15 motivos para assistir Watchmen!

Capa da Publicação

15 motivos para assistir Watchmen!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Não é um filme de herói normal

É a primeira premissa que todo mundo que nunca assistiu ao filme precisa entender, quando você assiste Watchmen você não está assistindo a um filme como Superman, Homem-Aranha ou mesmo Batman. Watchmen é um filme que contém super-heróis, mas não é um filme de super-heróis e isso é uma coisa no mínimo interessante. Ele apresenta protagonistas de moral duvidosa, problemas urbanos reais e pesados como pedofilia, estupro, assassinato, genocídio, e heróis que de heróis não tem quase nada.

Imagem de capa do item

É uma ótima adaptação de quadrinhos

Outra coisa que faz de Watchmen um filme que você deveria assistir, é que ele é um dos filmes que melhor adaptou sua obra original. Foi 100% fiel? Obviamente não, estamos falando de uma adaptação de um Graphic Novel para um filme, obviamente algumas coisas se perdem no processo e algumas coisas não irão funcionar tão bem no cinema. Mas com certeza o filme respeitou muito a obra original em toda sua essência.

Imagem de capa do item

Rorshach

Outro grande motivo para você ver o filme, é um dos personagens principais. Lembra quando eu disse que Watchmen não era um filme normal de heróis? A personificação desse argumento se encontra em Rorshach. Primeiramente ele é um anti-herói tão sombrio que faria personagens como Justiceiro, Constantine entre outros iguais pensarem duas vezes antes de se relacionar com Rorshach. Em segundo lugar, os monólogos de Rorshach e até mesmo seus diálogos com outros personagens são obras primas de roteiro, é um personagem que reflete bem esse lado obscuro e desesperado do ser humano.

Imagem de capa do item

Cenas de ação

Um filme que possui um time de super heróis obviamente terá cenas de ação, e essas cenas em Watchmen são simplesmente incríveis. Zack Snyder coloca sua assinatura nas cenas de ação, a mesma que colocou em 300, aquele velho efeito de colocar uma câmera lenta durante as cenas de ação que logo dão sequência a uma cena um pouco mais rápida do que o normal, imagino que vocês saibam do que eu estou falando. Mas no geral as cenas de ação do filme, as pancadarias e as lutas são bastante empolgantes, principalmente para um filme que não tem a ação como premissa.

Imagem de capa do item

Tem uma fotografia muito boa

Aqui é um item que alguns podem discordar, pois muitas pessoas se sentem um pouco incomodadas com esse padrão de fotografia que Zack Snyder coloca em seus filmes, que a gente pode perceber em 300, e que está percebendo nos trailers de Batman vs Superman, que é essa imagem em tons acinzentados com uma espécie de efeito quase granulado, o que algumas pessoas gostam até de brincar dizendo que um filme de Zack Snyder é feito com filtro do Instagram. Mas pessoalmente eu considero uma escolha muito boa para um filme como Watchmen ter esse tipo de fotografia, passa todo o clima urbano, sombrio e Noir que o filme precisa.

Imagem de capa do item

Trilha Sonora

A trilha sonora de Watchmen é quase um caso à parte, quase merecia uma lista só pra ela. É um daqueles filmes como Guardiões da Galáxia onde as músicas do filme são um personagem presente e importante. Temos durante o filme trilhas sonoras de Bob Dylan, Janis Joplin, Jimmy Hendrix, KC & The Sunshine Band, Leonard Cohen entre outros. Simplesmente incrível.

Imagem de capa do item

Problematiza um mundo onde existem heróis

Alan Moore trouxe a ideia de Watchmen na década de 80, onde o mundo dos quadrinhos e heróis era uma coisa muito bela, colorida e utópica, mesmo histórias como as do Batman ainda eram muito inocentes. Watchmen veio pra problematizar esse mundo maravilhoso dos super-heróis, e era uma época onde se problematizava algumas certezas da sociedade em geral. Hoje podemos não ter o mesmo impacto com Watchmen do que na década de 80 já que já tivemos obras que tivessem o mesmo intuito, até mesmo o próprio Batman vs Superman hoje está colocando um Superman que precisa responder por seus crimes num tribunal, mas com certeza quando você assistir, você vai enxergar o “mundo heroico” de uma maneira diferente, com decisões, índoles e morais duvidosas.

