30 Easter-eggs e referências em Thor: Ragnarok!

Capa da Publicação

30 Easter-eggs e referências em Thor: Ragnarok!

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Thor: Ragnarok é um dos maiores sucessos de crítica da Marvel, com uma grande aceitação do público e já tendo uma excelente bilheteria. Agora que você (provavelmente) já viu o filme, venha conferir todos os easter-eggs e referências!

Lista feita em colaboração com Cristiano Rantin

Imagem de capa do item

Jack Kirby

Todo o visual do filme, principalmente em Sakaar, é uma referência direta ao trabalho de Jack Kirby nos quadrinhos. O quadrinista usava cores que são referenciadas para criar a atmosfera e tonalidade do longa.

O filme também se inspira no visual de Flash Gordon.

Imagem de capa do item

Teatro

Quando Thor retorna para Asgard, as pessoas estão assistindo uma peça de teatro que contra os eventos de O Mundo Sombrio. Em cena, vemos três atores famosos interpretando Loki, Thor e Odin.

Loki é interpretado por Matt Damon, Thor por Luke Hemswoth (de Westworld) e Odin é interpretado pelo clássico ator de Jurassic Park, Sam Neil.

Imagem de capa do item

Shady Acres

Após Loki ter usurpado o trono de Asgard, ele manda Odin para um asilo em Nova York. Quando ele e Thor chegam na terra, descobrem que o local foi demolido. Na cena, rapidamente podemos ver o nome do local: Shady Acres.

O nome é o mesmo do asilo no qual o avô paterna de Stan Marsh vive, em South Park, possivelmente Taika Waititi deve ser um grande fã do desenho.

Imagem de capa do item

Throg

Sinto muito por aquela vez em que te transformei em um sapo, diz Loki em um momento do filme, fazendo alusão a quando o Thor realmente foi transformado em um sapo nos quadrinhos, também por Loki.

Imagem de capa do item

Korg

O alienígena do planeta Kronan surgiu nos quadrinhos na saga de Planeta Hulk e voltou a aparecer em Hulk Contra O Mundo.

Ele era um dos escravos liberados por Hulk no planeta Sakaar e que se torna um aliado do Golias Esmeralda durante sua rebelião.

Outros alienígenas Kronan já haviam feito breves aparições em Guardiões da Galáxia Vol. 2 e até mesmo nos filmes anteriores do próprio Thor.

No filme, ele foi interpretado pelo diretor do filme, Taika Waititi.

Imagem de capa do item

Catadora 142

No filme, descobrimos que a Valquíria agora coleta lixo e pessoas em Sakaar, sendo a Catadora 142. Nos quadrinhos, a personagem tem uma origem bem confusa, porém, sua primeira aparição nas HQs foi em O Incrível Hulk #142 (que, na verdade, era uma mulher humana transformada em uma cópia exata dela… bem confuso).

Imagem de capa do item

Irmã secreta de Thor

Nesse ponto, até mesmo quem não viu o filme (provavelmente) já sabe que Hela é a irmã de Thor e Loki.

Contudo, nos quadrinhos a história é diferente. Nele, Hela é a filha de Loki, porém Thor realmente possui uma irmã, ela é Angela, que foi criada para os quadrinhos do Spawn. Porém, recentemente, entrou no universo Marvel como a filha perdida de Odin.

Imagem de capa do item

Pura Imaginação

Quando Thor conhece o Grão-Mestre, está tocando ao fundo a música Pure Imagination, conhecida por muitos devido A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Imagem de capa do item

O maior medo do Hulk

Em outro momento do filme, quando o Hulk finalmente está voltando a ser Bruce, vemos o Golias Esmeralda desesperado, tentando com todas as suas forças não voltar, porém, existe apenas uma pessoa que o Hulk verdadeiramente teme: Bruce Banner.

Essa é uma trama constante nos quadrinhos e que finalmente vimos nos filmes.

Imagem de capa do item

Torneio de Campeões

O Torneio de Campeões do Grão-Mestre faz referência a vários quadrinhos da Marvel.

Em um deles, o Grão-Mestre e a Morte colocam vários heróis para lutarem um contra o outro. Em outro quadrinho, o torneio é feito pelo Colecionador (que é irmão do Grão-Mestre) e por Maestro, uma versão maligna do Hulk vinda do futuro.

Existe também um jogo mobile com o mesmo nome.

Imagem de capa do item

“Agora você sabe como é!”

Durante o torneio de Thor contra Hulk, vemos Loki ficar completamente desesperado quando o verdão entra na arena, chegando até mesmo a falar que precisava sair daquele planeta imediatamente. A razão disso é que foi Hulk quem derrotou o Deus da Trapaça no primeiro filme dos Vingadores.

Como ele fez isso? Batendo o Loki repetidamente no chão. Em Ragnarok, quando Hulk faz o mesmo com Thor na arena, vemos a total alegria do asgardiano que grita “Agora você sabe como é!”.

Imagem de capa do item

Campeões

Na construção do edifício que é o lar do Grão-Mestre podemos ver os bustos de alguns personagens importantes da Marvel e que, aparentemente, foram grandes campeões do torneio em Sakaar.

Dente os bustos, temos rostos muito semelhantes ao Bill Raio Beta, Ares, Homem-Coisa e Bifera.

Nos quadrinhos, Bill Raio Beta é um alienígena que enfrenta o Thor e, por sua dignidade, recebe os poderes do Deus do Trovão e um martelo próprio. Ares é o deus da guerra da mitologia grega, inimigo do Hércules. O Homem-Coisa é uma criatura pantanosa que é capaz de se teletransportar através do tempo e do espaço. E o Bifera é um antigo inimigo do Hulk.

Imagem de capa do item

Revengers

Quando Thor monta seu time junto de Valquíria, Hulk e Loki ele diz que o nome da equipe será “Revengers” ou Vingativos em português. Como fica claro o nome faz referência aos “Avengers”, os Vingadores. Na cena Thor chega a brincar dizendo que o nome faz sentido por todo mundo ali buscar a vingança por alguma coisa.

Nos quadrinhos os “Revengers” realmente existem, sendo uma equipe composta por heróis menos conhecidos que tentavam parar os Vingadores, já que acreditavam que eles faziam mais mal do que bem para a Terra.

Imagem de capa do item

Caçadores de Emoção

No primeiro filme dos Vingadores, o Homem de Ferro, Capitão América e Thor se encontram em uma floresta e começam a brigar. Depois que a confusão é resolvida, Tony diz para o Odinson: **”Sem problemas, Caçador de Emoção, você dá um bom soco”.

Isso é uma referência ao filme “Caçadores de Emoção”, que traz Patrick Swayze utilizando um longo cabelo loiro. Ao tentar ativar o Quinjet, Thor tenta várias frases, inclusive o título do filme.

Imagem de capa do item

Austrália

Como o filme foi gravado na Austrália e o diretor, Taika Waititi, é da Nova Zelândia, existem vários easter-eggs aos locais no filme, principalmente nas cores das naves.

No filme, Commodore, Statesmen, Terrano e Kingswood são todos nomes de naves, mas na verdade, são nomes de carros australianos.

Imagem de capa do item

Duran, Duran

Quando Banner retorna, ele está usando uma camiseta do Duran, Duran, mais especificamente, a capa do álbum Rio. Uma das músicas mais famosas deste álbum é Hungry Like the Wolf (ou Faminto como o Lobo, em tradução-livre).

Isso serve como um prenúncio da luta entre o Hulk e Fenrir no ato final do filme.

Imagem de capa do item

“Lembre-se deste lugar, de casa”

Quando Thor e Loki encontram Odin, ele está na Noruega. Após contar a eles sobre Hela, Odin então diz a frase acima. No filme, ela pode ter dois significados.

Primeiro, pode ser uma referência aos Deuses Asgardianos da mitologia nórdica, que foram adaptados para a Marvel. Muito do que conhecemos da mitologia nórdica veio da Noruega.

Outro sentido pode ser também um prenúncio para o fim do filme, Odin já sabia que Asgard seria destruída e diz para Thor levar os refugiados asgardianos para lá e ali criarem seu novo lar.

Imagem de capa do item

Falso!

O primeiro filme do Thor teve um easter-egg que deixou muitos fãs confusos: Nele, vemos uma manopla do infinito com todas as gemas! Porém, no fim de Era de Ultron também vemos Thanos com a Manopla, deixando claro que irá atrás das joias do infinito, que estão espalhadas pelo universo e não na manopla que está no cofre de Odin.

Obviamente, quando o primeiro filme do Thor foi feito e o easter-egg foi colocado, eles não tinham ideia de que a Manopla e as jóias seriam tão importantes para o resto do Universo Cinematográfico da Marvel.

A solução veio em uma divertida cena com Hela, em que ela explica que Odin amava manter a aparência de ordem e poder, assim, várias coisas em seu cofre eram falsas. Dizendo isso, ela simplesmente joga a Manopla no chão.

Imagem de capa do item

Rei Thor

Em uma recente trama do Thor nos quadrinhos, conhecemos uma nova versão do herói que veio do futuro: O Rei Thor. Ele também não possui um olho e agora é o Rei de Asgard, tendo assumido o posto após a morte de Odin.

Nos quadrinhos, contudo, ele também não possui uma mão. Porém, caso a Marvel queira trazer essa versão do Thor para os quadrinhos, o herói sempre pode perder o membro em Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Skurge

Skurge, o Executor, apareceu no filme como um aliado contrariado de Hela. Nos quadrinhos, Skurge está mais relacionado com a feiticeira Amora, a Encantor, que o seduziu e constantemente o envolvia em seus esquemas.

