Capa da Publicação

20 filmes de terror inspirados em histórias reais!

Por Fernando Maidana

Aqui, estão 20 exemplos que tiveram suas origens em algum acontecimento real e poderão tornar sua experiência muito mais aterrorizante!

Imagem de capa do item

O Massacre da Serra Elétrica

O assassino em série Leatherface foi inspirado em Ed Gein.

Apesar de só ter confessado dois crimes, Ed era o principal suspeito de outros 5 assassinatos. O criminoso também violava túmulos no cemitério e usava restos mortais para criar utensílios e vestimentas.

Além de uma máscara feita com o rosto de Mary Hogan, uma de suas vítimas, a polícia encontrou um abajur forrado com pele humana, um cinto de mamilos, tigelas feitas de crânio, meias feitas de pele, entre outros acessórios bizarros.

Imagem de capa do item

Horror em Amityville

Certamente a casa mal-assombrada mais famosa de todos os tempos.

Em 1974, Ronald Defeo assassinou seus pais e seus quatro irmãos com uma carabina. O jovem era viciado em drogas, mas afirma que foi motivado por uma força que não conseguia explicar.

O que mais intriga os investigadores é que todos os membros da família foram mortos enquanto dormiam e ninguém tenha acordado com os disparos. Os vizinhos também não ouviram nada.

Um ano depois, a família Lutz se mudou para a casa, mas ficaram ali por apenas 28 dias. Eles afirmaram que eram atormentados por estranhas aparições, portas e janelas batiam, enxames de moscas apareciam repentinamente e ouviam barulhos de tiros.

Imagem de capa do item

Mar Aberto

O casal americano Tom e Eileen Lonergan decidiram passar as férias na Austrália e aproveitaram para mergulhar na Grande Barreira de Corais Australiana.

Infelizmente, enquanto os dois ainda estavam submersos, o barco da equipe de mergulhadores partiu sem perceber que eles haviam sido deixados para trás. Os instrutores só se deram conta do erro dois dias depois, quando encontraram os pertences do casal no barco.

Uma equipe de buscas foi enviada ao local, mas os Lonergan jamais foram encontrados.

Imagem de capa do item

Gêmeos, Mórbida Semelhança

Estrelado por Jeremy Irons o filme conta a história dos irmãos gêmeos Stewart e Cyril Marcus.

Os irmãos eram idênticos e compartilhavam cada momento de suas vidas. Cresceram muito próximos e fizeram a faculdade de medicina juntos.

Ambos tornaram-se ginecologistas e realizaram procedimentos que seus pacientes consideravam milagrosos, já que eram especialistas em fecundação artificial e auxiliavam casais que não conseguiam ter filhos.

Depois que Cyril se divorciou, tornou-se viciado em medicamentos anestésicos e seu irmão, Stewart, assumiu seu lugar em sua clínica sem que os pacientes percebessem.

Com o tempo, Stewart também tornou-se viciado em drogas. As pessoas diziam que os irmãos tinham uma ligação tão forte que dividiam uma mesma vida em dois corpos.

Os irmãos foram encontrados mortos no apartamento de Cyril. Ambos estavam nus. Os legistas concluíram que Stewart morreu de intoxicação por medicamentos, mas o corpo de Cyril estava livre das drogas e, até hoje, sua morte é um mistério.

Alguns acreditam que, realmente, os dois eram apenas um e como Stewart morreu, Cyril também acabou indo a óbito consequentemente.

Imagem de capa do item

O Exorcismo de Emily Rose

O filme conta a história de Anneliese Michel que supostamente foi possuída por diversos demônios e acabou morrendo durante o exorcismo.

Os pais da garota e os padres responsáveis pelo procedimento foram condenados por homicídio negligente por não terem recorrido ao tratamento médico quando as condições da jovem começaram a se agravar.

Anneliese passou por 67 sessões de exorcismo, que chegavam a durar até 4 horas. O relatório da autópsia indicou que a jovem morreu de desidratação e desnutrição.

