Capa da Publicação

15 melhores jogos de plataforma!

Por Lucas Rafael

Sendo um dos primeiros gêneros a se popularizar nos games, com uma estrutura básica que faz os jogadores controlarem personagens através de obstáculos, coletando itens e lidando com inimigos, os títulos de plataforma prevalecem até hoje como um dos principais e mais influentes da indústria.

A criatividade dos desenvolvedores cria títulos realmente inovadores através da fórmula básica do gênero de plataforma, e nesta lista, separamos aqueles que julgamos os melhores. Como existem muitos games do gênero, talvez falta aquele seu favorito. Joga pra gente nos comentários e quem sabe não rola uma parte 2?

Imagem de capa do item

Super Meat Boy

Plataformas: PlayStation 4, Xbox 360, Android, Microsoft Windows, Nintendo Switch, PlayStation Vita, Wii U, Linux, Mac OS Classic

Super Meat Boy é um jogo de plataforma 2D completamente insano e viciante, sendo meio que um Mario às avessas, o protagonista, um cubo de carne, deve resgatar a princesa bandaid do maligno Dr. Feto.

Sendo um dos maiores expoentes do gênero independente nas plataformas independentes, o título é extremamente desafiador para os jogadores hardcore de plantão.

Imagem de capa do item

Braid

Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, Microsoft Windows, Linux, Mac OS Classic, PlayStation Portable

Braid foi originalmente lançado em 2008, fruto da mente e esforço de Jonathan Blow, o jogo tornou-se um dos responsáveis por moldar a cena indie dos games atuais.

Apesar de sua curta duração, o jogo foi elogiadíssimo pela crítica especializada, fazendo um uso excelente da manipulação de tempo, narrativa e level design.

Imagem de capa do item

Crash Bandicoot N' Sane Trilogy

Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows

Entrando no território dos jogos de plataforma 3D, temos o icônico Crash Bandicoot, cuja trilogia original recebeu uma remasterização recente.

O jogo conta com níveis de progressão lineares ornamentados por gráficos 3D cartunescos, alterando entre a visão lateral e em terceira pessoa, Crash cativou muito fãs ao tratar de um universo vibrante mas que não pega o jogador pela mão: você vai se deparar com muitos níveis desafiadores na trilogia original do personagem.

Imagem de capa do item

Shantae and the Pirate's Curse

Plataformas: Nintendo 3DS, Wii U, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Microsoft Windows, Amazon Fire TV

Lançado para diversos consoles, Shantae and the Pirate's Curse é um dos títulos de plataforma mais aclamados da atualidade, tratando das aventuras de Shantae, uma garota meio gênio que deve salvar a terra de Sequin Land do temível Pirate Master.

Uma aventura imperdível para quem curte mundos cativantes e jogos de plataforma bem estruturados.

Imagem de capa do item

Mega Man Legacy Collection

Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Microsoft Windows, Nintendo 3DS, Xbox One, IBM PC compatível

Não podíamos deixar de lado um dos ícones da Capcom responsável por popularizar o gênero. A franquia Mega Man está prestes a ganhar mais um capítulo, sendo sempre referência nos jogos do gênero, ela é conhecida por seu universo futurístico, habitado por personagens cativantes, chefes incríveis e fases extremamente desafiadoras.

Imagem de capa do item

Banjo-Kazooie

Plataformas: Nintendo 64, Xbox 360

Entrando novamente no reino dos títulos de plataforma 3D, Banjo-Kazooie provou, lá na época do N64, que nem só de Super Mario vivia o fã de títulos de plataforma.

Contando com um universo incrível, dotado de um humor único e puzzles cativantes, o game trazia diversos itens coletáveis escondidos nas fases, algo que encorajava bastante a exploração, elemento que virou um diferencial da franquia.

Imagem de capa do item

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Plataformas: Nintendo Switch, Wii U

Não podíamos esquecer de um dos ícones da Nintendo, Donkey Kong, que embora tenha excelentes aventuras em títulos de plataforma 3D, talvez sua incursão mais memorável seja na franquia 2D Donkey Kong Country.

Níveis desafiadores, uma trilha-sonora encantadora e chefes inventivos normalmente compõem um bom título de DK Country. O mais recente e que ressalta a qualidade da franquia é Donkey Kong Country: Tropical Freeze.

Imagem de capa do item

Ori and the Blind Forest

Plataformas: Xbox One, Microsoft Windows, Xbox 360

Outro representante dos títulos independentes que recebeu muita atenção recentemente foi Ori and the Blind Forest, um game composto por visuais incríveis e mecânicas engajantes, tudo isso embalado por uma trama emocionante.

Ori deverá até ganhar uma sequência em breve, que parece expandir ainda mais no que deu certo no primeiro e imperdível título.

Imagem de capa do item

RayMan Legends

Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360, Wii U, PlayStation Vita, Microsoft Windows

Não dava para deixar o personagem de plataforma da Ubisoft de fora. Figurando em excelentes títulos 3D também, RayMan brilha ainda mais na franquia legends, que conta com um incrível fator cooperativo para você jogar com quem quiser através de níveis extremamente criativos e bem estruturados, embalados por uma trilha-sonora inigualável.

Imagem de capa do item

Castlevania: Symphony of The Night

Plataformas: PlayStation, PlayStation Portable, Sega Saturn, PlayStation 3, Xbox 360

O jogo da Konami cativou uma legião de fãs com sua ambientação gótica, personagens dúbios e level-design primoroso, mesclando ação e aventura com jogo de plataforma, chegando até mesmo a flertar com elementos de RPG. Qualquer um que já terminou Symphony of the Night sabe que o jogo é uma aventura inesquecível, repleta de desafios e chefes incríveis, com um senso de progressão inigualável.

Imagem de capa do item

Super Metroid

Plataformas: Super Nintendo Entertainment System, Wii, Wii U

Conhecido por seu level-design inovador e por reinventar o gênero de plataforma, a franquia Metroid apresentou novidades que continuam a influenciar a indústria de jogos até hoje, unindo sua influência com o de títulos como Castlevania. Ambos os jogos tornaram-se tão importantes que acabaram cunhando um termo de gênero próprio: os jogos MetroidVania.

Super Metroid, ou Metroid, continuava as aventuras espaciais de Samus, estruturado de uma maneira incrível, com áreas do mapa incessíveis que mais tarde eram desbloqueadas de acordo com os itens que o jogador coletava.

Imagem de capa do item

Limbo

Plataformas: Android, Microsoft Windows, PlayStation 4, Switch, Xbox 360, Xbox One, iOS, Linux, PSP

Para quem quer um jogo de plataforma com adornos mais sombrios, precisa conhecer Limbo, título que apresenta um universo sombrio, assustador e cheio de puzzles memoráveis para o jogador desvendar conforme avança em sua jornada soturna.

Imagem de capa do item

Shovel Knight

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Nintendo 3DS, Wii U, Windows, Xbox One

Outro representante recente dos títulos independentes, Shovel Knight fez ondas na comunidade gamer ao apresentar um título com ares nostálgicos e mecânicas modernas: o jogo simplesmente encapsula tudo o que há de melhor no gênero de plataforma em uma aventura que presta homenagens a games antigos enquanto trilha seu próprio caminho de originalidade.

Imagem de capa do item

Sonic Mania

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows

Não podia faltar outro ícone do gênero na lista: o ouriço azul da SEGA, Sonic!.

Revolucionando o gênero ao oferecer um processamento gráfico inédito na época, acompanhado daquela sensação de velocidade e momentum também inéditp nos jogos de plataforma, o que acabou alçando o personagem a níveis de popularidade estratosféricos.

A oferenda mais recente de Sonic que é um presente para qualquer fã de títulos de plataforma é Sonic Mania, disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows.

Imagem de capa do item

Super Mario

Plataformas: Wii, Android, Nintendo Entertainment System, 3DS, WiiU, Game Boy

E em primeiro lugar, o responsável pela popularização massiva do gênero, o encanador da Nintendo, Mario!

O personagem já deu um show em títulos de plataforma 2D, 3D, se aventurando até mesmo em jogos de RPG, corrida e esportes, sem nunca abrir mão da qualidade que o fez ser reconhecido em primeiro lugar, motivo mais do que suficiente para colocá-lo no topo da lista.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais