em Batman, o vilão Arkham Knight surge por um breve momento do filme, quando Parzival é visto entrando nos arquivos do Oasis. O visual é exatamente o mesmo que foi visto no game de PS4 e Xbox One, Batman: Arkham Knight.

Imagem de capa do item

Arlequina e Coringa

Quer mais Batman? Então toma! Arlequina e Coringa são vistos na mesma boate onde Parzival vai dançar com Art3mis. A Arlequina, aliás, aparece em dois momentos – primeiro com algumas amigas, em segundo lugar acompanhada do seu “Pudinzinho”.

Vale notar que os dois também estão com o visual da série de games “Batman Arkham”.

Imagem de capa do item

Akira

A famosa moto de Kaneda, do filme e mangá Akira, está presente no longa-metragem e é um dos itens de Art3mis. A jovem exploradora do Oasis utiliza justamente a moto vermelha para competir na primeira cena de ação da aventura – a corrida pela primeira chave.

Imagem de capa do item

Goro do Mortal Kombat

Mortal Kombat é outra marca que aparece em alguns momentos durante Jogador Nº1, mas sua principal participação está na figura de Goro, chefão de Mortal Kombat 1, quando ele encontra Parzival.

É claro que aquele não era o Goro de verdade, mas sim Art3mis, disfarçada, para não revelar sua identidade na multidão.

Imagem de capa do item

Supergirl de Injustice 2

Mais DC Comics em Jogador Nº1! A Supergirl é outra personagem que aparece quando Parzival tenta ir no prédio de arquivos do Oasis. O detalhe é que ela utiliza o uniforme visto em Injustice 2, jogo de luta do estúdio NetherRealm, o mesmo de… Mortal Kombat!

Imagem de capa do item

Alien

A saga Alien tem, pelo menos, três referências gritantes ao longo do filme. Primeiro Parzival exibe uma cópia da Sulaco, nave característica da saga. Depois, o próprio Alien aparece, em forma filhote, no braço de Art3mis, quando ela tenta surpreender seu amigo.

Há quem diga que a última referência seja uma arma utilizada por Parzival, no fim da aventura, mas há ainda a possibilidade de termos o Power Loader, a máquina usada por Ripley em um dos filmes, para combater a Rainha Alien.

Imagem de capa do item

Van do Esquadrão Classe A

Esquadrão Classe A é um seriado bem antigo, que durou quase toda a década de 80, que mostrava um grupo de ex-militares dos EUA, que atuavam como mercenários em missões arriscadas. A série chegou a ter um remake em forma de filme, mas não deu muito certo.

O que vemos em Jogador Nº1 é a presença da clássica van preta e vermelha utilizada no programa, durante a corrida que abre o longa-metragem.

Imagem de capa do item

Battlestar Galactica

O seriado Battlestar Galactica é outro homenageado em Jogador Nº 1. A própria nave Galactica é outro dos “brinquedos” que Parzival mostra, dentro da garagem de Aech, quando conversa com Art3mis.

A série é outro clássico da antiguidade, mas que também teve remake mais recente, em 2004, para ser exato.

Imagem de capa do item

Gigante de Ferro

Filme de animação que ficou conhecido por sua qualidade, Gigante de Ferro tem papel importantíssimo na trama de Jogador Nº1, servindo como avatar para Aech, no combate final da aventura.

Imagem de capa do item

Gundam RX-78-2

O Japão é famoso por produzir animes, desenhos em geral, e séries com robôs gigantescos e máquinas pilotáveis. A série Gundam talvez seja a mais famosa neste estilo, ao menos de uns tempos para cá, e em Jogador Nº 1 vemos uma participação de Gundam RX-78-2, o primeiro modelo de toda a saga, no combate final.

O Gundam em questão é o avatar de Daito, que assume a forma robótica por tempo limitado, para combater seu inimigo.

Imagem de capa do item

Beetlejuice

Ainda que com um visual levemente diferente, o fantasma Beetlejuice também está no filme, em uma cena bem rápida, quando Parzival visita o centro histórico do Oasis. Para quem não se lembra, este foi um personagem interpretado por Michael Keaton no filme Os Fantasmas Se Divertem, que fez muito sucesso e ainda virou desenho animado.

Imagem de capa do item

Chucky

Chucky, o Brinquedo Assassino, é um item que Parzival usa na batalha final de Jogador Nº 1, para se livrar de alguns inimigos pelo caminho.

O boneco faz tudo que está em seu alcance, salta de vítima em vítima, esfaqueando e eliminando cada um.

Imagem de capa do item

Duke Nukem

Dentro do Planeta Doom, onde ocorre a primeira grande batalha do filme, vários avatares de jogos de tiro são vistos, entre eles Duke Nukem, clássico herói do jogo de mesmo nome, que é logo explodido por Aech.

Imagem de capa do item

Serenity

A nave Serenity, da série Firefly, aparece duas vezes. Na primeira vemos a nave entrando em uma fila para chegar à boate onde acontece a festa em que Parzival e Art3mis participam, enquanto na segunda ela é controlada por Daito, quando ele chega ao campo de batalha final, para se transformar no Gundam.

Imagem de capa do item

Duna

A série Duna foi uma das que o diretor Steven Spielberg não conseguiu os direitos diretos para utilizar qualquer imagem ou referência visual, mas, dentro da garagem de Aech, Parzival faz uma citação à aventura.

A citação vem com o nome de uma nave do planeta Arrakis, onde acontece a história principal de Duna. É bem discreta, mas os fãs vão pescar.

Imagem de capa do item

Dungeons & Dragons

Apesar de, no livro, o RPG ser mais forte e mais presente, no filme as referências a Dungeons & Dragons não ficaram esquecidas – e elas são muitas!

Há citações a D&D e seus monstros, Parzival usa uma camisa, no mundo real, com a logo do clássico RPG e ainda temos a tal Orbe de Ozuvox, que está em formato de D20, um dos dados mais característicos do jogo de mesa.

Imagem de capa do item

Jason de Sexta-Feira 13

Jason, da série de filmes Sexta-Feira 13, é outra figura que aparece no conflito do Planeta Doom, mas também acaba sendo eliminado rapidamente.

O mais curioso é que vemos Jason usar uma arma de fogo, destoando de seu clássico facão.

Imagem de capa do item

Tracer

Não é segredo, pois apareceu em vários trailers: Tracer, heroína de Overwatch, é representada como um avatar em mais de uma cena: uma logo no início do filme e outra no final, durante o combate derradeiro.

Imagem de capa do item

Jim Raynor

Para quem esperava ter apenas uma referência a jogos da Blizzard em Jogador Nº 1, há uma surpresa para quem curte StarCraft: o herói Jim Raynor é visto como um dos avatares no primeiro combate do longa, no Planeta Doom.

Imagem de capa do item

Galaga

O clássico fliperama Galaga, da antiga Namco, não é utilizado no filme, mas um cartaz que mostra sua “arte de capa” é visto dentro de um dos ambientes da aventura.

Aliás, cartazes de jogos estão espalhados em diversos pontos de Jogador Nº 1!

Imagem de capa do item

Spartans de Halo

Os Spartans, soldados especiais da série Halo, da Microsoft, fazem parte da batalha final, lutando pelo lado do bem. Eles aparecem como um grande grupo, similar a um grande clã, correndo pelo cenário, em formação.

Imagem de capa do item

Mechagodzilla

Uma das versões mais bizarras do clássico monstro japonês, Mechagodzilla é uma das armas secretas usadas pelo vilão Sorrento na batalha final. Gigantesco, ele dá algum trabalho na luta contra os heróis.

Este Mechagodzilla do filme está um pouco diferente do clássico, mais esguio e ágil. Mas, ainda assim, é uma representação fiel do verdadeiro monstro.

Imagem de capa do item

Filmes de John Hughes

John Hughes foi um diretor de cinema muito famoso nos anos 80, que lançou filmes considerados “cult” hoje em dia, como Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado, Mulher Nota 1000, além de Gatinhas e Gatões.

O trabalho de Hughes é citado durante Jogador Nº 1, com destaque para Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado.

O vídeo não está mais disponível.

Músicas

Jogador Nº 1 tem uma trilha sonora saudosista incrível, inspirada também por músicas dos anos 80, ou um pouco mais antigas. O filme já abre com Jump, do Van Halen. Também há espaço para Everybody Wants to Rule the World, do Tears for Fears, e We're Not Gonna Take It, do Twisted Sister.

Toda a trilha da produção, começando ainda pelo trailer, casa muito bem com o clima “oitentista”.

Imagem de capa do item

Jurassic Park

Com Spielberg na direção, ao menos uma referência a Jurassic Park não poderia faltar. O T-Rex do primeiro filme está lá, durante a corrida, atrapalhando os participantes.

Imagem de capa do item

Granada Santa

A Granada Santa é um item que nasceu no filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, como um item poderoso, capaz de lidar com a mais feroz criatura ou inimigo.

Ele é um dos itens que Parzival compra dentro do Oasis e usa em sua invasão final no covil dos adversários.

Imagem de capa do item

A Hora do Pesadelo

Além de Jason, o vilão Freddy, de A Hora do Pesadelo, também é um dos avatares na primeira batalha do Planeta Doom, onde é igualmente eliminado durante o combate.

Imagem de capa do item

De Volta para o Futuro

De Volta para o Futuro tem referências mil em Jogador Nº 1! A começar pelo DeLorean, carro usado por Parzival e também pelo herói do original, Marty McFly Jr., ao longo dos três filmes.

McFly, aliás, é como Art3mis chama Parzival, logo que se conhecem. Há ainda o Cubo de Zemeckis, uma clara referência a Robert Zemeckis, diretor de De Volta para o Futuro, que é capaz de voltar o tempo em 60 segundos.

Imagem de capa do item

Os Embalos de Sábado a Noite

Dentro da boate onde participam de uma grande festa, Parzival e Art3mis começam a dançar Stayin’ Alive, do grupo Bee Gees. Tudo por conta do “programa” que Parzival puxa de sua memória do Oasis, inspirado no filme Os Embalos de Sábado a Noite, com John Travolta.

Imagem de capa do item

O Iluminado

O Iluminado tem uma enorme participação e importância em Jogador Nº 1! O filme guarda uma das chaves do jogo e, por isso, teve parte de sua projeção reproduzida dentro da aventura de Parzival e seu grupo de amigos.

É um dos momentos mais icônicos de todo o enredo e também um dos mais cuidadosos. Spielberg refilmou pouco mais de 10 minutos de O Iluminado, com trilha sonora idêntica, cenários, momentos. Tudo muito bem feito.

Imagem de capa do item

Street Fighter

Street Fighter é outro videogame que aparece com várias referências em Jogador Nº 1. Além de Ryu, Blanka, Honda e Chun-Li surgirem como avatares dentro do Oasis, o herói Parzival lança um “Hadouken” contra Sorrento, em sua batalha final.

Imagem de capa do item

Tartarugas Ninja

As Tartarugas Ninja aparecem como avatares em alguns pedaços do filme, mas ganham grande destaque na batalha final.

O mais interessante é que a versão do grupo de heróis que aparece no longa-metragem não é a do desenho animado clássico, mas sim dos filmes mais recentes, produzidos por Michael Bay.

Imagem de capa do item

Tomb Raider

Lara Croft está em alta. Além de estrelar o novo filme de Tomb Raider, a heroína também aparece em Jogador Nº 1, como um dos avatares no Oasis. Mas é bem rapidinho, do tipo que “piscou, perdeu”.

