Capa da Publicação

15 histórias para conhecer melhor os integrantes dos Vingadores no cinema!

Por Gus Fiaux

Os Vingadores já são um sucesso mundial irremediável, e Guerra Infinita está aí para provar isso em uma escala impressionante. O terceiro filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra juntou a maior quantidade de personagens já vista em um filme de super-heróis, e todos tiveram ao menos um espacinho para brilhar.

Pensando nisso, aqui estão 10 histórias individuais dos quadrinhos para conhecer melhor cada membro dos Vingadores. Quer saber mais sobre o Homem de Ferro, Capitão América ou até mesmo a Feiticeira Escarlate? Selecionamos um pouco de tudo para você.

Na lista, contamos apenas os membros oficiais – e alguns não-oficiais – dos Vingadores do cinema. Não espere ver nenhum integrante dos Guardiões da Galáxia aqui. Em termos de histórias, separei as mais recentes e que, de certa forma, trazem elementos que foram aproveitados no cinema.

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Homem de Ferro - Reboot

Onde foi publicado originalmente: Invincible Iron Man Vol. 2 #1-14 Publicação no Brasil: Homem de Ferro #1-11 (Panini Comics)

O Homem de Ferro é certamente um dos destaques de Guerra Infinita, e seu principal atrativo é a nova armadura nanotecnológica, que pode se transformar à vontade do pensamento de Tony Stark. E, se você quer ver mais dela em ação, temos aqui o título perfeito para você.

Escrito por Brian Michael Bendis e com artes de David Márquez e Mike Deodato Jr., a HQ mostra o herói usando sua Modelo Prime, enquanto lida com ameaças globais. É também o título onde surgiu Riri Williams, uma das personagens recentes mais importantes da Marvel.

Imagem de capa do item

Capitão América - Soldado Invernal

Onde foi publicado originalmente: Captain America Vol. 5 #1-14 Publicação no Brasil: Capitão América: O Soldado Invernal (Panini Comics)

Você provavelmente já deve ter assistido a Capitão América: O Soldado Invernal. Mas você já leu o quadrinho? Se não, você realmente não faz a menor ideia do que está perdendo, já que essa é uma das melhores histórias do herói - e que introduz muito bem sua relação com Bucky Barnes.

Na trama, vemos o Sentinela da Liberdade descobrindo que seu ex-parceiro de guerra, dado como morto, estava vivo e age como o Soldado Invernal, um assassino soviético responsável pelas maiores tragédias da história. O arco também retoma vilões icônicos do personagem, como o Caveira Vermelha.

Imagem de capa do item

Thor - O Deus do Trovão

Onde foi publicado originalmente: Thor: God of Thunder #1-25 Publicação no Brasil: Thor: O Carniceiro dos Deuses/Bomba Divina/O Amaldiçoado/Os Últimos Dias de Midgard (Panini Comics)

Fechando o ciclo da "Trindade" da Marvel, temos Thor: O Deus do Trovão, que vai trazer para você um Filho de Odin tão f#[email protected] quanto o que você viu surgir em Vingadores: Guerra Infinita. A diferença é que aqui, teremos 3: um do passado, um do presente e um do futuro.

O título é considerado como uma das melhores sagas do Deus do Trovão, e apresenta o vilão Gorr, o Carniceiro dos Deuses, que é amplamente considerado um dos melhores inimigos do personagem. Destaque para a arte incrível do croata Esad Ribic.

Imagem de capa do item

Viúva Negra - Outono

Onde foi publicado originalmente: Black Widow Vol. 5 #1-20 Publicação no Brasil: Viúva Negra #1-3 (Panini Comics)

A Viúva Negra pode não ter tido muito destaque em Guerra Infinita, mas os fãs não precisam ficar tristes, já que a Marvel está bem confiante em desenvolver um filme solo da personagem. E se você quer ver mais do seu passado, ou de suas missões de espionagem, temos aqui a solução.

O título, de Nathan Edmondson e Phil Noto, resgata elementos do passado de Natasha Romanov, ao mesmo tempo em que introduz inimigos personagens adorados, como o Justiceiro e o *Gavião Arqueiro. Poderia muito bem servir de base para o longa solo da heroína.

