Capa da Publicação

Os 15 maiores artistas marciais da Marvel!

Por Fernando Maidana

Em um mundo com grandes armas e poderes, alguns heróis preferem lutar à moda antiga – ou mesclando tudo! E algumas vezes, sais e nunchakus são melhores do que metralhadoras ou raios de energia.

Aqui citamos quinze dos maiores artistas marciais da Casa das Ideias!

Lembrem-se que os personagens não estão em uma ordem de classificação específica.

Imagem de capa do item

Wolverine

Apesar de ser lembrado por suas garras de Adamantium e seu fator de cura acelerado, Wolverine é, também, um grande artista marcial.

O Carcaju é um samurai, além de ter passado por um treinamento exaustivo na CIA e ser mestre de mais de 15 estilos de artes marciais.

Seu treinamento, aliado aos seus poderes mutantes, o torna um dos maiores combatentes corpo a corpo da Marvel.

Além do próprio Logan, podemos incluir nesse tópico os outros membros da "Família Wolverine" como X-23 e Daken, que também são grandes artistas marciais.

Imagem de capa do item

Gamora

Gamora não é considerada a Mulher Mais Perigosa do Universo à toa.

A única sobrevivente da raça Zen Whoberis, ela foi criada por Thanos para se tornar uma verdadeira máquina de matar.

Sua fisiologia alienígena já lhe garante superforça, fator de cura acelerado e reflexos aumentados, mas é o seu treinamento que a torna tão letal. Gamora sempre se esforçou ao máximo para tentar agradar Thanos, dedicando-se a dominar diversas artes marciais.

Além de ser uma excelente combatente corpo a corpo, Gamora é uma habilidosa acrobata e uma grande estrategista. Ela já foi capaz de, sozinha, invadir um complexo militar com centenas de soldados, superando todos em combate.

Imagem de capa do item

Capitão América

Seu treinamento como soldado transforma Steve Rogers em um dos maiores combatentes do universo Marvel.

Mas ele não fica atrás no quesito artes marciais. Rogers treinou ao lado de grandes nomes da Casa das Ideias - dos quais falaremos deles mais tarde.

Em seus combates, o Capitão América mescla técnicas de boxe, jiu-jítsu, caratê, judô e esgrima.

Imagem de capa do item

Lady Letal

Também conhecida como Lady Deathstrike, a supervilã da Marvel é uma das maiores inimigas do Wolverine e além de ter seus ossos revestidos por Adamantium, também possui próteses cibernéticas.

Ela é uma mercenária que se sente ameaçada pelo Carcaju e, constantemente, tenta matá-lo para provar sua superioridade.

Apesar de suas modificações corporais lhe garantirem uma grande vantagem sobre humanos comuns, Lady Deathsrike é capaz de bater de frente com grandes nomes como Tempestade, Capitão Britânia e o próprio Wolverine, apenas com suas habilidades em artes marciais.

Imagem de capa do item

Demolidor

Matt Murdock é um artista marcial completo.

O fato do personagem não depender de sua visão para combater seus inimigos o torna ainda mais interessante, já que o conceito de explorar seus outros sentidos durante a luta é um dos maiores clichês dos filmes sobre "ninjas" dos Anos 80 e 90.

O Demolidor aprendeu a lutar boxe com seu pai e aprimorou seus sentidos, dominando diversas artes marciais ao lado do mestre Stick.

Suas habilidades acrobáticas também ajudam o Homem Sem Medo a se tornar praticamente imbatível.

Imagem de capa do item

Elektra

Elektra Natchios é uma das mulheres mais mortais do universo Marvel.

Desde pequena, ela foi treinada em diversas artes marciais de autodefesa. Quando tinha 19 anos, seu pai foi assassinado e Elektra passou a viajar o mundo buscando a paz interior, já que conseguia sentir um mal crescendo dentro de si.

Ela foi treinada por Stick, mas acabou se tornando uma ninja assassina daMão. Mesmo depois de abandonar o clã, Elektra atuou do lado negro da Força, como a arma número 1 do Rei do Crime.

Com o passar dos anos, suas habilidades foram ficando ainda mais aprimoradas e mesmo que ela tenha sido assassinada pelo Mercenário, acabou retornando e tornando-se ainda mais poderosa.

Imagem de capa do item

Stick

Nós já falamos de seus pupilos mais conhecidos, agora é hora de dedicarmos um item a um dos grandes mestres da Casa das Ideias.

Assim como Matt Murdock, Stick é cego, mas o grande mestre já nasceu sem a visão. Ele aprendeu a dominar diversos estilos de artes marciais por conta própria e conseguia sentir o mundo ao seu redor de uma maneira diferente.

Suas habilidades o levaram a se tornar o líder da Casta, um clã de ninjas que procura a paz e a pureza.

Imagem de capa do item

Eco/Ronin

Maya Lopez era uma garota surda que teve uma infância feliz ao lado de seu pai. Ela só não sabia que ele era sócio do Rei do Crime.

Seu pai foi assassinado por Wilson Fisk, mas antes de morrer manchou o rosto da garota com o sangue em sua mão. Maya tatuou a mão de seu pai em seu rosto, para jamais se esquecer desse momento.