Imagem de capa do item

Retrato de um Assassino

O filme conta a história de Henry Lee Lucas. Quando criança, Henry sofria abusos por parte de sua mãe e praticava relações sexuais com seu irmão mais velho que o ensinou a torturar, estuprar e matar animais.

Aos 14 anos, cometeu seu primeiro assassinato e foi responsável por mais de 600 mortes até ser preso por porte de arma ilegal. Somente depois de sua prisão, o criminoso confessou seus assassinatos em troca de regalias dentro da prisão.

Morreu em 2001 devido a uma falha cardíaca. Henry costumava falar de seus crimes com naturalidade.

"Matar alguém é como caminhar pela rua. Se eu quisesse uma vítima, eu ia e obtinha uma."

Imagem de capa do item

Zodíaco

Considerado o crime perfeito, Zodíaco conta a história do serial-killer que ficou conhecido como Assassino do Zodíaco.

O criminoso atuou em um período de 10 meses e fez 7 vítimas. Ele enviava cartas criptografadas à imprensa revelando qual seria seu próximo crime.

Até hoje, três de suas mensagens não foram decifradas.

Imagem de capa do item

Os Estranhos

Apesar da produção negar, o filme possui muitas semelhanças com o famoso caso dos Assassinatos de Keddie.

Keddie é uma estância turística localizada na Califórnia.

No ano de 1981, Sheila, sua família e alguns amigos estavam acampados no local. A jovem, de 14 anos, foi passar a noite com alguns amigos em uma cabana vizinha e quando retornou encontrou os corpos de sua mãe, seu irmão e seus amigos amarrados e esfaqueados em frente à lareira.

A cabana estava destruída e haviam cortes de faca por toda a parede. A irmã de Sheila, Tina, de 12 anos, não foi encontrada.

Os turistas se afastaram do local que hoje, basicamente, é uma cidade fantasma.

Três anos depois dos assassinatos, em 1984, a cabeça de Tina foi encontrada a 50km do local dos crimes. Desde então, nenhuma outra informação veio à tona.

Ninguém foi preso e os assassinatos continuam sem solução até hoje.

Imagem de capa do item

Wolf Creek: Viagem ao Inferno

O filme é baseado na história do australiano Ivan Marko Millat, que assassinou sete mochileiros entre 1989 e 1992.

Ivan tinha uma estranha propensão a perseguir estrangeiros e gostava de caçar suas vítimas como animais. Ele sequestrava viajantes que pediam carona na estrada e os soltava em meio à floresta, perseguindo-os e torturando-os lentamente até a morte.

O assassino foi condenado a prisão perpétua, mas se declara inocente de todas as acusações.

Imagem de capa do item

O Exorcista

Um dos maiores clássicos do terror.

O filme é inspirado na história de Roland Doe, um garoto de 14 anos que começou a passar por estranhos fenômenos depois que tentou utilizar Tábuas de Ouija para se comunicar com uma tia que havia falecido.

Depois de algum tempo, o jovem começou a perceber manifestações paranormais. Barulhos durante a noite, móveis que se moviam e mudanças repentinas em sua personalidade.

O garoto passou pelo exorcismo luterano, mas o demônio só abandonou seu corpo quando Robbie foi batizado na igreja católica e recebeu a hóstia pela primeira vez.

Depois do exorcismo, o garoto passou quatro dias em coma e quando acordou não se lembrava de nada, apenas da imagem de São Miguel Arcanjo.

Imagem de capa do item

A Maldição dos Mortos Vivos

Um clássico de Wes Craven, o filme narra a jornada macabra de um homem ao misterioso mundo da magia negra.

Conta a história de Clairvius Narcisse, o primeiro zumbi da história, embora bem diferente da imagem que temos do monstro atualmente.

O irmão de Clairvius estava interessado em apossar-se das terras de seu irmão e encomendou sua morte a um bruxo. Clairvius morreu e sua irmã assinou seu atestado de óbito. Dois dias depois de ser enterrado, Clairvius levantou de seu túmulo e passou a servir como um escravo do bruxo.

Apesar de existirem diversos documentos comprovando que, realmente, o fato aconteceu, o fenômeno não é reconhecido por nenhuma instituição de estudo.

Imagem de capa do item

A Última Profecia

O filme é baseado na lenda do Mothman uma suposta criatura sobrenatural cuja aparição está associada a futuros desastres.

O estranho ser com cerca de 2 metros de altura, olhos vermelhos, asas de morcego e que emite grunhidos como os de um rato, não faz mal algum a quem o observa, mas sua presença precede acontecimentos como acidentes aéreos e incêndios.

Seu último avistamento foi pouco antes da queda da Silver Bridge em Ohio, que culminou na morte de 46 pessoas.

Imagem de capa do item

Possessão

O filme é baseado na história de Havela, a última sobrevivente de sua família que conseguiu escapar de um campo de concentração nazista.

Na intenção de acabar com a guerra, Havela tentou realizar um ritual para invocar um espírito. Percebendo que não conseguiria controlá-lo, a mulher conseguiu trancar o espírito dentro de uma caixa de vinho.

Anos depois, ela se mudou para os Estados Unidos com sua neta. Ela disse à jovem que a caixa jamais deveria ser aberta, pois um Dibbuk - espírito que precisa de um corpo para encarnar - vivia dentro dela e pediu que quando morresse enterrasse a caixa junto dela.

Quando Havela morreu, sua neta realizou uma venda de garagem para se livrar dos objetos da avó e a caixa acabou sendo comprada por um desavisado.

Todos os seus proprietários relataram experiências paranormais, um forte mau cheiro exalado pela caixa e a inexplicável presença de insetos. A caixa foi passando de mão em mão até chegar em Jason Haxton que só encontrou a paz quando a selou em uma arca revestida com ouro depois de um ritual wicanno de exorcismo.

Imagem de capa do item

Invocação do Mal

O filme é baseado em um dos casos mais difíceis já enfrentados pelos Warren, um casal de investigadores paranormais que são contratados por uma família para se livrar de um espírito maligno na fazenda Harrisville.

O filme mostra a história do ponto de vista dos Warren, usando seus vídeos pessoais da investigação.

Na realidade, os Warren falharam na missão de expulsar o espírito vingativo e a família continuou na casa por muitos anos. Além disso, os Perron conviviam com muitos espíritos e alguns eram até amigáveis, como é mostrado no filme.

Imagem de capa do item

Maldição

Na trama conhecemos a a história de John Bell e sua família que se muda para uma propriedade em Red River, no Tennessee.

A princípio, a família leva uma vida normal mas, com o passar dos meses, começam a ser atormentados por um espírito maligno. As manifestações começam a ficar cada vez mais intensas passando de ruídos ao redor da casa a ataques físicos à família.

James Johnston foi o primeiro a tentar expulsar o espírito da casa, que ficou conhecido como A Bruxa dos Bell e até mesmo Andrew Jackson, que viria a se tornar presidente dos Estados Unidos, foi até o local observar os fenômenos.

John Bell morreu quando acidentalmente ingeriu veneno em vez de um frasco que continha um medicamento que deveria tomar diariamente. Muitos atribuem a misteriosa troca à Bruxa dos Bell e testemunhas afirmavam que era possível ouvir seu riso macabro durante o funeral de John.

Imagem de capa do item

O Mistério da Passagem da Morte

Inspirado na misteriosa morte de nove alpinistas em uma expedição pelos Montes Urais, na Rússia, em 1959.

Os aventureiros deveriam chegar à montanha de Otorten. Mas depois de 10 dias sem notícias, uma equipe de buscas foi enviada para resgatá-los. A equipe encontrou o acampamento abandonado e uma barraca destruída, mas, estranhamente, a barraca havia sido rasgada de dentro pra fora.

Haviam pegadas no local, sugerindo que os alpinistas fugiram do local descalços. A trilha deixada para trás guiou os investigadores até a floresta, onde os nove corpos foram encontrados. Suas peles estavam alaranjadas e seus cabelos brancos, alguns corpos indicavam altas leituras radioativas.

Os corpos apresentavam lesões internas como costelas quebradas e vísceras esmagadas, mas as peles estavam intactas.

A explicação oficial foi de que o grupo morreu de hipotermia, mas o investigador chefe se recusou a assinar o relatório e pediu para ser retirado das investigações.

Imagem de capa do item

Evocando Espíritos

O filme conta a história da Família Parker que teve de se mudar para Connecticut onde o jovem Paul frequentava uma clínica especializada no tratamento de câncer.

O quarto do jovem foi construído no porão, local onde encontraram objetos utilizados no embalsamento de corpos. Depois que os objetos foram jogados no lixo, a família começou a presenciar uma série de fenômenos paranormais que culminaram na possessão de Paul.

O garoto teve de ser exorcizado e, de acordo com a família, conseguiu se livrar do demônio e se curar do câncer depois do procedimento.

Imagem de capa do item

Assassino Invisível

Baseado na história de crimes em série que assombraram uma pequena cidade do Texas e que nunca foram resolvidos.

Eles aconteceram em 1946, e conta-se sobre um homem que usava um capuz branco e ficava fotografando pessoas aleatoriamente ao longo de um período de quatro meses.

Depois de escolher suas vítimas, o misterioso encapuzado as atacava utilizando uma pistola. De suas 8 vítimas, três conseguiram sobreviver.

O criminoso jamais foi identificado e os assassinatos até hoje não foram resolvidos.

Imagem de capa do item

Brinquedo Assassino

O filme é baseado na história do boneco de pano Robert que foi dado pela empregada da família ao jovem Gene.

Acontece que a empregada sofria sérios abusos de seus patrões e resolveu se vingar amaldiçoando o boneco. Os pais relatavam que Gene realmente conversava com Robert como se estivesse falando com outra pessoa e o boneco se mexia sozinho.

A mãe de Gene precisou trancar o boneco em um quarto isolado, mas os vizinhos diziam que viam o boneco se mexer pela janela e, toda vez que o quarto era aberto, os móveis estavam em lugares diferentes.

O tempo passou, o boneco foi esquecido no porão e Gene e sua família morreram de causas naturais. Mas quando uma nova família se mudou para a casa, o boneco foi encontrado e novos relatos sobrenaturais voltaram a surgir.

Robert está no East Martello Museum, na Flórida, e os curadores garantem que estranhos eventos acontecem na sala onde o boneco está exposto.

Imagem de capa do item

A Órfã

O filme é baseado na história de Barbora Skrlová, uma mulher de 33 anos que sofria de uma severa desordem glandular fazendo com que tivesse a aparência de uma garota de 12 anos.

Enquanto frequentava a faculdade, Barbora conheceu as irmãs Klara e Katerine Maureová e as convenceu a fazer parte de um culto conhecido como Movimento Graal.

Klara tinha dois filhos e Barbora começou a sentir ciúmes das crianças. Ela conseguiu convencer Klara a enjaular as crianças no porão e torturá-las através de queimaduras de cigarro, choques elétricos e até mesmo canibalismo, devorando a carne dos braços e das pernas das crianças.

Certo dia, uma interferência na babá eletrônica do vizinho de Klara fez com que o homem observasse a câmera que as mulheres utilizavam para vigiar as crianças. Ele chamou a polícia que prendeu Klara e Katerine.

Barbora aproveitou-se de sua condição e se passou por uma das crianças torturadas. Quando os policiais se distraíram, ela fugiu. A criminosa foi encontrada 3 anos depois. Ela havia sido adotada por uma família e se passava por Adam, um jovem de 13 anos.

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.