14 Referências e Easter Eggs que você precisa notar em Pokémon: Detetive Pikachu!

Capa da Publicação

14 Referências e Easter Eggs que você precisa notar em Pokémon: Detetive Pikachu!

Por Guilherme Souza

Na última quinta-feira, chegou aos cinemas o aguardado Pokémon: Detetive Pikachu, a primeira adaptação em live-action da aclamada franquia nipônica.

Embora o longa não seja uma adaptação direta dos jogos da franquia principal e nem do anime, a produção conta com diversas referências a esse rico universo dos monstrinhos de bolso. É claro, com tantos monstrinhos em cena, acabamos deixando algumas delas passarem batido, por isso, resolvemos listar as principais referências e Easter Eggs do filme.

Imagem de capa do item

Ditto

No filme, descobrimos que Howard Clifford (Bill Nighy) é o grande vilão por trás do desaparecimento do pai de Tim Goodman e do ataque de Mewtwo.

Como capanga principal, Clifford possuía um Ditto geneticamente modificado que, além de conseguir se transformar em outros Pokémon, também conseguia assumir formas humanas, porém a única coisa no qual ele não conseguia alterar em seu corpo eram seus olhos. Se nos lembrarmos bem, no anime, também conhecemos um Ditto que não podia modificar os olhos, será que eram o mesmo?

Além disso, o fato de termos um Ditto geneticamente modificado reacende uma antiga suspeita dos fãs, que acreditam que Dittos são tentativas malsucedidas de clonar Mew.

Imagem de capa do item

Red

Logo no início do filme, somos apresentados ao mundo dos Pokémon, que, em sua maioria, conta com lutas entre os monstrinhos, coisa que não acontece em Ryme City.

Durante essa cena, podemos ver um garoto de jaqueta e bonés vermelhos entrando em um estádio. Para quem acompanha a franquia, sabe que aquele é ninguém menos do que Red, protagonista dos jogos das primeiras gerações e inspiração para Ash Ketchum. Será que veremos Red em um filme próprio no futuro?

Imagem de capa do item

Mewtwo Contra-Ataca

No decorrer do filme, descobrimos que o Mewtwo é o mesmo que escapou da região de Kanto anos atrás, com isso, podemos concluir que Detetive Pikachu é uma continuação direta dos eventos de Pokémon Red/Green, primeiros jogos da franquia.

Além disso, o filme também serve como uma continuação para o primeiro filme animado da franquia, que narra a origem de Mewtwo e seu confronto contra Mew.

Imagem de capa do item

Mew

Como era de se esperar, o fato de Mewtwo ser um clone de Mew também aparece no filme. Apesar do simpático lendário cor-de-rosa não aparecer no filme em si, podemos ver um desenho tribal de Mew em uma pasta na casa do pai de Tim.

Além disso, é citado posteriormente que Mewtwo foi criado a partir de restos fossilizados de mew, o que dificulta sabermos se Mew ainda está vivo ou não.

Imagem de capa do item

Equipe Rocket

A Equipe Rocket foi a grande vilã por grande parte dos jogos e animes da franquia, porém em Pokémon: Detetive Pikachu ela não aparece.

Apesar de não vermos a gangue liderada por Giovanni aparecendo, no filme, Tim e Pikachu investigam uma misteriosa substância chamada “Gás R”. Isso com certeza é uma referência direta à equipe.

Imagem de capa do item

Abertura do anime

A música de abertura da primeira temporada do anime é extremamente marcante e memorável para a maioria dos fãs.

Com isso, é óbvio que o filme não deixaria de prestar uma homenagem à canção. Logo no início do filme, podemos ouvir a melodia de abertura na cena em que Howard e Roger Clifford são apresentados, porém mais tarde no filme, Pikachu canta a letra da música de forma melancólica, quando se separar de Tim.

Imagem de capa do item

A história de Cubone

Logo no começo do filme, vemos Tim e seu amigo, Jack, tentando capturar um Cubone. Acontece que antes de jogar sua pokébola, Tim afirma que entende o motivo do pequenino estar tão triste, já que está ”chorando por sua mãe morta.”

Por anos, os fãs acreditaram que cubones são, na verdade, filhotes de Kangaskhan que colocaram o crânio de suas mães mortas em suas cabeças. A fala de Tim praticamente confirma essa teoria.

Imagem de capa do item

Misty?

Embora o filme faça questão de não apresentar personagens que ficaram consagrados nos animes da franquia, podemos encontrar algumas semelhanças entre a espevitada Lucy Stevens e Misty, a líder do ginásio de Cerulean e fiel escudeira de Ash nas primeiras temporadas do anime.

Assim como Misty, Lucy também carrega por aí seu Psyduck, que vive causando confusões e com dores de cabeça terríveis.

Imagem de capa do item

Esquadrão Squirtle

Um dos episódios mais adorados pelos fãs de Pokémon é aquele em que Ash e seus amigos se encontram com o Esquadrão Squirtle, uma gangue que vivia causando problemas pela cidade, mas que acabam se redimindo e se tornando uma espécie de bombeiros.

No filme, podemos ver brevemente um grupo de Squirtles apagando um incêndio ao lado de bombeiros, uma clara referência ao Esquadrão.

Imagem de capa do item

Jigglypuff

Nas primeiras temporadas do anime, uma das aparições mais divertidas era a do Jigglypuff, que possui um canto melódico capaz de fazer dormir quem o escuta.

Acontece que o Jigglypuff do anime queria ser aclamado por sua voz e se sentia ultrajado com aqueles que dormiam. Como forma de se vingar, ele pintava o rosto daqueles que dormiam, com um canetão que ele sempre carregava. No filme, vemos esse mesmo Jigglypuff.

Imagem de capa do item

A evolução de Magikarp

Magikarp é um Pokémon extremamente inútil, porém quando evolui para Gyarados, ele se torna um pokémon poderosíssimo, algo que fica sempre muito destacado nos jogos, animes e mangás da franquia.

No filme, Pikachu reforça a inutilidade de um Magikarp, mas lhe dá uma ajudinha para evoluir quando maltrata um pouco a pobre carpa dourada, assim como James, da Equipe Rocket, fez ao chutar seu Magikarp.

Imagem de capa do item

Snorlax bloqueando o caminho

Logo que Tim chega em Ryme City, vemos o quão maravilhoso é aquele mundo onde humanos e Pokémon vivem em conjunto.

Um dos momentos que mais chama a atenção, é aquele em que vemos um Machamp desviando o trânsito, pois uma das pistas foi bloqueada por um Snorlax dorminhoco. O momento remete aos primeiros jogos da franquia, onde tínhamos que usar a Pokéflauta para acordar alguns Snorlax que bloqueavam as passagens.

Imagem de capa do item

Esqueceram de Mim

Quando Tim entra no apartamento de seu pai, vemos a televisão em um filme de máfia em preto e branco, acontece que aquele filme é bem familiar para os fãs de filmes dos anos 90.

Chamado de Angels With Filthy Souls, o filme é uma produção fictícia feita exclusivamente para ser incluída em Esqueceram de Mim. Você certamente se lembra do momento em que Kevin McCallister usa uma cena do filme para receber um entregador de pizza e fazer ele sair correndo com um suposto tiroteio.

Imagem de capa do item

Tim Goodman fanático

No decorrer do filme, descobrimos que, quando criança, Tim Goodman sonhava em ser um treinador pokémon, porém a morte de sua mãe e a mudança de seu pai para outra cidade fizeram com que ele desistisse desse sonho.

Quando conhecemos o quarto que o pai de Tim havia preparado para ele, vemos uma série de referências à franquia, que vão desde os cartões que ele coleciona, a pôsteres que anunciam confrontos épicos entre Pokémon. Temos também um pôster de um campeonato na região de Sinnoh, a mesma dos jogos Pokémon Diamond & Pearl.

Por fim, temos a camiseta usada por Tim, cuja estampa é formada por um Unown.