Capa da Publicação

15 Coisas que você precisa notar no primeiro trailer de A Lenda de Tarzan!

Por Felipe de Lima
O vídeo não está mais disponível.

O trailer e sinopse

Já vou deixar a sinopse aqui, para que vocês possam se situar um pouco melhor dentro do contexto do que estão assistindo:

Passaram-se vários anos desde que o homem uma vez conhecido como Tarzan deixou as selvas da África, para uma vida nobre em Londres como John Clayton III, Lorde Greystoke, com sua amada esposa, Jane Porter ao seu lado. Agora, ele foi convidado a voltar para o Congo e servir como um emissário do comércio do Parlamento, sem saber que na verdade é um peão em uma convergência mortal gananciosa planejada pelo Capitão belga Rom. Mas aqueles por trás da trama assassina não fazem ideia do que estão prestes a desencadear.”

Imagem de capa do item

A selva consome tudo...

É assim que o trailer começa, com uma narração de Tarzan descrevendo a selva africana. De acordo com ele, ela se alimenta dos velhos, dos doentes, dos feridos, mas nunca dos fortes.

Imagem de capa do item

A Tribo dos M'bonga

Durante a narração de Tarzan, somos apresentados à uma Tribo originada no primeiro livro do Rei das Selvas, os M'bonga.

Nos livros e nos quadrinhos, os M'bonga são retratados como uma tribo violenta e supersticiosa, sendo temida por seus adversários. Tarzan é um elo para eles e, embora não faça parte do grupo, é um pessoa que eles respeitam.

Nos quadrinhos da DC Comics, a tribo foi retratada como verdadeiros bárbaros, e usam o nome de Assassinos do Diabo.

Imagem de capa do item

Casa na árvore

O trailer mostra a casa na árvore de Tarzan, um dos elementos mais clássicos da mitologia do personagem. Foi ali que seu pai e mãe morreram, e também é o lugar onde ele passou o primeiro ano de sua vida.

Imagem de capa do item

Origem

Quando a narração diz que a selva não consome os fortes, somos apresentados a um John Clayton III ainda bebê, numa cena que mostra o menino sendo encontrado por Kala.

Na obra original, Kala está consumida pela dor de perder seu filhote, e adota o bebê humano, dando a ele o nome de Tarzan, que significa "Pele Branca" na língua dos mangani.

Imagem de capa do item

Um fantasma nas árvores

Então Jane começa a narrar o trailer, descrevendo Tarzan como um homem anormal, que era pensado como um espírito maligno, um fantasma entre as árvores. Ela também se refere à origem dele, quando diz que nenhum homem começou com tão pouco.

Imagem de capa do item

Grito de vitória

Quando Tarzan mata um inimigo, ele costuma dar seu "Grito de vitória do grande macaco," mas seu criador, Edgar Rice Burroughs nunca especificou como seria esse som desumano.

Quando Johnny Weissmuller encarou o personagem nos cinemas, o grito ganhou forma e se tornou uma das principais características do herói. Entretanto, esse berro passou a ter várias utilidades, servindo como aviso, e como um chamado para os animais aliados de Tarzan.

Neste ponto trailer, o berro está presente, tímido, mas ao mesmo tempo aterrorizante.

Imagem de capa do item

Capitão Leon Rom

Enquanto o berro ecoa pela floresta, vemos o personagem de Christoph Waltz apreensivo, como se ele estivesse esperando por aquilo.

Waltz interpreta o antagonista do filme, Capitão Leon Rom. De acordo com David Yates, diretor da adaptação, Rom faz parte de um pano de fundo histórico para o filme.

Na década de 1880, o Rei da Bélgica Leopoldo II, tomou o Congo como sua colônia e foi responsável por um genocídio em massa que matou milhares de pessoas. De alguma forma, o personagem de Waltz estará envolvido no massacre.

Imagem de capa do item

Tarzan

Finalmente uma imagem clara do nosso herói. Eu vi muitas pessoas reclamando da cor de pele que foi atribuída ao personagem neste filme. Além de reclamações sobre a calça e a falta de pelos (isso é realmente importante?).

Portanto tem algumas coisas que eu quero explicar.

1) Tarzan é filho de Lordes Ingleses, ele é descrito por seu criador como sendo branco, extremamente atlético, alto e bonito, com olhos cinzas e cabelos pretos e longos.

2) Emocionalmente, ele é corajoso, inteligente, leal e firme.

3) Tarzan age eticamente na maioria das situações. No entanto, quando está em busca de vingança, ele retorna ao seu estado animal.

4) Tarzan cresceu num ambiente nada propicio ao crescimento exagerado de pelos.

5) Ele não tem barba porque - no contexto do filme - já vive há quase uma década no mundo civilizado, e no mundo civilizado as pessoas fazem a barba.

Imagem de capa do item

Jane Porter

Jane Clayton, a Lady Greystoke, é a personagem interpretada por Margot Robbie no filme. Jane foi a primeira mulher branca que Tarzan viu, e ele possui um vínculo extremamente forte com ela.

Eles são casados, e o amor que Tarzan sente por Jane é o que o levou a abandonar o continente africano e partir para o mundo civilizado. O diretor do filme descreve Jane como uma mulher a frente de seu tempo. Ela é uma mulher muito forte, assertiva, experiente, sexy e moderna que pode cuidar de si mesma.

Imagem de capa do item

Guerreiros Waziri

Nos livros e quadrinhos, o Tarzan nem sempre ficou rodeado por macacos. Conforme foi crescendo, ele conquistou diversos aliados sendo o principal deles a tribo dos Waziri.

Os guerreiros Waziri aparecem em dois momentos no trailer, e em ambos estão ao lado de Tarzan, sendo o seu principal exercito aliado.

Imagem de capa do item

Chefe M'bonga

Apesar da Tribo dos M'bonga existir desde o primeiro livro, ("Tarzan, O Filho das Selvas", de 1912), o Chefe M'bonga foi criado para os quadrinhos da DC Comics na década de 1970, onde apareceu como o líder supremo dos Assassinos do Diabo.

No filme, o Chefe M'bonga é interpretado por Djimon Hounsou, mas ainda não está claro se ele será um aliado ou um dos antagonistas.

Imagem de capa do item

George Washington Williams

O personagem que Samuel L. Jackson interpreta no filme se trata de uma figura histórica. George Washington Williams foi um veterano da Guerra Civil Americana, ministro, político, advogado, jornalista e especialista na história Afro-Americana.

Na década de 1880, ele viajou para o Congo do Rei Leopoldo II. Chocado com o que viu, ele escreveu uma carta aberta a Leopoldo falando sobre sofrimento dos habitantes da região nas mãos dos agentes belgas. A carta estimulou o primeiro protesto público contra o regime mantido no país africano, onde milhões de pessoas perderam suas vidas.

Imagem de capa do item

Lorde Greystoke

Temos aqui um vislumbre de John Clayton III como um homem civilizado, já vivendo sob a alcunha de Lorde Greystoke.

Esta cena provavelmente se trata do seu recrutamento para investigar a situação alarmante do Congo.

Imagem de capa do item

Como nos velhos tempos

Depois de várias lutas contra os "mangani", Tarzan finalmente fez as pazes com seu lar adotivo. Eu tenho que admitir, ver o herói ao lado dos macacos é uma cena de arrepiar.

--

O que estão espetando deste filme? Não se esqueçam de comentar!

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown