20 Easter-Eggs e Referências na segunda temporada de Jessica Jones!

Capa da Publicação

20 Easter-Eggs e Referências na segunda temporada de Jessica Jones!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

A segunda temporada de Jessica Jones já está disponível na Netflix, e veio carregada de easter-eggs e referências para todos os tipos de fãs. Além das habituais ligações com o Universo Cinematográfico da Marvel – que estão bem mais acuradas nessa temporada -, temos algumas surpresas referentes aos quadrinhos e à cultura pop!

Nesta lista, destrinchamos vinte easter-eggs e referências do segundo ano de Jessica Jones, para que você possa encontrar todas as minúcias deixadas na série da investigadora particular!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Ciclone

O primeiro episódio da temporada já começa com uma baita referência, "adaptando" um clássico herói da Era de Ouro dos quadrinhos, o velocista conhecido como Ciclone. O rapaz tem poderes similares e usa o mesmo padrão de cores que o personagem nas HQs.

Vale lembrar que, durante muito tempo, ele e sua mulher, a Miss América, eram considerados os possíveis pais do Mercúrio e da Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

Emil, o Mangusto

O Ciclone tem uma das piores origens de toda a história da Marvel Comics, e a série consegue fazer referências a isso de uma forma muito criativa. Nas HQs, o herói ganha seus poderes de velocidade depois de receber transfusão de sangue de um mangusto, e aqui a criatura está presente.

Além disso, o nome do bichinho na série é Emil, que é o mesmo nome do pai do Ciclone nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Reptilianos?

Embora Jessica não dê muito ouvido aos seus clientes no primeiro episódio, ela logo se arrepende devido a tudo que acontece com o Ciclone. Porém, há outra pessoa falando algo que pode fazer sentido... mais precisamente, uma mulher diz ter descoberto a verdade sobre um Povo Réptil que está assumindo o lugar de diversas pessoas no mundo.

Embora as teorias dos Reptilianos sejam comuns e muitos acreditem nelas há anos, isso também poderia ser uma referência a outro povo alienígena importante das HQs, os Skrulls, que farão sua estreia em Capitã Marvel. Será que eles já começaram sua invasão à Terra?

Imagem de capa do item

Mestre do Picadeiro

Em determinado momento, no começo da temporada, Trish Walker indica um hipnoterapeuta para Jessica Jones, que concorda em ir à primeira consulta. Acabamos descobrindo que trata-se do Dr. Maynard Tiboldt.

Nos quadrinhos, esse é o nome de um vilão que lidera uma trupe circense de bandidos, o Circo do Crime. Seu alter-ego é Mestre do Picadeiro, e ele consegue hipnotizar pessoas para que todos façam a sua vontade.

Imagem de capa do item

Capitão América

O Capitão América é um herói bem mencionado ao longo da temporada, principalmente graças ao jovial Vido, o filho de Oscar. O garoto é muito fã de Steve Rogers, e chega a perguntar se Jessica já o conheceu pessoalmente.

Curiosamente, ele também possui uma action figure do herói, mas com um detalhe interessante: ele perdeu seu escudo, assim como o próprio personagem em Guerra Civil. Com sorte, Vido fez outro escudo para ele - da mesma forma que o Pantera Negra vai dar novos escudos para o herói em Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

O Homem-Aranha também foi um personagem bem citado ao longo da temporada, quase que competindo com o Sentinela da Liberdade. Nesse caso, embora a série não mencione diretamente o personagem, temos várias referências. Em um episódio, Jessica tira sarro dizendo que tem um "Sentido-Escroto", um claro easter-egg ao Sentido-Aranha.

Além disso, a frase "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" é mencionada mais de uma vez. Primeiro, o Ciclone distorce ela dizendo: "com grandes poderes vêm grandes problemas mentais", e depois, Jessica cita ela diretamente para sua mãe.

Imagem de capa do item

Um bar conhecido...

No segundo episódio da temporada, retornamos a um lugar bem conhecido - trata-se do Bar da Josie, um boteco bem recorrente em Demolidor, frequentado por Matt Murdock e Foggy Nelson.

Na série, o local serve para mais uma das incessantes bebedeiras de Jessica Jones. Mas essa não é a única referência para Demolidor...

Imagem de capa do item

Foggy Nelson

Na segunda temporada da série do Homem Sem Medo, Foggy Nelson abandona seu parceiro, Matt Murdock, e aceita um emprego para a Hogarth, Chao & Benowitz.

Aqui, ele aparece apenas em uma breve cena, e nem tem muita importância na história. Não sabemos, no entanto, se com a saída de Jeri da firma, ele seguiu a advogada ou manteve-se com os dois ex-sócios dela.

Imagem de capa do item

RuPaul

No quarto episódio, quando Jessica e Trish vão a uma loja de perucas investigar a misteriosa mulher que posteriormente seria revelada como a mãe da investigadora, eles escutam a vendedora dizendo que "câncer e drag queens são metade dos meus negócios agora".

E falando em drag queens, nas paredes do estabelecimento, podemos ver uma foto de RuPaul, uma famosa representante dessa forma de arte, e apresentadora do programa RuPaul's Drag Race. Além dela, outras figuras da cultura pop, como a cantora country Dolly Parton.

Imagem de capa do item

Karl Malus

A temporada conseguiu ressignificar um famoso vilão da Marvel nos quadrinhos, o maníaco Karl Malus. Na série, ele continua sendo um cientista maluco, como é nas HQs. Mas sua participação é muito mais sóbria em relação ao personagem original.

Nos quadrinhos, ele é um recorrente inimigo da Mulher-Aranha, e que já chegou a ser possuído pelo simbionte do Carnificina.

Imagem de capa do item

Hedy Wolfe

Depois que Trish passa por uma grande confusão, vemos seu nome ser espalhado em revistas de fofoca. Porém, um detalhe que passou despercebido por alguns está no cantinho da página, anunciando a matéria "Hedy Wolfe briga com sua amiga".

Nos quadrinhos, Hedy Wolfe era uma das personagens mais ligadas à história de Patsy Walker, nos quadrinhos originais da personagem.

Imagem de capa do item

David Mack

Esta referência muitos captaram nos trailers, mas aqui está para quem perdeu: o quadro que Oscar pinta para Jessica é, na verdade, uma arte de David Mack.

O artista trabalha como ilustrador para a Marvel Comics e é responsável pelas capas das revistas de Jessica Jones, seja o título mais recente ou a HQ de origem da heroína, Alias.

Imagem de capa do item

Stan Lee

Como era de se esperar, Stan Lee continua fazendo uma "participação" nas séries da Marvel/Netflix - embora aqui ele sempre interprete o mesmo personagem, o capitão de polícia Irving Forbush.

Dessa vez, sua foto aparece no nono episódio da temporada, quando Oscar vai com Jessica e Alisa para tentar resgatar seu filho. Atrás de um ônibus podemos ver um anúncio, e é ali que está o famoso quadrinista.

Imagem de capa do item

Forbush Man?!

Aliás, falando da participação de Stan Lee, o nome de seu personagem pode ser referência a outro elemento bem interessante dos quadrinhos: o "herói" Forbush Man, trazido ao Brasil como Homem-Fuleiro.

Ele era o protagonista de uma revista de sátiras da Marvel, a Not Brand Echh, que é basicamente a versão da revista Mad da Casa das Ideias...

Imagem de capa do item

Kilgrave

Desde que foi anunciado, muitos esperavam pela participação do Kilgrave na segunda temporada da série. E quando ele apareceu, veio de uma forma bem peculiar: como uma alucinação de Jessica, a partir do momento em que ela matou uma pessoa.

As cenas em si - que acontecem no 11º episódio - são muito boas, e carregam em si algumas referências - como a iluminação que sempre muda quando ele está presente, uma referência ao seu alter-ego nas HQs como Homem-Púrpura.

Imagem de capa do item

Pavilhão D

Você deve ter percebido que, quando a mãe de Jessica Jones finalmente é presa, ela é transferida para um local conhecido apenas como Pavilhão D. Soa familiar para você?

Trata-se da mesma prisão onde encontramos o Justiceiro e o Rei do Crime na segunda temporada de Demolidor. Seria ótimo fazer uma visita novamente a Wilson Fisk...

Imagem de capa do item

A Balsa

Mas o Pavilhão D não é a única prisão citada na série, conforme temos constantes menções à Balsa, a prisão para super-seres apresentada pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil.

O local é onde Alisa Jones iria parar caso não fizesse sua confissão completa, entregando o Dr. Karl Malus às autoridades.

Imagem de capa do item

Tucão

Uma figura bem popular no universo das séries da Marvel/Netflix, o Tucão aparece também na segunda temporada de Jessica Jones, próximo ao fim da temporada, e é responsável por dar uma arma para Jeri Hogarth.

Surpreendentemente, ele não apanhou de ninguém dessa vez...

Imagem de capa do item

Punho de Ferro

Por mais que muitos tenham simplesmente apagado Punho de Ferro da memória, vale lembrar que Jeri Hogarth apareceu na série, e é uma amiga muito importante da família de Danny Rand. Aliás, sua companhia de advogados cuida de todas as situações legais da empresa do herói.

Na temporada, logo quando ela dá um ultimato aos seus colegas de trabalho, a advogada deixa claro que a Rand Enterprises vai ficar por conta de sua nova firma, e não mais nas mãos da Chao & Benowitz.

Imagem de capa do item

Felina

Por fim, evidentemente não podíamos deixar de lado todas as referências e situações que estão fazendo Trish Walker passar para chegar ao posto de Felina, a identidade heroica da personagem nas HQs. Ao longo da série, temos diversos easter-eggs sobre sua vida como Patsy Walker, inclusive a peruca ruiva e o senso de moda.

Mas são seus poderes que ganham maior destaque. Em uma cena, ela arranha o rosto de um homem, como uma gata. Nos "ingredientes" da fórmula experimental que Malus testa nela, temos anestesia para gatos. E sem contar a frase: "Você já perdeu duas das suas nove vidas"... a cada dia, ela está mais... felina.