Imagem de capa do item

Hulk - O Indestrutível Hulk

Onde foi publicado originalmente: Indestructible Hulk #1-10 Publicação no Brasil: Indestrutível Hulk: Agente da S.H.I.E.L.D. (Panini Comics)

Um Hulk de armadura? Como assim? Pois bem, o Gigante Esmeralda teve diversas fases excelentes nos quadrinhos, principalmente nas mãos de Peter David e Bill Mantlo. Nos últimos anos, ele não teve grandes histórias, mas Mark Waid mudou um pouco isso, graças ao Indestrutível Hulk.

O arco mostra Bruce Banner firmando um acordo com a fera em seu peito, para poder usar sua fúria a serviço da S.H.I.E.L.D.. É um arco bem interessante, que mostra uma nova perspectiva sobre o Hulk, e que poderia ser trabalhada melhor nos cinemas.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate - A Estrada das Bruxas

Onde foi publicado originalmente: Scarlet Witch Vol. 2 #1-15 Publicação no Brasil: Série ainda não foi publicada aqui.

A Feiticeira Escarlate dos quadrinhos é uma das personagens mais complexas que já figurou os Vingadores. Ela teve uma trajetória trágica e intensa, culminando em eventos como A Queda e Dinastia M. Contudo, agora tivemos a oportunidade de testemunhar seu lado humano.

No título escrito por James Robinson e ilustrado por diversos artistas, vemos Wanda Maximoff lidando com questões da magia, e descobrindo mais sobre seu próprio passado. É uma revista que apresenta não apenas a bruxa, mas a mulher por trás dela.

Imagem de capa do item

Visão - Pouco Pior que um Homem

Onde foi publicado originalmente: Vision Vol. 2 #1-12 Publicação no Brasil: Visão: Pouco Pior que um Homem-?? (Panini Comics)

Falando na Feiticeira Escarlate, não podíamos deixar de falar do Visão, que teve um dos títulos mais aclamados da Marvel nos últimos anos, e que está sendo publicado atualmente pela Panini no Brasil. Aqui, temos a oportunidade de ver o sintozoide em busca de uma vida normal.

A HQ segue um estilo que lembra muito o filme Beleza Americana, enquanto o Visão e sua "família" tentam passar despercebidos, ao mesmo tempo em que uma ameaça familiar paira violentamente no horizonte. É a melhor história já publicada do herói!

Imagem de capa do item

Homem-Aranha - Ultimate

Onde foi publicado originalmente: Ultimate Spider-Man #1-160 Publicação no Brasil: Marvel Millennium: Homem-Aranha #1-100; Ultimate Marvel #18-25 (Panini Comics)

Não se assuste com o volume de edições aqui. Sei que é o maior exemplo da lista, mas é impossível falar do Homem-Aranha do Universo Ultimate sem contar toda a trajetória de Peter Parker. Antes de mais nada, tenha em mente que isso se passa em um universo alternativo, longa da Terra-616.

Aqui, acompanhamos um Homem-Aranha muito próximo do que vemos nos cinemas. É uma encarnação mais moderna e jovial do personagem, que ainda assim, precisa lidar com seus grandes poderes e suas responsabilidades. Destaque para a relação dele com os outros super-heróis, como o Homem de Ferro, o Capitão América e a S.H.I.E.L.D..

Imagem de capa do item

Falcão - "Não é o meu Capitão América"

Onde foi publicado originalmente: Captain America: Sam Wilson 1-24 Publicação no Brasil: Capitão América 1-?? (Panini Comics)

O Falcão é um baita alívio cômico nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, e ainda assim se mantém um aliado valoroso de Steve Rogers. Nos quadrinhos, o herói é levado mais à sério, e protagonizou uma excelente fase onde assumiu o manto do Capitão América.

Aqui, vemos Sam Wilson se tornando um ícone de luta bem diferente do seu mentor, lutando mais em prol de grupos desprivilegiados, e enfrentando o statuos quo atual dos Estados Unidos. A série também conta com incríveis participações de Misty Knight e de um novo Falcão.

Imagem de capa do item

Máquina de Combate - Patriota de Ferro

Onde foi publicado originalmente: Iron Patriot #1-5 Publicação no Brasil: Série ainda não foi publicada aqui.

Tudo bem que a maior parte dos fãs tenta tirar da cabeça Homem de Ferro 3. Ainda assim, o filme fez um trabalho legal ao estabelecer o Máquina de Combate como Patriota de Ferro, por mais que isso tenha sido esquecido posteriormente.