Também nas HQs, depois de ir junto de Thor para o reino de Hela e resgatar algumas almas, Skurge decide se sacrificar para proteger o Deus do Trovão, lutando sozinho em uma ponte para impedir o avanço dos exército dos mortos de Hela. Como ele faz isso? Usando duas metralhadoras e toda sua coragem. Ele morre defendendo a ponte, mas garante um lugar em Valhalla por seu feito.

Imagem de capa do item

Três Vampiros

Quando Thor está escolhendo suas armas, Korg mostra algumas das alternativas, dentre elas uma estaca de madeira de três pontas. Porém, ele diz que a arma não era muito útil, a não ser que você estivesse lutando contra três vampiros que estivessem bem juntos.

A brincadeira é feita já que um dos filmes mais conhecidos de Taika Waititi, antes de Thor, é O Que Fazemos nas Sombras, que conta a história de três amigos vampiros (o quarto passa boa parte do filme no porão).

Imagem de capa do item

Poderes de Gorr

Nos quadrinhos do Thor, Gorr foi dos maiores inimigos do herói atualmente. Gorr, o Carniceiro dos Deuses, possui, dentre várias habilidades, o poder de invocar armas a seu bel-prazer. Sentindo que Hela precisava de algo a mais além de seus poderes clássicos, Ela ganhou as habilidades de Gorr, de manifestar um número infinito de armas.

Imagem de capa do item

O elmo de Hela

Quando as primeiras imagens da vilã surgiram, vimos que Hela não estava usando seu icônico elmo. Cate Blanchett, no entanto, havia declarado que a Deusa da Morte iria utilizá-lo, mas que apenas em ocasiões bem específicas.

No filme, como pudemos ver, Hela só invoca seu elmo quando está indo para uma batalha e a razão para isso é muito simples: Ele também pode agir como uma arma caso seja necessário.

Imagem de capa do item

Draugr

De acordo com a mitologia nórdica, os Draugr são criaturas que habitam as tumbas de grandes guerreiros para se apossar de seus tesouros valiosos. Eles são o equivalente aos zumbis.

Nos quadrinhos os Draugr são o exército de mortos que servem a Hela, a Deusa da Morte e Senhora da Escuridão. No filme, ela faz com que os seus antigos soldados sejam ressuscitados com o poder da Chama Eterna.

Imagem de capa do item

“O Sol está se pondo…

Durante o filme, em vários momentos, Thor começa a falar ”O Sol está se pondo…” para o Hulk. Isso é uma referência direta a Era de Ultron, onde a Viúva Negra falava isso para o Hulk se acalmar e voltar a ser o Banner.

Também é a mensagem da Viúva, enviada para o herói no final do segundo filme dos Vingadores, que faz com que o Hulk volte a ser Bruce Banner.

Imagem de capa do item

“De onde você é, Miek?”

Nos quadrinhos, pelo menos, Miek veio diretamente de Sakaar. Ele faz parte de uma das quatro espécies sencientes do planeta. Assim, não seria uma boa ideia retornar para o planeta do qual Thor, Loki e Hulk tanto lutaram para escapar.

Imagem de capa do item

Tesseract

Quando Loki vai trazer Surtur de volta à vida para dar início ao Ragnarok, podemos ver ele, rapidamente, dando uma olhada no Tesseract. Os fãs que leram a descrição das cenas do teaser de Guerra Infinita, exibido na Comic-Con de San Diego, já tem uma ideia do que Loki irá fazer com o objeto.

Imagem de capa do item

Guarda-Chuva

Nos quadrinhos, Donald Blake era um disfarce que o Thor utilizou por um tempo. O personagem usava uma bengala para andar, mas quando a batia no chão com força, a bengala se transformava no Mjolnir.

No filme, a bengala se transformou em um guarda-chuva, provavelmente com a magia de Loki, que criou uma ilusão de que o martelo era, na verdade, um guarda-chuva normal.

Imagem de capa do item

Brunhilde

Durante o flashback da Valquíria, quando vemos a queda de suas companheiras pelas mãos de Hela, descobrimos que a personagem de Tessa Thompson só sobreviveu porque uma outra Valquíria se sacrifica e usa seu próprio corpo para defender sua amiga.

Essa outra personagem chama bastante atenção por ser alta, forte e loira, o que a deixa muito parecida com Brunhilde, a Valquíria mais conhecida dos quadrinhos. Ainda que não tenha sido confirmado se aquela era mesmo Brunhilde, continua sendo uma referência muito bacana.

Imagem de capa do item

Stan Lee

Não seria uma produção com personagens da Marvel se não tivéssemos a aparição de Stan Lee, não é mesmo? Em Thor: Ragnarok ele aparece como o barbeiro que raspa a cabeça do Deus do Trovão.

Vale lembrar que essa cena está diferente do que vimos no trailer, já que lá era um personagem aleatório que assumia essa função.