Imagem de capa do item

Star Trek

Em uma história com tantas “referências nerds”, era quase obrigatório ter algo sobre Star Trek, e o filme deixou isso bem claro!

Quando James Halliday aparece para falar com as pessoas em seu vídeo, ele surge dentro de um caixão preto, o mesmo usado na série de filmes da saga, quando Spock morre. Além disso, há ornamentos na sala que imitam a nave Enterprise e símbolos da Federação dos Planetas.

Mais tarde, um pôster de Star Trek: O Filme é visto na parede da sala de Wade Watts.

Imagem de capa do item

Star Wars

O caso de Star Wars é um pouco mais complicado. Steven Spielberg confessou que não conseguiu os direitos para usar, diretamente, símbolos ou personagens da saga de George Lucas em Jogador Nº 1. Mas há alguns elementos, como citações sobre a Millennium Falcon e uma pessoa que utiliza um sabre de luz na batalha final.

Imagem de capa do item

Toshiro Mifune

Uma referência que pode parecer obscura, mas Toshiro Mifune é considerado “o maior ator de filmes de samurai de todos os tempos”, tendo participado de Os Sete Samurais e Rashomon, absolutos clássicos do gênero.

O personagem Daito tem seu avatar inspirado em samurais, mas mostra seu rosto na batalha final, antes de se transformar em Gundam. A produção chegou a comentar que, sim, o rosto visto no herói é o de Toshiro Mifune, como uma referência para poucos que seguiram o trabalho do astro.

Imagem de capa do item

Spawn

Spawn anda esquecido nos quadrinhos, mas foi lembrado em Jogador Nº 1! O guerreiro do inferno surge na batalha final, lutando pelo lado do bem, de forma bem rapidinha.

Imagem de capa do item

Hello Kitty

Uma das marcas japonesas mais conhecidas no mundo todo, Hello Kitty surge em dois momentos: primeiro no início do filme, andando pelo cenário, depois na batalha final, bem rapidamente.

O mais divertido é que ela não está sozinha, mas também vem com outros personagens da mesma linha.

Imagem de capa do item

Battleborn

Curiosamente, há um personagem de Battleborn andando logo no início do filme. Attikus aparece com seu grande braço e proporção estranha enquanto Parzival anda para a corrida que abre a aventura.

O mais curioso é que Battleborn é um jogo considerado concorrente de Overwatch, que também está presente em Jogador Nº 1!

Imagem de capa do item

King Kong

Um dos grandes monstros do cinema, King Kong é a enorme barreira que impede que os jogadores concluam a corrida da primeira chave. Ele aparece por um bom tempo e é igualmente feroz, como nos seus filmes.

Imagem de capa do item

Superman

Assim como outros personagens da DC Comics, Superman é usado como referência em alguns momentos. Parzival usa uma citação do primeiro longa do herói, mas que vem de Lex Luthor, enquanto conversa com Art3mis.

Mais adiante, o herói também se disfarça como Clark Kent para entrar sem ser reconhecido no prédio de arquivos do Oasis.

Imagem de capa do item

Adventure

Jogos de Atari 2600 são parte importantíssima da história do filme de Jogador Nº 1, mas nenhum deles é mais importante do que Adventure.

O bizarro jogo onde você controlava um cavaleiro que lutava contra um dragão (tudo com gráficos bem rústicos) foi o primeiro a esconder um “easter egg” literal, que é o nome do game designer, em uma tela secreta.

Como a temática casa bastante com Jogador Nº 1 e sua própria caça ao easter egg de Halliday, Adventure foi usado como desafio final, para encontrar a chave de cristal.

Imagem de capa do item

E você?

Como citamos ao início, as referências em Jogador Nº 1 são muitas! Nesta lista não estão absolutamente todas, mas boa parte delas.

Teve alguma que você viu e não está por aqui? Deixe nos comentários!