16 Easter eggs e referências escondidos em Shazam!

Capa da Publicação

16 Easter eggs e referências escondidos em Shazam!

Por Guilherme Souza

Atenção: Alerta de Spoilers!

Shazam! finalmente chegou aos cinemas, mas além de um filme muito divertido e cheio de ação, o longa também é um prato cheio para aqueles que amam buscar referências e Easter Eggs escondidos.

David F. Sandberg, diretor do projeto, não poupou esforços e caprichou nos Easter Eggs, por isso, fizemos uma lista com os mais evidentes, mas será que esquecemos de algum?

Imagem de capa do item

Rocky

Ao contrário dos quadrinhos, a história de Shazam! se passa na Filadélfia, mas o filme se aproveita disso para fazer uma homenagem a outro filme famoso que também se passa no mesmo local.

É claro que estamos falando de Rocky, os filmes estrelados por Sylvester Stallone. Além de falar diretamente sobre a franquia enquanto conversava com Freddie Fremman nas escadarias do Museu de Artes, Shazam! também faz uma paródia da música “Eye of the Tiger” enquanto ganhava dinheiro com seus poderes.

Imagem de capa do item

O Nevoeiro

Quando Shazam! e as crianças estão na caverna do Mago Shazam, tentando voltar para casa, eles acabam encontrando uma sala com diversas portas para dimensões diferentes e isso nos proporciona alguns easter-eggs divertidíssimos.

Em uma das portas, vemos um denso nevoeiro de onde sai um tentáculo ameaçador, pronto para devorar Darla. Trata-se de uma referência ao filme O Nevoeiro, que adapta o livro de Stephen King, servindo também como uma ligação para os trabalhos anteriores do diretor David F. Sandberg.

Imagem de capa do item

Jurassic Park

Ainda na sala com portas para outras dimensões, uma das portas, ao ser aberta, emite o clássico som do Tiranossauro Rex da franquia Jurassic Park, sendo uma bela homenagem para um filme que mostra crianças sendo perseguidas por monstros.

Imagem de capa do item

Homem-Crocodilo

Por fim, uma das portas conta com uma referência a um famoso vilão do Shazam! nos quadrinhos, que somente os fãs mais assíduo do personagem irão reconhecer.

Ao ser aberta, a porta mostra um grupo de crocodilos de terno jogando pôquer, um deles, é ninguém menos do que o Homem-Crocodilo, um alienígena do planeta Punkus, que se torna o braço-direito do Sr. Cérebro e um dos membros da Sociedade Monstro do Mal.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

O filme da Liga da Justiça pode até ter sido um fracasso de bilheterias, mas isso não significa que os personagens da equipe foram esquecidos nas telonas.

Em shazam!, vemos diversas referências aos personagens da Liga, seja pelas camisetas de Freddie Freeman, ou pela bala autenticada que atingiu o Superman. Além disso, vemos crianças com mochilas do Batman, brinquedos, e até mesmo uma aparição do Superman, que embora não seja interpretado por Henry Cavill, usa o mesmo traje que o personagem usou no filme da equipe.

Imagem de capa do item

Quero ser Grande

Quero Ser Grande é um filme que representa muito bem a essência de Shazam! No longa, um garoto deseja se tornar um adulto e isso acontece, mas ele acaba se tornando uma criança presa no corpo de um adulto, assim como o Shazam!

Uma das cenas mais icônicas do filme é quando o personagem interpretado por Tom Hanks entra em uma loja de brinquedos e toca a música “Chopsticks” em um piano gigante de chão. Em Shazam!, vemos o herói e o Dr. Silvana se enfrentando em uma loja de brinquedos e ambos passam por um piano de chão similar ao de Quero Ser Grande.

Imagem de capa do item

Adão Negro

Antes mesmo de imaginarmos que o Shazam! teria um filme solo, **Dwayne “The Rock”Johnson foi anunciado como o intérprete do Adão Negro nos cinemas.

Desde o anúncio, não houveram indícios do filme do vilão, mas ao que parece, ele pode acontecer muito em breve. Quando o Mago Shazam conta a história do primeiro campeão que ele escolheu para receber seus poderes, vemos uma espécie de holograma mágico que mostra o Adão Negro e o rosto claramente é o de Dwayne Johnson.

Imagem de capa do item

Sr. Cérebro

A Pedra da Eternidade, lar do Mago Shazam, esconde uma série de segredos e referências, mas uma delas, pode ser de extrema importância para o futuro do Shazam nos cinemas.

Em uma pequena redoma de vidro, podemos ver uma simpática lagarta verde, embora ela pareça inofensiva, os fãs de quadrinhos sabem que aquela lagarta é extremamente ameaçadora. O inseto é ninguém menos do que o vilão Sr. Cérebro, um alienígena vindo de Vênus que é extremamente inteligente e capaz de controlar a mente de outros seres.

Na primeira cena pós-créditos do filme, Cérebro aparece novamente, mas desta vez, usando o aparato tecnológico em seu abdômen que permite que ele se comunique através da fala, formando uma perigosa aliança com o Dr. Silvana.

Imagem de capa do item

Fawcett Comics

Por mais que muito do Capitão Marvel original tenha sido descartado, inclusive seu nome, o filme faz diversas homenagens a ele, incluindo à editora original ao qual ele pertencia.

Antes de ser um personagem da DC, as histórias do Capitão Marvel eram publicadas pela Fawcett Comics, inclusive, a cidade em que o personagem vivia se chamava Fawcett City. Em Shazam!, a escola onde as crianças estudam se chama Fawcett Central.

Imagem de capa do item

Sr. Malhado

O Sr. Malhado sempre foi de extrema importância nas histórias do Capitão Marvel, tendo ajudado Billy Batson a sair das mais loucas enrascadas. Inicialmente, o personagem foi apresentado como um tigre que sofreu experimentos genéticos que lhe permitiram falar e andar como um humano, mas tempos mais tarde, o personagem ganhou a habilidade de se transformar em um tigre gigante e muito poderoso.

No filme, o Sr. Malhado aparece como um tigre de pelúcia que é de extrema importância para a infância de Billy Batson. é claro, seria ótimo se o tigre gigante aparecesse, mas a forma como o homenagearam foi muito tocante.

Imagem de capa do item

Criador do Capitão Marvel

Quando os irmãos adotivos de Billy descobrem o nome dos pais biológicos do garoto, vemos que o pai de Billy se chama "C.C. Batson," o que é uma referência ao cocriador do personagem nos quadrinhos, C.C. Beck.

Imagem de capa do item

Francesca

Outra referência escondida na Pedra da Eternidade é o espelho mágico conhecido como Francesca. Nos quadrinhos, Francesca serve de mentora para Billy Batson quando o Mago Shazam morre.

Embora o espelho tenha aparecido apenas de relance no filme, é bem provável que ele ganhe mais destaque no futuro.

Imagem de capa do item

Street Fighter

Eugene é o clássico garoto gamer e isso fica muito evidente logo na primeira vez que o vemos no filme.

Quando o garoto se transforma no final do filme, assim como Billy, ele ainda mantém sua consciência de criança e isso nos proporciona um dos vários momentos hilários do filme. Quando estava prestes a soltar uma bola de raios em um dos Pecados Capitais, Eugene grita “Hadouken”, nome de um dos famosos golpes de Ryu da franquia Street Fighter.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat

Shazam! é o filme em que a Warner se aproveita para exibir grande parte de suas franquias e considerando que a trama está recheada de crianças, é óbvio que o filme conta com jogos de videogame.

Além de Street Fighter, o filme também conta com uma aparição de Mortal Kombat, jogo distribuído pela WB Games. Shazam e Freddie aparecem jogando Mortal Kombat X e, no final do filme, o herói cita o famoso bordão “Fatality”.

Imagem de capa do item

Annabelle

Assim como James Wan, diretor de Aquaman, David F. Sandberg também ficou conhecido por dirigir filmes de terror, inclusive, um de seus trabalhos é o segundo filme da boneca Annabelle.

Como forma de homenagear esse universo de terror, Sandberg coloca a boneca amaldiçoada para fazer uma breve aparição em Shazam! Logo no começo do filme, vemos Billy em uma loja de antiguidades e, em uma das prateleiras, vemos Annabelle exposta.

Imagem de capa do item

Star Wars

Depois de ter salvado Mary de quase ser atropelada, Shazam conversa com a garota que está aflita por ter que abandonar sua família para fazer faculdade em outro estado.

Enquanto tentava aconselhar Mary, Shazam diz que ela deve pensar apenas nela mesma, afinal, foi algo que Gandhi disse. Quando ela rebate que Gandhi não havia dito aquilo, Shazam afirma que “talvez tenha sido o Yoda, famoso mestre Jedi da franquia Star Wars.