20 melhores animes que já passaram na TV aberta brasileira

Capa da Publicação

20 melhores animes que já passaram na TV aberta brasileira

Por Evandro Lira

Muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com anime nas exibições que as redes de TV aberta do Brasil fizeram. Para uma geração, essa era a única maneira de se ter contatos com essas obras que, sem dúvida, fizeram parte da sua formação.

Sendo assim, nada mais justo do que a gente relembrar 20 dos melhores animes que já passaram na tv aberta brasileira.

Imagem de capa do item

Monster Rancher

Exibido por aqui pela primeira vez na Globo no início dos anos 200, esse anime baseado na franquia de videogames de mesmo nome fez um bom sucesso entre as crianças da época.

Na trama de Monster Rancher, acompanhamos Genki, um garoto viciado em videogames que por ter vencido uma competição ganha como prêmio um novo jogo que ainda não saiu no mercado. O jogo, porém, puxa Genki pra dentro do seu universo, repleto de monstros que nascem de discos. Ele se junta com uma garota chamada Holly, e se torna amigo de vários monstros, entre eles Suezo, Mocchi, Lebre, Tigre e Golem.

Imagem de capa do item

Pokémon

O único jeito de alguém não ter ouvido falar de Pokémon é ter vivido em uma caverna nos últimos 25 anos. Até as mães conhecem Pokémon, mesmo que para algumas delas todos sejam o Pikachu.

O anime, que virou febre no mundo inteiro, adaptou o jogo da Nintendo que já vinha cativando cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Passado tantos anos, Pokémon é ainda uma das franquias mais lucrativas e queridas da cultura pop, com o anime ganhando episódios novos até hoje.

Imagem de capa do item

Samurai X

Samurai X é imensamente amado pelo público que acompanhou animes na TV aberta. Nele conhecemos Kenshin Himura, um pacifico espadachim que prometeu nunca mais matar. Entretanto, seu passado como retalhador a serviço da Ishin Shishi sempre volta para assombrá-lo e ele sempre se vê quase que obrigado a largar sua vida pacífica para proteger aqueles que ama.

Somando o fato de misturar muito dos acontecimentos históricos reais do Japão com cenas sensacionais de lutas de espadachins, Samurai X se tornou um dos melhores animes já exibidos na nossa TV.

Imagem de capa do item

Yu Yu Hakusho

No corre-corre da cidade grande, conhecemos um detetive espiritual que ganhou o coração de todos os fãs na época em que Yu Yu Hakusho foi exibido na Rede Manchete.

Para muitos, o anime é considerado o melhor que já passou na TV brasileira, e isso se deve às incríveis cenas de lutas, personagens cativantes, e claro, a história e o desenvolvimento de Yusuke Urameshi. Isso sem falar de um dos melhores vilões dos animes, Toguro.

Imagem de capa do item

Shinzo

Um anime que nem todos se lembram, Shinzo apresenta um mundo futurístico incrível onde criaturas conhecidas como Enterranos tomam a Terra e a renomeiam à sua imagem: Enterra.

Durante a série três Enterranos com poderes do meteoro tentam proteger a última humana sobrevivente para restaurar a raça humana, os três querem levá-la para Shinzo, um castelo que protegia os humanos. No Brasil, Shinzo foi exibido na Fox Kids, Jetix e na Rede Globo.

Imagem de capa do item

Medabots

Mais um para a linha de animes que adaptaram jogos para as telas de TV. Medabots narra as aventuras de Ikki e seu medabot Metabee.

Era originalmente um jogo para Game Boy lançado em 1997. Exibido na Rede Globo, a série divertiu uma geração de crianças colocando robôs em competição uns com os outros.

Imagem de capa do item

Fly, O Pequeno Guerreiro

Acho que só de ler o nome e ver a imagem você provavelmente já começou a cantar a música de abertura. O anime, exibido no SBT nos anos 90, apresentou Fly, um menino que vive numa ilha de monstros bondosos que sonha em ser um herói.

Mas infelizmente Fly, O Pequeno Guerreiro não teve de fato um final digno pois a Toei entrou em desentendimento com a Square-Enix, detentora dos direitos do RPG Dragon Quest, onde Fly foi inspirado.

Imagem de capa do item

Os Cavaleiros dos Zodíacos

Dá para dizer que foi Os Cavaleiros do Zodíaco quem causou a grande revolução dos "desenhos japoneses" na TV brasileira.

O anime virou febre entre as crianças nos anos 90, quando foi exibido na Rede Manchete e dispensa apresentações. A história dos cavaleiros tem até hoje uma base de fãs muito grande no nosso país.

Imagem de capa do item

Sailor Moon

Sailor Moon gira em torno de defensoras renascidas de um reino que está ameaçado novamente pelas forças do mal. As personagens principais são adolescentes que podem se transformar em heroínas representando a Lua e os planetas.

Durante sua primeira exibição na extinta Rede Manchete, Sailor Moon fez muito sucesso por ser um anime protagonizado exclusivamente por garotas. Mas não se engane, tinha muito marmanjo que adorava assistir Sailor Moon e não tem nenhum problema nisso!

Imagem de capa do item

Dragon Ball

Aqui está outro anime que basicamente dispensa qualquer apresentação. A franquia japonesa Dragon Ball criada por Akira Toriyama é uma mais famosas em todo o mundo.

Goku é sem dúvida um dos protagonistas de anime mais amados que já existiram, e as inúmeras sagas diferentes presentes na franquia agradam os fãs até hoje. Não dá para dizer que não marcou a vida de muita gente, não é?

Imagem de capa do item

Samurai Warriors

Ainda na Manchete, Samurai Warriors trouxe um time de Samurais com grandes poderes que queriam impedir que um grande mal retornasse e dominasse o mundo.

Hector, César, Jorge, Tristan e Tommy nos foram apresentados e sem muito esforço caíram nas graças do público. Toda a trama tinha um pouco de espiritualismo e misticismo, algo muito divertido de assistir.

Imagem de capa do item

Inuyasha

Inuyasha foi exibido na Rede Globo por tempo suficiente para ganhar muitos fãs por aqui. No entanto, sua exibição não durou muito tempo devido a alguns problemas envolvendo a classificação indicativa do horário. Assim, muita gente passou a conhecer mais Inuyasha através da exibição no Cartoon Network.

O anime conta a jornada de Kagome, uma humana que acaba encontrando o hanyou Inuyasha e ambos precisam enfrentar os yokais para juntar os fragmentos da joia de quatro almas.

Imagem de capa do item

Yu-Gi-Oh

Outro anime que ficou bastante popular no Brasil através da Rede Globo foi Yu-Gi-Oh. Baseado num mangá, a trama segue a história de um menino chamado Yugi Muto, que remonta o antigo Enigma do Milênio, e desperta um espírito dentro de seu corpo, alguém extremamente estrategista e um grande jogador capaz de vencer qualquer um no jogo de cartas.

Jogo de cartas que, aliás, virou febre no Brasil, nos quais os participantes batalham entre si simulando um duelo de monstros. O anime foi responsável pela popularização do Trading Card Game em vários lugares, incluindo no nosso país.

Imagem de capa do item

Beyblade

Outro anime que virou sensação entre as crianças dos anos 2000 foi Beyblade, exibido na TV Globinho. A história foca em um grupo de garotos que participam de batalhas usando suas Beyblades - uma espécie de pião japonês com tecnologia.

A popularidade do anime foi tamanha que era normal que todas as crianças da época tivessem suas próprias Beyblades e as usasse para travar batalhas épicas com os seus amigos.

Imagem de capa do item

Sakura Card Captors

Esse anime é até hoje um dos mais lembrados quando se trata das manhãs dos anos 2000 na Globo.

Sakura Card Captors conta a história de Sakura Kinomoto, uma garota de 10 anos que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Seu trabalho então, é reunir todas elas e resolver os transtornos que elas causam na cidade onde ela vive.

Imagem de capa do item

Shurato

Hoje é comum ouvir dizer que Shurato veio como um Cavaleiros do Zodíaco genérico, mas a verdade é que na época que ele foi exibido na Rede Manchete, ninguém se importava com isso.

Afinal, era apenas muito bom ter mais um anime que tratava de cavaleiros de alguma "mitologia" trajando armaduras e defendendo uma deusa com grandes poderes.

Imagem de capa do item

Guerreiras Mágicas de Rayearth

Outro anime composto apenas por protagonistas femininas que fez muito sucesso quando foi exibido no SBT é Guerreiras Mágica de Rayearth. A série conta que durante uma excursão escolar à torre de Tóquio, três estudantes são convocadas pela Princesa Emeraude para salvarem Cefiro. Ao chegarem lá, elas são recebidas pelo Guru Clef que dá início à jornada das meninas para se tornarem guerreiras lendárias capazes de salvar aquele mundo.

Imagem de capa do item

Digimon

Um grande sucesso no início dos anos 2000, Digimon se concentra na história de algumas crianças e adolescentes que foram transportados a um mundo digital habitado por criaturas fantásticas. Cada temporada se concentrava num grupo diferente de "Digiescolhidos", onde uma nova leva de monstrinhos digitais era apresentada.

A primeira e a segunda temporada eram mais conectadas, enquanto a terceira e a quarta trouxeram mudanças bem relevantes para a franquia. No Brasil, a série ganhou popularidade ao ser exibida nas manhãs da Globo, embalada pela música-tema cantada por Angélica.

Imagem de capa do item

Street fighter II Victory

Street Fighter Victory é um daqueles raros exemplos que comprovam que dá para fazer um boa adaptação alterando bastante da obra original.

O anime fez uma releitura da história do jogo Street Fighter e mudou muitas coisas, mas ninguém se incomodou com isso já que a trama que foi apresentada era simplesmente sensacional. A série foi exibida pelo canal SBT durante a década de 1990.

Imagem de capa do item

Naruto

Naruto foi exibido no SBT e se tornou uma das maiores febres de anime dos últimos anos e dispensa apresentações.

E antes mesmo de estrear na tv aberta, o anime já era um grande sucesso no Brasil, pois ao contrário da época dos lançamentos de Cavaleiros do Zodíaco ou Yu Yu Hakusho, dessa vez a internet havia permitido que o público em geral conhecesse o que estava fazendo sucesso pelo mundo antes mesmo de que chegasse nas emissoras brasileiras. Mesmo assim, após o lançamento no SBT, Naruto se popularizou ainda mais por todo o Brasil.