Capa da Publicação

As 42 músicas temas mais marcantes da história do cinema!

Por Fernando Maidana

Reunimos aqui as 42 músicas temas mais marcantes da história do cinema. Concorda? Não se esqueça de comentar!

007 - Operação Skyfall

A canção tema do vigésimo terceiro filme da franquia de James Bond foi composta por Adele e Paul Epworth em colaboração com o compositor americano Jonathan Alfred Clawson Redford.

A música levou o Oscar de Melhor Canção Original em 2013.

Toy Story

A canção original You've Got a Friend in Me foi composta por Randy Newman em 1996 e indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. A versão verde amarela foi adaptada por Renato Rosenberg e executada por Zé da Viola.

Frozen

A música chiclete Let it Go foi composta pelo casal Kristen Anderson Lopez e Robert Lopez e interpretada pela atriz e cantora Idina Menzel, que também dublou a personagem Elsa. Nos créditos finais, a versão é de Demi Lovato.

Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio

A música com o mesmo nome do subtítulo do terceiro filme da franquia Velozes & Furiosos é de autoria do quarteto de MC's Teriyaki Boyz.

Footlose

A música tema de Footlose foi composta por Kenny Loggins em 1984, exclusivamente para o filme de mesmo nome. A canção foi topo das paradas da Billboard durante três semanas seguidas.

O filme foi mencionado em Guardiões da Galáxia com a lenda de Kevin Bacon e a feitiçaria pélvica de Star Lord.

O vídeo não está mais disponível.

Titanic

My Heart Will Go On se tornou o tema dos apaixonados durante muitos anos. Com a melodia de James Horner, a letra de Will Jennings e a voz de Céline Dion, a música imortalizou um dos maiores sucessos da história do cinema.

Robocop

A marcante trilha sonora do Policial do Futuro foi composta por Basil Poledouris que utilizou sintetizadores e orquestras para dar o contraste entre homem e máquina que o filme pedia. O resultado foi um dos temas mais nostálgicos de todos os tempos.

Tanto é que José Padilha utilizou o arranjo clássico no seu remake de Robocop.

O Último dos Moicanos

O filme de 1992 foi dirigido por Michael Mann e estrelado por Daniel Day-Lewis, Madeleine Stowe, Russell Means e Wes Studi.

A peça musical foi composta por Dougie Maclean em 1990 e intitulada The Gael. Mas, quando foi escolhida para ser música tema do filme, a faixa foi adaptada e recebeu o título de Promentory.

De Volta Para O Futuro

Alan Silvestri foi o responsável pela trilha sonora de um dos maiores clássicos do cinema.

O compositor também marcou presença em Os Vingadores, Capitão América e no próximo item de nossa lista.

Forrest Gump

Alan Silvestri também compôs o tocante Feather Theme, música tema da jornada de Forrest Gump em sua história de vida.

A música também foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original.

Uma Linda Mulher

Composta e interpretada por Roy Orbison em 1964, a canção não foi composta para o filme estrelado por Julia Roberts e Richard Gere em 1990.

Ocorreu justamente o contrário. O filme foi uma homenagem ao cantor que faleceu em 1988 e recebeu o Grammy Póstumo em 1991.

O vídeo não está mais disponível.

Flashdance

Flashdance possui diversas músicas marcantes em seu repertório, mas Maniac, de Michael Sembello, é certamente o tema mais notável e mais parodiado do filme. O mais engraçado é que o compositor se inspirou no filme de terror O Maníaco de 1980 para compor o tema.

Os Caça-Fantasma

A canção de mesmo nome composta por Ray Parker Jr. em 1984 é considerada até hoje um dos temas mais marcantes da história do cinema. A música é uma das mais regravadas da história e marca até mesmo gerações que sequer assistiram ao filme!

Top Gun

Take My Breath Away é certamente uma das canções mais marcantes de Top Gun, mas o rock instrumental composto por Harold Faltermeyer e Steve Stevens é incomparável.