No entanto, o Rei do Crime conseguiu convencer a garota que o Demolidor foi o responsável pelo assassinato, alimentando uma fúria incontrolável em Maya.

Ela já era uma ginasta olímpica e um verdadeiro prodígio em acrobacias, o que lhe permitiu dominar diversas artes marciais rapidamente. Ela adotou o nome de Eco e passou a buscar vingança.

Quando descobriu que o Rei do Crime a havia manipulado, Maya decidiu usar suas habilidades para o bem. Ela também recebeu treinamento de Matt Murdock e do próprio Stick.

Imagem de capa do item

Pantera Negra

Os atributos atléticos de T'Challa estão no ápice do potencial humano graças a uma erva que só pode ser utilizada pelo líder da nação africana de Wakanda.

Pantera Negra é mestre em diversas formas de artes marciais africanas, além de diversos outros estilos de luta que treinou em suas viagens. Ele também treinou ao lado do Capitão América nos Vingadores, onde aprendeu os estilos de luta americanos.

Seu estilo de combate também é mesclado com o uso de dardos, lanças e espadas.

Imagem de capa do item

Ogun

Ogun é um ninja e mestre de artes marciais que foi mentor de ninguém menos que Wolverine. Além de suas habilidades em combate, sua mutação lhe permite controlar seus inimigos telepaticamente.

Ele também é capaz de separar seu espírito de seu corpo, mas não é claro se isso é uma habilidade proveniente de sua mutação ou alcançada graças à meditação.

Seu extenso treinamento lhe permite alcançar velocidades e reflexos sobre-humanos.

Imagem de capa do item

Karnak

Karnak é um inumano, mas seus pais decidiram não expô-lo à Névoa Terrígena para que suas habilidades se manifestassem.

Em vez disso, ele foi criado em um monastério, onde dominou diversos estilos de luta e aprimorou seu corpo e sua mente. Graças ao seu treinamento, Karnak é capaz de encontrar os pontos fracos de seus inimigos com extrema facilidade, o que o deixa livre para explorá-los e subjugar seus oponentes.

Não apenas em combate, Karnak também consegue encontrar o ponto fraco mental de seus inimigos e desestabilizá-los ao ponto de que não conseguem mais se focar na batalha, abrindo a guarda para um ataque mortal.

Imagem de capa do item

Batroc

Apesar de seu visual tosco e de sua arrogância, Batroc é um dos maiores artistas marciais do universo Marvel.

Ele é mestre em Savate, uma forma mais brutal de kickboxing, além de ser extremamente ágil e atlético.

Batroc já superou Bucky Barnes facilmente e é sempre uma grande dor de cabeça para o Capitão América. No entanto, seu ego inflado acaba fazendo com que o personagem subestime seus oponente, o que o torna um alvo "fácil".

Imagem de capa do item

Serpente de Aço

Davos cresceu ao lado de Danny Rand na cidade mística de K'un Lun, onde foram treinados em diversas artes marciais e aprenderam a controlar seu ki.

No entanto, ele não aceitava que Danny fosse superior a ele, concentrando uma energia maligna dentro de si. O garoto cresceu e se transformou no Serpente de Aço, o maior inimigo do Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Punho de Ferro

Danny Rand foi parar na cidade de K'un Lun depois que seus pais foram assassinados.

Lá, ele aprendeu a dominar seu chi e dominou diversos estilos de artes marciais. Sua principal habilidade é concentrar toda a energia de seu corpo em seus punhos, tornando seus golpes ainda mais poderosos.

Além de dominar diversos estilos de artes marciais, Danny também teve acesso ao Livro Sagrado dos Antigos Punhos de Ferros. Depois de ler o livro, seus poderes aumentaram ainda mais e seu chi tornou-se praticamente insuperável.

Imagem de capa do item

Mestre do Kung Fu

Shang Chi foi inspirado em ninguém menos que Bruce Lee e criado pela Marvel para aproveitar o sucesso de filmes e séries de Kung Fu nos Anos 70.

Filho do lendário Fu Manchu, Shang Chi foi treinado para se tornar a arma perfeita e é considerado um "exército de um homem só".

Apesar de ser um humano comum - existem algumas teorias de que ele teria sido geneticamente modificado - o Mestre do Kung Fu é capaz de superar até mesmo seres com superpoderes, apenas com suas técnicas de combate.

Não há dúvidas que o personagem é o maior artista marcial da Casa das Ideias. Afinal de contas, ele carrega o título de Mestre do Kung Fu como sua identidade.

Imagem de capa do item

Menção Honrosa:

Treinador

Tony Masters possui a incrível habilidade de aprender qualquer movimento apenas observando.

Quando pequeno, ele ficava em frente a TV imitando os golpes das séries de ação. Graças a sua memória fotográfica e sua preparação muscular, Tony se transformou no vilão Treinador, capaz de copiar os golpes de seus oponentes durante o combate.

Ele já foi capaz de copiar com maestria grandes lutadores como Gavião Arqueiro e Capitão América, mas existe uma única pessoa que Tony não é capaz de imitar: Deadpool.

Ele diz que Wade Wilson é tão imprevisível que não há como fazer uma leitura de seus movimentos.

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.