Capa da Publicação

15 Easter-eggs e referências na segunda temporada de Punho de Ferro!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com um segundo ano bem melhor e tecendo o caminho para um futuro brilhante, Punho de Ferro fez um retorno digno ao Universo Cinematográfico da Marvel, fazendo boa parte dos fãs esquecerem da odiosa primeira temporada de sua série. E, agora que a poeira abaixou e todos conseguimos conferir os dez episódios, é hora de caçar as referências.

Nesta lista, você vai conferir 15 easter-eggs e referências encontradas na segunda temporada de Punho de Ferro. Claro que podemos ter deixado alguma coisinha passar, então se você encontrou algo que não está na lista, pode acrescentar nos comentários!

Créditos: Netflix

Imagem de capa do item

Títulos dos episódios

Com apenas dez episódios, a segunda temporada de Punho de Ferro veio para "encurtar" o modelo das séries solo da Netflix, que geralmente produz treze episódios por temporada. E curiosamente, os fãs vão ficar felizes em descobrir que cada episódio tem o nome de uma história clássica do herói nas HQs.

Imagem de capa do item

A tríade dos Tigres Dourados

Alguns dos principais antagonistas da temporada são membros da Tríade do Tigre Dourado, uma gangue criminosa que ataca Nova York. Nos quadrinhos, esses personagens existem e são basicamente iguais à sua contraparte das séries - embora se vistam de forma mais extravagante. Curiosamente, eles só apareceram em duas revistas do Punho de Ferro, em 1976.

Imagem de capa do item

Restaurantes fabulosos

Ao longo dos episódios, conhecemos duas locações peculiares: o Silver Lotus, que é onde Danny e Colleen saem para jantar, e o Café a Go-Go, onde o herói encontra Mary. Curiosamente, nos quadrinhos, esses dois locais são relacionados aos X-Men: o primeiro foi o ponto de encontro entre Jean Grey, Tempestade, Colleen Wing e Misty Knight, e o segundo era um lugar onde eles relaxavam após batalhar com Magneto.

Imagem de capa do item

Ponto Cego

Logo no início da temporada, conhecemos um homem chamado Sam Chung - que é o chefe de Colleen Wing no centro comunitário. Fãs mais perspicazes das HQs sabem que o personagem interpretado por James Chen é, na verdade, o Ponto Cego, um herói cego que foi ajudante do Demolidor por algum tempo, e tinha um traje que o tornava invisível.

Imagem de capa do item

Um traje das HQs, finalmente

Uma das maiores reclamações em torno da primeira temporada da série é a completa ausência do traje clássico do personagem - que só aparece em um flashback e nem é usado por Danny Rand. Na segunda temporada, o traje ainda faz falta, mas ao menos vemos, em um flashback de K'un-Lun, tanto Davos quanto Danny usando um traje branco que lembra bastante a roupa que o herói usou quando integrava os Novos Vingadores.

Imagem de capa do item

Código-616

Quando Misty Knight finalmente dá às caras, a partir do quarto episódio, os fãs foram à loucura. E ela felizmente aparece para fazer uma gloriosa referência à Marvel Comics nas HQs, citando um Código-616 na sua linha policial. Na série, isso se refere a um indivíduo suspeito com habilidades especiais. Para os fãs dos quadrinhos, trata-se do número da "terra principal" da Marvel, onde se passam a maior parte das histórias das HQs.

Imagem de capa do item

Punho de Ferro vs. Luke Cage

Aliás, ainda falando de Misty Knight, vale lembrar que ela nos dá a confirmação oficial de que a segunda temporada de Punho de Ferro se passa um bom tempo depois do segundo ano de Luke Cage. Ela diz inclusive que Danny Rand precisa se recuperar, pois é um dos únicos que pode deter Luke Cage, caso seja necessário - depois que ele se tornou o chefe de todas as gangues do Harlem.

Imagem de capa do item

As Irmãs Garça

Na temporada, conhecemos as Irmãs Garça, três tatuadoras que mostram um poderoso treinamento marcial. Elas são claramente inspiradas pelas Filhas da Garça dos quadrinhos - descendentes da Mãe Garça (Lembra da Madame Gao?) e que ajudam o Serpente de Aço a cumprir suas missões devido ao seu ódio pelo Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Ernst Erskine

Em determinado momento da temporada, Davos e Joy Meachum adquirem uma tigela artesanal muito importante para um ritual que aconteceria posteriormente. Eles descobrem que o artefato pertencia à coleção de Ernst Erskine - que nas HQs, era um aventureiro e amigo próximo de Orson Randall (falaremos mais dele depois) e chegou a ser seu biógrafo.

Imagem de capa do item

Retorno a Sokóvia

No oitavo episódio, quando descobrimos mais sobre as origens de Mary e o que a transformou em uma mulher com transtorno dissociativo de personalidade, nós viajamos até a cidade de Sokóvia, onde descobrimos que ela foi presa, torturada e violentada por rebeldes da cidade - alguns inclusive acreditam que esses homens podem ter alguma relação com o esquadrão de Zemo, apresentado em Capitão América: Guerra Civil.

Imagem de capa do item

Negócios ilegais

Muitos achavam que Claire Temple era a peça central que ligava todas as séries da Marvel/Netflix. No entanto, agora que a enfermeira está sumida, nós percebemos que quem cumpre esse papel é Turk - ou o Tucão, como é conhecido nas HQs. Na temporada, ele aparece brevemente no nono episódio, onde vende armas de calibre pesado para Mary e Ward.

Imagem de capa do item

As Filhas do Dragão

Nos momentos finais da temporada, Misty Knight e Colleen Wing brincam sobre como são boas parceiras e deveriam abrir sua própria agência - batizada ironicamente de "KnightWing". Você pode até pensar que se trata de uma referência ao Asa Noturna (ou Nightwing) da DC Comics, mas na verdade, diz respeito ao fato de que as Filhas do Dragão usavam, de fachada, a empresa "Serviços de Restauração Knightwing"

Imagem de capa do item

Mary, Walker e... Bloody Mary

No quadrinhos, a Mary Tifoide - uma clássica vilã do Demolidor - se apresenta com três personalidades:

Temos Mary, a mulher jovial e boa, que representa o lado bom da personagem. Temos Tifoide, que é o seu lado violento, desinibido e luxurioso (adaptado na série como Walker). E também temos a Bloody Mary, que é extremamente brutal, assassina e impiedosa.

Ao final da temporada, descobrimos que foi essa terceira personalidade que salvou Mary e Walker em Sokóvia... e que ela pode estar prestes a ressurgir.

Imagem de capa do item

Wu Ao-Shi

Ao longo da temporada, somos apresentados a um grande mistério envolvendo o passado de Colleen Wing. Logo descobrimos que ela é descendente de Wu Ao-Shi, a personagem mítica de uma história que sua mãe a contava quando criança. Conhecida como a Rainha Pirata da Baía Pinghai, Wu Ao-Shi foi a primeira mulher a deter o Punho de Ferro, e foi apresentada em O Imortal Punho de Ferro, uma das HQs mais celebradas do personagem.

Imagem de capa do item

Orson Randall

Por fim, descobrimos o mistério que deve guiar todo o terceiro ano da série, caso ela seja renovada. Foi Orson Randall o responsável por enviar o corpo de um Punho de Ferro para Davos. Nos quadrinhos, ele é o antecessor de Daniel Rand, e possui duas pistolas com as quais ele carrega o poder do Punho de Ferro - algo que podemos ver Danny fazendo no último episódio. Resta saber o que há preparado para seu personagem!

Imagem de capa do item

BÔNUS: Stan Lee

Você já estava pensando que ele não estaria na lista, não é mesmo? Pois bem, o querido Stan Lee retorna em Punho de Ferro, "interpretando" o mesmo personagem que ele interpreta em todas as séries da Marvel/Netflix: o capitão de polícia Irving Furbush. Ele aparece no centro comunitário onde Colleen Wing trabalha, em um mural cheio de cartazes e papéis.

Imagem de capa do item

BÔNUS: Demolidor

Muitos já sabem disso, mas não podíamos deixar de falar mesmo assim. Após várias menções ao nome de Matt Murdock durante a temporada - uma vez que Danny Rand está firme na promessa de continuar o legado do herói, dado como morto em Defensores -, ao fim do último episódio, temos uma cena pós-créditos que prepara o terreno para o retorno do Diabo.

A cena em questão é um breve teaser da terceira temporada - e provavelmente é uma cena que será encontrada na série. Nela, podemos ver Matt se confessando, dizendo que "prefere morrer como o Diabo do que continuar vivendo como Matt Murdock". Está estabelecida a jornada para A Queda de Murdock.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux