Os 26 melhores jogos de PlayStation 4

Capa da Publicação

Os 26 melhores jogos de PlayStation 4

Por Equipe Legião dos Heróis

Uma nova geração de consoles vem aí, mas não é por isso que precisamos esquecer a atual. Na verdade, a época do PlayStation 4 foi uma das melhores de todos os tempos para o mundo dos jogos – alguns diriam até que A melhor.

Para celebrar esses anos dourados que passamos juntos do PlayStation 4, separei aqui os 26 melhores jogos do console! Teve coisa boa pra caramba nessa geração e só nos faz esperar projetos ainda melhores do PS5.

Pega seu DualShock e vem comigo!

Imagem de capa do item

Bloodborne

Não vou mentir para vocês: esse e o próximo item são MUITO parciais. Bloodborne é o game favorito dessa geração para o redator que vos fala e acredito que ocupa o mesmo espaço para muita, muita gente.

Mesmo que seja mais conhecida pela franquia Souls, é em Bloodborne que a FromSoftware atingiu seu ápice de qualidade, seja na narrativa, jogabilidade, construção de mundo, enfim, este é um dos games exemplares da linha do PlayStation 4.

Mais interessante é que ele foi lançado no início da geração, em 2015, não recebeu port ou grande atualização além da sua DLC primorosa, The Old Hunters, e mesmo assim conquistou uma base de fãs fiéis que continua investindo no título.

Tema o Sangue Antigo, mas não a história dele!

Imagem de capa do item

Sekiro: Shadows Die Twice

Anos depois, a FromSotware acertou mais uma vez com outro título separado da franquia Souls: Sekiro. O primeiro Game of The Year do estúdio foi ainda mais além que Bloodborne, em um épico shinobi para ser relembrado por gerações.

Possivelmente o game soulsborne mais difícil que você vai jogar, Sekiro te ensina seus métodos no suor e sangue - mas você vai aprender, querendo ou não. A jogabilidade aqui é inteligente e não apenas requer, mas rouba sua atenção. Isso sem contar o mundo fantástico e a história que esse jogo apresenta. Um marco para a geração e para a indústria como um todo.

Imagem de capa do item

Marvel’s Spider-Man

Saindo dos títulos da FromSoftware, que tal falar de heróis? Depois de muito tempo com o Batman monopolizando os jogos super-heróicos “de qualidade” na saga Arkham, o Aranha veio para lembrar que estava entregando games incríveis desde o início dos anos 2000.

Marvel’s Spider-Man é aquele tipo de jogo que você sente a dedicação e carinho que a equipe da Insomniac colocou enquanto produzia o game. É um quadrinho e um filme ganhando vida nas suas mãos, com um sistema de combate fenomenal, uma narrativa que entra para as melhores histórias do Homem-Aranha e um mundo vivo, detalhado e prazeroso de se explorar. Enfim, o melhor jogo da Marvel e um dos melhores da geração PS4.

Imagem de capa do item

Devil May Cry V

Nessa geração, a Capcom voltou com tudo! A clássica desenvolvedora entregou jogos de tirar o fôlego visualmente, em jogabilidade e história, deixando um período um tantinho complexo para trás. E entre esses títulos, Devil May Cry V foi um dos que mais brilhou.

Este é um game para fãs das antigas da franquia, para quem conheceu e gostou do reboot em DMC ou para aqueles que começaram justamente nele. Devil May Cry V serve como continuação, soft reboot e como o melhor da saga, entregando o gameplay mais incrível, insano e versátil de todos os tempos, explorando tudo aquilo que a aventura do Dante tem de melhor. Devil May Cry elevado à última potência!

Imagem de capa do item

Horizon Zero Dawn

Você sabe que a geração do PS4 foi especial justamente por ter apresentado uma nova IP que já se tornou um dos melhores exclusivos de PlayStation de todos os tempos: Horizon Zero Dawn.

Horizon é um game que atende quase qualquer tipo de público com extrema qualidade. Esse é para quem gosta de gráficos belíssimos, mundo aberto bem construído, premissa e narrativas de primeira, jogabilidade realmente nova e diversa, personagens carismáticos e por aí vai.

Não é por menos que a Aloy já é uma das faces da PlayStation e a continuação de Horizon um dos principais lançamentos de PS5.

Imagem de capa do item

Crash Bandicoot 4: It’s About Time

Esse veio para fechar a geração com chave de ouro - ou de diamante. A trilogia remake ou o Team Racing poderiam entrar aqui, mas foi Crash Bandicoot 4 que trouxe essa franquia para o presente, depois de anos estagnada, de certa forma, no PlayStation 1.

Crash 4 é impecável e a Toys For Bob merece palmas pelo trabalho empregado no game. É divertido e viciante ao extremo, magnífico visualmente, feito para fãs e iniciantes e um sucessor digno da saga aclamada da Naughty Dog de mais de 20 anos atrás.

It’s About Time é tudo o que um jogo do Crash precisava ser e ainda mais, com uma personalidade e carisma semelhantes aos dos títulos aclamados anteriores, mas não exatamente iguais. Na verdade, é tudo o que um plataforma e games no geral precisam ser! Não tinha como fechar melhor essa geração.

Imagem de capa do item

Control

Uma surpresa entre os lançamentos de 2019, Control merece toda a aclamação que recebe. Criado pela Remedy, a melhor descrição para esse título é uma mistura perfeita de Fringe com algum filme do David Lynch e um tantinho de Stanley Kubrick, tudo junto, em formato de game, para você controlar. Absurdo, né?

A jornada da Jesse na Velha Casa é arrepiante, instigante e um absurdo de narrativa, gameplay e personalidade. É um título onde você consegue sentir o tamanho do trabalho empregado pela equipe para entregar não só um jogo, mas uma experiência que vai te marcar de alguma forma. Inesquecível é a palavra certa para Control.

Imagem de capa do item

Final Fantasy VII Remake

Depois de muita, muita, muita espera, fomos contemplados nesse ano com a primeira parte do remake de Final Fantasy VII. Mas valeu toda a espera? Com toda certeza!

FFVII Remake é bem sucedido em tudo o que se propõe; seja em design, jogabilidade - um dos melhores RPGs de ação de todos os tempos - e narrativa; ele te entrega uma história nova baseada em um conto conhecido. Há discussões, claro, mas isso sempre soubemos que iria acontecer, né?

Como um Remake, FFVII se dá a liberdade de explorar caminhos diferentes e recomeçar a jornada épica do lendário Final Fantasy VII. No fim das contas, se você já narrou uma história, ela precisa de novos elementos para ser repetida e ainda manter a atenção do ouvintes, não?

Imagem de capa do item

Persona 5

Falando em franquias JRPGs icônicas, no sentido narrativo pode até ser discutível o caso, mas no PS4 a Atlus entregou o seu melhor Persona.

Persona 5 é uma aventura tão sensacional e única que é até difícil descrever. No papel do Joker, você é arrebatado por uma montanha-russa emocional lotada de personagens carismáticos, **uma das melhores trilhas sonoras dos games de todos os tempos*** e um combate em turnos incrível, que realmente funciona nessa geração sem parecer datado.

A melhor descrição para esse game é a de verdadeiramente jogar e viver um anime shonen. É uma experiência sem igual e que vai grudar esses personagens, músicas, conceitos e situações na sua cabeça para sempre.

Imagem de capa do item

Ghost of Tsushima

Não tem outra palavra senão épico para descrever essa criação da Sucker Punch. O último exclusivo de PlayStation 4, Ghost of Tsushima fechou os originais dessa geração da melhor maneira possível!

Diferente de tudo o que o estúdio já fez, a jornada de Jin Sakai te dá a chance de jogar um filme de samurai clássico, com um mundo aberto excepcional, personagens interessantíssimos, jogabilidade diversa e extremamente divertida e aquela história sobre honra, poder e dicotomias que nós amamos.

Daqueles games que te fazem querer jogar de novo mesmo depois de ter completado 100% do conteúdo.

Imagem de capa do item

InFamous: Second Son

Falando na Sucker Punch, o estúdio também iniciou a geração da maneira certa. inFamous: Second Son é um game de heróis e vilões original, fora do eixo Marvel / DC, que entrega uma história digna das melhores sagas e personagens dos quadrinhos.

Na verdade, Second Son fez coisas lá em 2014 que muitos games hoje não conseguem entregar tão bem assim, seja em narrativa, gameplay ou construção de mundo. A aventura do Delsin nesse universo caótico de super-poderes prende do começo ao fim e te faz questionar se o caminho heroico é realmente satisfatório.

Imagem de capa do item

NieR: Automata

Nem só de Final Fantasy e Kingdom Hearts vive a Square Enix. Ainda que o primeiro NieR tenha se tornado bastante popular com os fãs de JRPG quando foi lançado, lá em 2010, foi com Automata que a saga deslanchou de vez.

NieR: Automata é para quem quer se viciar em uma nova história fantástica da Square. Ele te apresenta personagens e um universo exuberante, tecnológico e digno dos melhores RPGs das eras passadas.

É uma narrativa sem igual - para balançar seu emocional e levantar todo tipo de questão existencial - sobre heróis que já estão marcados na cultura pop para sempre.

Imagem de capa do item

Monster Hunter World

Com um filme a caminho e vários derivados sendo anunciados, Monster Hunter World marcou a geração do PS4 não exatamente por história ou algo do tipo, mas pelo mundo brilhante que apresenta, povoado pelos monstros mais legais que você já viu ou enfrentou em jogos, e um gameplay que é verdadeiramente viciante e divertido.

O grande ás na manga de Monster Hunter World é que você quer investir cada vez mais na sua jogatina, melhorar suas habilidades, conquistar as armaduras e armas mais incríveis, derrotar os monstros mais poderosos… enfim, é um título que te desafia constantemente e não subestima a sua capacidade.

Isso sem contar que recebeu uma DLC tão grandiosa quanto o próprio game base, Iceborne, garantindo mais e mais horas de caça e conquista.

Imagem de capa do item

The Witcher 3

The Witcher 3 foi definitivamente um game que marcou a geração. Trazendo uma enxurrada de conteúdo robusto na forma de diversas quests e objetivos realmente interessantes e imersivos, o game tornou Geralt De Rívia um personagem mais popular do que nunca, garantindo até uma série da Netflix.

Com uma história incrível, personagens cativantes, um mapa que dá gosto de explorar e quests inesquecíveis, The Witcher 3 é uma pedida obrigatória na sua biblioteca do PS4.

Imagem de capa do item

God of War

God of War era uma franquia que demonstrava sinais de cansaço. Como reinventar Kratos para uma nova geração? O estúdio Santa Monica deu conta do recado, mostrando um personagem maduro que carrega cicatrizes de seu passado enquanto embarca numa jornada com seu pequeno filho, Atreus.

Trocando a mitologia grega pela nórdica e alterando a fórmula do combate para modernizá-la, God of War ganhou o prêmio de game do ano em 2018 e já tem sequência confirmada no PS5.

Imagem de capa do item

The Last of Us Part 2

Chegando no finalzinho da geração, The Last of Us Part 2 entregou uma experiência narrativa carregada que dividiu muitos jogadores. Lidando com temas de vingança e explorando ainda mais a ramificação da violência num mundo pós-apocalíptico, o game trouxe gráficos estonteantes e momentos de tirar o fôlego que certamente ainda irão render discussões no futuro.

Ame ou odeie, é inegável que a jornada de Ellie por vingança em Last of Us 2 marcou a geração.

Imagem de capa do item

Grand Theft Auto V

Mesmo sendo da geração passada, GTA V brilhou nos consoles modernos. O game você já conhece, ou pelo menos ouviu falar. Nele, temos um mapa-aberto que concede uma liberdade enorme, repleto de atividades e missões, além de uma trama principal dividida entre os três protagonistas Michael, Trevor e Franklin.

Assaltos, fugas de carro, easter-eggs alienígenas, GTA V oferece de tudo um pouco e faz isso muito bem, sendo um título ainda muito revisitado pelos seus fãs cativos no PS4.

Imagem de capa do item

Resident Evil 2 Remake

Resident Evil 2 foi uma grata surpresa na geração, reinventando o clássico título de survival horror da Capcom para os dias modernos com perfeição. Alguns aspectos do gameplay e da narrativa foram modificados, mas tudo pareceu clicar perfeitamente, entregando um dos games mais intensos que você terá o prazer de experimentar em seu Playstation 4.

Ah, e o Mr. X foi definitivamente mais assustador que o Nemesis de RE3 Remake.

Imagem de capa do item

Death Stranding

O jogo mais Hideo Kojima que Hideo Kojima já fez, para o bem e para o mal. Graficamente belo e com uma história completamente surtada, Death Stranding dividiu a opinião dos jogadores devido a sua proposta de gameplay, focada em entregar pacotes e atravessar os desníveis do mapa com perfeição.

É uma das experiências mais "fora da caixa" que você encontra na geração, uma boa pedida pra quem quer fugir do mais do mesmo.

Imagem de capa do item

Uncharted 4: A Thief's End

A última aventura de Nathan Drake nos consoles (pelo menos por enquanto) foi um estouro. Divertido e repleto de ação, o game da Naughty Dog deu um desfecho digno ao personagem.

Na trama, Drake reencontra seu irmão. Ele está em perigo e, juntos, embarcam numa caça por um tesouro pirata que os fascina desde pequenos.

Com sequências de ação impecáveis e paisagens absurdamente belas, você precisa experimentar Uncharted 4 em seu Playstation 4.

Imagem de capa do item

Red Dead Redemption 2

Outro da Rockstar na lista, Red Dead Redemption 2 trouxe um mapa imenso, belo e imersivo. Cada paisagem no game é um presente, cada personagem que você conhece é carismático ou odiável, tudo aqui parece marcante, de certa maneira.

É simplesmente muito bom se perder nas paisagens e atividades de Red Dead Redemption 2, sem falar na trama que vemos se desenrolar até um final meio... agridoce, pra dizer o mínimo.

Imagem de capa do item

Shadow of the Colossus

Um clássico da era PS2 que retornou refeito para a geração PS4 foi Shadow of the Colossus. No game, você vaga por um mapa idílico enquanto busca criaturas gigantes que deve derrotar. Refeito com primor pela Bluepoint Studios para você revisitar no Playstation 4, o game é bem minimalista em suas mecânicas, fazendo muito com pouco e sendo uma experiência obrigatória.

Imagem de capa do item

Dark Souls III

O terceiro capítulo da trilogia Souls é uma das melhores portas de entrada para os iniciantes. O jogo é mais ágil e dinâmico que seus antecessores (consequentemente sendo mais fácil) mas ainda entrega sua parcela de desafios. Com áreas incríveis e alguns dos melhores chefes de toda a saga, DS III é outro título de respeito disponível no catálogo do Playstation 4.

Imagem de capa do item

The Last of Us Remastered

Resgatado do PS3, você pode viver a primeira aventura de Joel e Ellie no Playstation 4 em um título remasterizado que retoca os gráficos originais.

Misturando ação, drama e horror, Last of Us foi um marco do PS3 que merece sua atenção ainda hoje, mesmo depois de sua excelente sequência. Disponível para PS4, o game possui acordes emocionais que com certeza vão deixar o seu olho meio marejadinho. Se já jogou, vale revisitar. Se não jogou, não dá pra perder a oportunidade.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat 11

Mortal Kombat é uma franquia que já está entre nós há décadas, sempre conseguindo se reinventar e ditar tendências no gênero dos jogos de luta. Nesta geração não foi diferente. Mortal Kombat 11 trouxe toda a violência e dinamismo que a gente queria para o Playstation 4, PC e Xbox, incluindo novos personagens e velhos conhecidos.

Com uma trama focada em definir um novo curso para a franquia, Mortal Kombat 11 revisitou as raízes nostálgicas da marca e entregou um prato cheio aos fãs.

Imagem de capa do item

Resident Evil 7

Resident Evil 7 marcou o retorno da franquia às raízes do survival horror. Ainda que a característica câmera em terceira pessoa tenha sido substituída por uma em primeira, o horror se tornou mais imersivo. Com uma intrigante nova história, vilões grotescos e batalhas insanas, Resident Evil 7 é outro dos melhores 26 melhores jogos disponíveis para PS4.