Carruagens de Fogo

Você deve conhecer o tema de Carruagens de Fogo como "aquela musiquinha que toca quando alguém corre em câmera lenta". E foi justamente com esse propósito que o aclamado compositor Vangelis levou o Oscar de Melhor Canção Original.

Ghost

Unchained Melody recebeu versões em diversos idiomas e é considerada uma das canções mais regravadas do século XX. Composta por Alex North e Hy Zaret, a canção acabou se tornando o tema de Ghost na voz da dupla The Righteous Brothers.

Rocky III

Eye of The Tiger é um dos maiores hits da banda de rock Survivor até hoje. A música foi encomendada exclusivamente para o filme Rocky III e se tornou um hino esportivo, principalmente do boxe.

Cantando Na Chuva

Você pode não ter vivido essa época e nem mesmo ter assistido ao filme, mas o tema de Arthur Freed e Nacio Herb Brown foi imortalizado na voz de Gene Kelly em 1952. Não tem como não ficar com vontade de cantar na chuva ouvindo isso!

O vídeo não está mais disponível.

James Bond

O maestro britânico John Barry não ganhou 5 Oscar's de Melhor Trilha Sonora à toa. O clássico tema de James Bond foi introduzido em 007 Contra o Satânico Dr. No.

A trilha sonora foi de Monty Norman, mas o famoso arranjo é de autoria de Barry.

Três Homens em Conflito

O tema original The Good, the Bad and the Ugly foi composto por Ennio Morricone e executado por Bruno Nicolai em 1966. Você pode nunca ter visto o filme, mas certamente já assoviou a trilha sonora.

Selma

Composta por John Legend, Common e Che Smith exclusivamente para a trilha sonora do filme Selma, a música Glory levou o Oscar de Melhor Canção Original de 2014, além de um Globo de Ouro e diversos outros prêmios ao redor do mundo.

O vídeo não está mais disponível.

A Pantera Cor de Rosa

O tema da Pantera Cor de Rosa foi composto por Henry Mancini para o filme de 1963 e acompanha o personagem até hoje... e algumas strippers também.

O vídeo não está mais disponível.

Mortal Kombat

O célebre tema de Mortal Kombat foi composto pelo grupo The Immortals. O nome original da canção é Techno Syndrome e o CD acompanhava a versão do jogo lançada em 1994.

Coração Valente

A trilha sonora de Coração Valente foi composta por James Horner e executada pela Orquestra Sinfônica de Londres. A aclamada trilha foi nomeada para o Óscar, o Globo de Ouro e o BAFTA.

É impossível não se emocionar com essa Gaita de Fole melindrosa.

Missão Impossível

O tema se tornou um clássico dos momentos de ação. Foi composto por Danny Elfman em 1996 em parceria com Adam Clayton e Larry Mullen Jr do U2.

O vídeo não está mais disponível.

O Poderoso Chefão

Um dos maiores filmes de todos os tempos merece uma das trilhas sonoras mais marcantes. The Love Theme from the Godfather foi composta por Nino Rota e executada por uma orquestra regida por Carlo Savina.

Jurassic Park

Ah, John Williams! Vocês ainda lerão o nome dele mais vezes por aqui. É lógico que um dos maiores filmes de Steven Spielberg teve sua trilha composta por um dos maiores compositores da história do cinema.

Piratas do Caribe

A música He's a Pirate tornou-se a marca registrada do Capitão Jack Sparrow. A canção foi composta por Klaus Badelt em 2005 à pedido da Walt Disney.

Indiana Jones

Mais uma obra de arte de John Williams. O compositor deu tom às aventuras dos Caçadores da Arca Perdida em 1981 em um dos temas mais icônicos da história do cinema. Novamente, a Orquestra Sinfônica de Londres executou a trilha sonora, dessa vez conduzida por Herbert W. Spencer.

O vídeo não está mais disponível.

Harry Potter

A canção tema do sucesso de J.K. Rowling chama-se Hedwig's Theme e foi composta por ninguém menos que... John Williams!

O Rei Leão

Circle of Life (Ciclo sem fim ou Ciclo da Vida, dependendo da versão) foi escrita por Elton John e Time Rice especialmente para o filme O Rei Leão. Interpretada por Carmen Twillie e pelo sul-africano Lebo M, os versos iniciais da canção são cantados em Zulu e ajudam a compor uma das cenas de abertura mais marcantes de todos os tempos.

Star Wars

Mas esse John Williams não se cansa de ser foda? O compositor trabalhou na trilha sonora dos seis filmes da Saga Star Wars e seu tema mais conhecido foi construído na intenção de transmitir um sentimento de heroísmo e aventura a quem ouve a canção... deu muito certo!

Dirty Dancing - Ritmo Quente

A canção tema da dança entre Johnny e Baby foi composta por Franke Previte, John DeNicola e Donald Markowitz exclusivamente para o filme.

(I've Had) The Time of My Life levou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original, além de ter sido indicada ao Grammy.

Guardiões da Galáxia

Hooked on a Feeling é uma incrível balada pop que se encaixou perfeitamente com a proposta de Guardiões da Galáxia.

Simplesmente não há como ouvir o cover do Blue Swede e não cantar junto!

O vídeo não está mais disponível.

Pulp Fiction

Quentin Tarantino escolheu o "Surf Music" como estilo principal de Pulp Fiction e para a cena de abertura utilizou uma versão de Misirlou executada por Dick Dale & The Del-Tones em 1993.

Mas a canção original é bem mais antiga. Misirlou foi composta em 1927 por Michalis Patrinos e é considerada a música grega mais influente de todos os tempos.

O vídeo não está mais disponível.

Superman

Os anos irão passar, Batman v Superman irá chegar, mas dificilmente uma canção tão icônica quanto o tema do Superman de 1978 será composta. John Williams, meus amigos. Alguém, por favor, dê um certificado de fodalhão para esse senhor!

Kill Bill

A canção New Battles Without Honor and Humanity Theme foi composta em 2000 pelo músico japonês Tomoyasu Hotei. A canção foi utilizada na trilha sonora do filme Another Battle, de Junji Sakamoto.

Em 2003, Quentin Tarantino decidiu utilizar a música como tema da Noiva em Kill Bill Volume 1. A canção foi renomeada para Battle Without Honor and Humanity e apresentada para o mundo.

Armageddon

A música tema de Armageddon foi composta por Diane Warren e, originalmente, deveria ser executada por Celine Dion.

A banda Aerosmith acabou gravando o hit e I Don't Wanna Miss a Thing se tornou um dos maiores sucessos do grupo.

2001: Uma Odisseia no Espaço

A peça Also sprach Zarathustra foi composta em 1896 por Richard Strauss.

A obra completa tem meia hora de duração. Sua introdução foi utilizada na cena de abertura do clássico de Stanley Kubrick em 1968.

Batman

Mais um brilhante trabalho da parceria entre Danny Elfman e Tim Burton.

A música tema, bem como toda a trilha sonora, foi composta para garantir um clima noir, sombrio e de insanidade que acompanhasse toda a trama.

Tubarão

A trilha sonora de Tubarão é uma peça de 51 minutos composta por John Williams.

A peça foi executada pela Royal Scottish National Orchestra e regida pelo maestro Joel McNeely.

Williams recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora pela composição.

O Senhor dos Anéis

Toda a trilha sonora da trilogia do Senhor dos Anéis é considerada uma obra de arte.

O trabalho de Howard Shore foi agraciado com os Oscar's de Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora.

Certamente, o ato mais marcante da trilha sonora é a canção The Fellowship. A peça alterna solos de metais com grandes acompanhamentos orquestrais. Sua base também pode ser percebida em diversos outros atos da trilha sonora e seu tom dá inspiração e nos deixa motivados com a jornada de nossos heróis.

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.