Nos quadrinhos, no entanto, James Rhodes teve um pequeno arco de histórias onde assumiu a armadura azul, vermelha e branca. O herói nunca foi de ter grandes arcos nas HQs (ao menos, não como Máquina de Combate), mas pelo menos aqui ele pode ter uma história própria e descompromissada.

Imagem de capa do item

Soldado Invernal - O Inverno Mais Longo

Onde foi publicado originalmente: Winter Soldier #1-19 Publicação no Brasil: Avante, Vingadores #58-59.1 (Panini Comics)

Verdade seja dita, uma das melhores coisas sobre a franquia do Capitão América nos cinemas é justamente o Soldado Invernal. A jornada de Bucky Barnes, de fiel soldado americano à guerreiro manipulado pela União Soviética e pela HIDRA foi intensa, brutal e marcante.

Após fazer seu icônico retorno na revista do Sentinela da Liberdade, o personagem teve um arco de histórias escrito pelo próprio Ed Brubaker, onde vemos muito mais da relação dele com seu passado sombrio, e temos até a participação mais-que-especial da Viúva Negra.

Imagem de capa do item

Doutor Estranho - Os Últimos Dias da Magia

Onde foi publicado originalmente: Doctor Strange Vol. 4 #1-22 Publicação no Brasil: Doutor Estranho #1-?? (Panini Comics)

Continuando a falar de membros que não são "oficialmente" reconhecidos como Vingadores no cinema, temos o Doutor Estranho, que após várias décadas, voltou a ter um título regular mensal no final de 2015, quando virou uma das figuras mais importantes da fase atual da Marvel nas HQs.

Nesse título em específico, escrito por Jason Aaron e com arte de Chris Bachalo, vemos o herói dando tudo de si para impedir que a magia seja exterminada pelo Empirikull, uma organização interdimensional que está assassinando todos os feiticeiros, magos e bruxas do Multiverso.

Imagem de capa do item

Pantera Negra - Uma Nação Sob Nossos Pés

Onde foi publicado originalmente: Black Panther Vol. 6 #1-12 Publicação no Brasil: Pantera Negra: Uma Nação Sob Nossos Pés: Livros 1-3 (Panini Comics)

O Pantera Negra é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos maiores destaques de 2018, tendo recebido seu próprio filme fenomenal. Nos quadrinhos, o personagem sempre foi relevante e imponente, mas Uma Nação Sob Nossos Pés veio para sedimentar ainda mais seu papel nesse universo.

A HQ, escrita pelo premiado escritor Ta-Nehisi Coates, mostra T'Challa tendo que lidar com problemas dignos de um rei. Aqui, não há muita ação de super-heróis, e sim um homem lidando com o peso de sua coroa. É um aprofundado vislumbre sobre a mitologia e a cultura de Wakanda.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro - Minha Vida Como uma Arma

Onde foi publicado originalmente: Hawkeye Vol. 4 #1-22 Publicação no Brasil: Gavião Arqueiro: Minha Vida Como uma Arma/Pequenos Acertos/Vingadora da Costa Oeste/Rio Bravo (Panini Comics)

Ele pode não ter estado em Guerra Infinita, mas isso não significa que esqueceremos um dos Vingadores mais adorados da atualidade, que teve uma fase brilhante nas mãos de Matt Fraction e David Aja. É claro que estou falando de Clint Barton, o Gavião Arqueiro.

A fase é inovadora por mostrar o herói lidando com questões cotidianas, enquanto enfrenta vilões macabros. E como se ele não bastasse, ainda temos a excelente participação de Kate Bishop, a Gaviã Arqueira, mostrando-se um dos rostos mais influentes da nova geração de heróis da Casa das Ideias.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga - Segunda Chance

Onde foi publicado originalmente: Ant-Man Vol. 2 #1-5; Astonishing Ant-Man #1-13 Publicação no Brasil: Homem-Formiga: Segunda Chance; Avante, Vingadores Vol. 3 #2-10 (Panini Comics)

Outro herói que também não participou do filme mais recente da equipe, mas que está se tornando uma peça crucial para Vingadores 4, o Homem-Formiga infelizmente foi um dos únicos heróis cujo filme solo não foi o suficiente para carregar seu título nas HQs por muito tempo.

Mas isso não significa que as histórias de Scott Lang tenham sido ruins. Pelo contrário, aqui, o vemos em uma trama de redenção, conforme ele precisa se livrar do seu legado criminoso do passado... enquanto forma uma empresa de segurança composta por ex-vilões!

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux