Capa da Publicação

30 Easter Eggs e Referências em Demolidor!

Por Felipe de Lima

Todos os 13 episódios estrearam na sexta-feira (10 de Abril), e nós trouxemos todos os Easter Eggs e referências que conseguimos captar!

Imagem de capa do item

O incidente

É assim que os nova-iorquinos se referem ao ataque chitauri que ocorreu na cidade alguns meses antes na linha temporal onde a série se passa.

Imagem de capa do item

Traje Preto

O traje preto que Matt veste na maior parte da série é claramente inspirado no traje caseiro que Frank Miller deu ao personagem em "O Homem Sem Medo."

Imagem de capa do item

Creel vs Murdock

Assim como Agentes da SHIELD, Demolidor também se passa no Universo Cinematográfico da Marvel, e em dado momento ambas as séries se conectam.

No segundo episódio, descobrimos que Jack Murdock vai lutar contra Carl “Crusher” Creel, O Homem Absorvente que apareceu na Segunda Temporada de Agentes da SHIELD.

Imagem de capa do item

A Torre dos Vingadores

Em vários momento durante a série podemos ver a torre dos Vingadores ao fundo do cenário, mostrando que mesmo sem aparecer, os Maiores Heróis da Terra estão ali!

Imagem de capa do item

O Gladiador

Matt Gerald interpreta Melvin Potter, um estilista que resolveu se tornar um super vilão. Mas o ator também interpretou o personagem White Power Dave no curta All Hail The King.

Logo em sua primeira aparição na série, vemos um pôster da “Revenge Of The Gladiators” ao fundo, as cores azul e amarelo rementem ao traje que o personagem usa nos quadrinhos, além de alguns designs para suas laminas que aparecerem quando ele entrega o traje para o Demolidor.

Imagem de capa do item

Mr. Rigoletto e a origem de Wilson Fisk

Nos quadrinhos, o Rei do Crime era guarda-costas de Rigoletto, antes de trair seu chefe e o assassinar.

A moral de Wilson Fisk não é nítida, muitas vezes servindo de espelho para o Demolidor, o que explica por que essa versão da origem do Rei do Crime foi usada.

Imagem de capa do item

A luta no píer

A primeira cena de luta da série mostra o Demolidor acabando com uma remessa de tráfico humano que estava sendo encaminhada.

Ela reflete à edição #159 de Daredevil, onde vemos Turk Barrett sendo amedrontado pelo vigilante.

Imagem de capa do item

Metalóide

A série também faz referencia ao Metalóide, o homem pernilongo, cujas pernas podem ser vistas na garagem de Melvin Potter.

Imagem de capa do item

Aparência do Rei do Crime

Em seu segundo jantar com Vanessa Mariana, que futuramente se tornará Vanessa Fisk, ela conta a Wilson sobre uma vez em que foi seduzida por um homem com terno branco e lenço, uma referência ao visual tradicional do Rei do Crime nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Enfermeira da Noite

Nos quadrinhos, ela é basicamente uma "reparadora", que os super-heróis da Marvel visitam para fazer uns "reparos", embora Rosario Dawson esteja interpretando uma mistura dela com Claire Temple, vale lembrar que a personagem foi casa com Luke Cage, que ganhará uma série na Netflix em 2016, sugerindo que ela pode servir de conexão para as séries.

Imagem de capa do item

WHIH World News

Como uma ligação mais ampla ao UCM, temos a rede de notícias WHIH, um canal está sediado em Atlanta, e que sempre aparece para cobrir algo relacionado ao Universo Marvel dos cinemas.

Imagem de capa do item

ATLAS

Do outro lado do corredor onde fica o escritório de Nelson & Murdock, temos uma empresa chamada ATLAS.

O logo é quase o mesmo que a Atlas Comics usava antes de se tornar a Marvel.

Imagem de capa do item

Orfanato St Agnes

Esse orfanato sugere mais uma ligação entre a Demolidor e Agentes da SHIELD. É pra lá que Matt é mandado depois da morte de seu pai, e coincidentemente é o mesmo orfanato onde a Agente Skye cresceu.

Imagem de capa do item

Elektra

Em um flashback e quando Matt e Nelson ainda estava na faculdade, Foggy menciona uma garota grega com quem Matt teve um relacionamento, claramente fazendo uma referência à Elektra Natchios

Imagem de capa do item

Rocha

Ao final do episódio 7, Stik fala com um sujeito misterioso, que muitos apontaram se tratar de Master Izo, porém ele é outra pessoa.

Jasson Finney foi creditado como interpretando o personagem Rocha, que também foi criado por Frank Miller. Talvez ele volte a aparecer em uma segunda temporada.

Imagem de capa do item

New York Bulletin

Quando Demolidor começou a ser produzida, a Marvel e a Sony ainda não haviam feito um acordo, por isso foi usado o New York Bulletin.