Imagem de capa do item

Satiriza as histórias de heróis que já existem

Watchmen pode além de tudo ser considerado uma grande sátira ao mundo dos quadrinhos, onde ele faz uso de alguns clichês dos quadrinhos e os distorce de uma maneira subversiva e com certeza muito divertida.

Imagem de capa do item

Tem um vilão DE VERDADE

Não que todos os outros vilões de quadrinhos sejam inferiores, ou que não sejam de fato vilões, mas o que eu quero dizer é que quando você assistir Watchmen, você verá que o grande vilão onde ele realmente arquiteta um plano infalível, não é um plano QUASE infalível... é livre de falhas e ponto final. Quem já assistiu ao filme sabe exatamente do que eu estou falando e a frase que começa com “Você acha que eu contaria meu plano pra vocês...” resume totalmente o quanto o vilão foi sensacional.

Imagem de capa do item

Dr. Manhattan

Você nunca viu alguma coisa como Dr. Manhattan em nenhum filme de herói, acredite em mim. Nunca! Quem acompanha histórias em quadrinhos vez ou outra acaba se deparando com um personagem absurdamente poderoso à níveis apelões e quase inimagináveis, mas para os entusiastas que apenas acompanham filmes, não existe nenhum outro personagem em filmes de quadrinhos que demonstre um poder tão avassalador quanto Dr. Manhattan.

Imagem de capa do item

É baseado em uma das melhores obras dos quadrinhos

Juntamente com o Cavaleiro das Trevas e A Queda de Murdock de Frank Miller, Watchmen de Alan Moore é também considerado um marco na indústria dos quadrinhos por despertar o maior interesse de um público mais adulto no mercado. É uma daquelas obras que todo fã de quadrinho precisa ler uma vez na vida pelo menos.

Imagem de capa do item

Mesmo quem não leu o quadrinho vai adorar

Mas tudo bem, você nunca leu Watchmen na vida? Não tem problema. Nunca nem ouviu falar no Comediante nem qualquer outro personagem? Nenhum problema também. Watchmen é um filme que qualquer pessoa pode ver e entender perfeitamente, assim como a obra dos quadrinhos, ele tem um começo meio e fim bem explicados e amarrados. Todo o background dos personagens é bem explicado e você em momento algum fica perdido.

Imagem de capa do item

Te faz pensar

Imagino que até esse ponto você já deva ter compreendido que Watchmen não é um filme comum de quadrinhos, muito menos um filme voltado para um público mais adolescente, correto? Tendo isso em mente, saiba também que Watchmen é um filme que te faz pensar e reavaliar muitas coisas que acontecem, obviamente temos as pessoas que verão o filme e assimilarão apenas a história da busca pelo vilão com muitas cenas de ação, mas pra muitas pessoas o filme levanta algumas questões muito pertinentes e interessantes de se serem discutidas, que fica a seu cargo ver, perceber, e pensar por conta própria.

Imagem de capa do item

Ótimas atuações

E é muito difícil termos um bom filme se não tivermos boas atuações, e Watchmen está repleta delas, com ótimos atores como Jeffrey Dean Morgan, Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Matthew Goode, Watchmen traz performances excelentes que vão ser capazes de te trazer pra dentro do filme.

Imagem de capa do item

Bem recebido pela crítica e pelo público

E se tudo isso não te convenceu, saiba que o filme foi bem aceito pelas críticas e pelo público. Não é considerado a maior das obras primas, mas com um índice de 65% no Rotten Tomatoes e uma nota de 7,6 no IMDB você pode ter certeza que é um filme que você não se arrependerá de ver.

Imagem de perfil
Mike Sant'Anna

Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço... É bem retardado.