Ao fundo da Sala de Ben Urich podemos ver notícias sobre a "Batalha de Nova Iorque" e "Hulk contra o Abominável".

Imagem de capa do item

Tentáculo

Havia a expectativa de que o Tentáculo iria ter um papel importante na série para a introdução de Elektra.

Nobu é estabelecido como o chefe de uma organização obscura que, sem dúvidas, é o Tentáculo.

Imagem de capa do item

O Coruja

Bob Gunton interpretou o vilão Leland Owlsley, conhecido como o Coruja, porém o lado "vilão" do personagem não aparece na série.

Por outro lado, quando Melvin Potter aparece fazendo uma proteção para a roupa de Owlsley, as cores escolhidas remetem ao traje clássico do personagem nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Quem estava no escritório antes de Nelson & Murdock?

Na porta do escritório existe uma referência para Van Lunt, o líder do Zodiac International Crime Cartel.

O personagem é novamente referenciado por Leland Owlsley, que afirma que sua empresa vai se beneficiar do aumento dos preços de imóveis em Hell's Kitchen. Explicando que Van Lunt teve que ir para ir a um escritório maior.

Imagem de capa do item

Mercenário

Existem duas referências ao Mercenário, uma nas cartas de Ben Urich, e outra no Sniper que o Rei do Crime contrata para assassinar os policiais.

O fato do Mercenário estar atirando com uma arma não parece muito sugestivo, já que nos quadrinhos ele gosta mesmo é de cartas, porém na cena em que ele monta a arma para atirar nos policiais, podemos ver um ÀS de espadas em sua balsa.

Imagem de capa do item

King Pin

Pra quem não sabe, o nome do Rei do Crime em inglês é Kingpin, a referencia ocorre novamente nas cartas de Ben Urich, onde o Rei (King) está preso ao mural com um pino (Pin).

King Pin, sacaram?

Imagem de capa do item

Guerra Civil

Quando Matt à espera na delegacia, existe um cartaz ao lado dele na parede que diz: "Você não tem de revelar sua identidade para revolver crimes violentos."

Claramente isso não é um acidente, e é difícil evitar a alusão que a mensagem carrega, sendo a premissa central de Guerra Civil.

Há também uma sensação semelhante quando Foggy diz "caras que usam máscaras tem algo a esconder".

Imagem de capa do item

Mike Murdock

Claire Temple se refere a Matt como "Mike", porque ela não sabe seu nome verdadeiro. A referência faz alusão ao personagem Mike Murdock, que era aparentemente um gêmeo (que não era cego) de Matt. Inevitavelmente Mike era apenas Matt fantasiado.

Imagem de capa do item

Garotas Más

Em dado momento, Foggy fala sobre os interesses amorosos de Matt, dizendo que se há uma mulher deslumbrante e com caráter questionável, Matt Murdock vai acabar atraído por ela.

Essa é uma avaliação bastante real sobre a história romântica de Murdock. Ele se apaixonou por Elektra (uma assassina), Viúva Negra (também) e agora rolou algo entre ele e Karen Page (que tem se mostrado bastante "fatal").

Imagem de capa do item

Punho de Ferro

O Punho de Ferro será o personagem mais difícil de se introduzir aos Defensores, mas a Netfliz já tem preparado o terreno

Além do logo da Serpente de Aço na heroína que Gao está vendendo, existem outros indícios de que ela está ligada a K'un Lun, que desempenhará um papel fundamental na série do Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Stan Lee

Stan Lee infelizmente não faz uma aparição na série, o que é frustrante se pararmos para pensar no quão envolvido ele tem estado.

Mas em determinado momento, podemos ver um retrato do lendário roteirista na 15ª delegacia de policia.

Imagem de capa do item

Padre Lanton

O padre para quem Matt se confessa já apareceu nos quadrinhos dos Fugitivos na Marvel, dando refugio ao grupo.

Imagem de capa do item

Roxxon

O nome Roxxon é levantado quando Murdock e Nelson ainda trabalhavam para a Landman/ Zakk.

Faz sentido eles terem advogados, já que eles são demônios corporativos tanto em Agente Carter quanto em Homem de Ferro 2.

Imagem de capa do item

Terno branco

Muitos fãs estavam loucos para ver o Rei do Crime vestindo sua clássica roupa branca. Eles puderam ter um vislumbre disso quando Wilson vai para a prisão!

Imagem de capa do item

Traje Vermelho

Quando Matt finalmente usa o traje vermelho, é notável que ele não é exatamente fiel ao clássico, porém, ele ainda sim é inspirado nos quadrinhos, sendo uma mistura do traje utilizado no jogo Marvel Heroes com o traje visto na edição #321.

E aí, conseguiram entender todas as referências? Notou mais alguma que não foi citada? Não esqueça de comentar!

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown