13 coisas que você precisa saber sobre os Jovens Vingadores!

Capa da Publicação

13 coisas que você precisa saber sobre os Jovens Vingadores!

Por Gus Fiaux

Antes de mais nada, quero pedir perdão antecipado. Como vocês verão nos próximos tópicos, são bem mais que treze coisas a serem exploradas sobre a equipe mais jovial da Marvel, e decidi seguir por esse caminho para expor melhor cada personagem e sua função na equipe. Então lide com essa lista mais como um “Conhecendo os Jovens Vingadores” do que de fato curiosidades sobre eles. Agora vamos a uma breve introdução:

Criados em abril de 2005, logo após a famosa saga “A Queda”, em que os Vingadores foram traídos por uma Feiticeira Escarlate e obrigados a se desmanchar, Jovens Vingadores acompanhava alguns adolescentes que se inspiravam nos Vingadores originais e combatiam o crime.

Originalmente formados pelo Rapaz de Ferro, Patriota, Asgardiano (que viria a se tornar Wiccano) e Hulkling, não demorou para que novos nomes se juntassem à equipe, como Kate Bishop, Célere e Estatura. Depois de lutas contra oponentes perigosos, como Kang, o Conquistador e os Skrulls, a equipe se viu forçada a vasculhar um pouco do passado de dois membros, e sofreu algumas baixas, até que todos decidiram romper com a equipe.

Porém, o instinto heroico de alguns – e um problema interdimensional – levou a equipe a retornar recentemente no aclamado segundo volume (que está sendo concluído no Brasil). Mas afinal de contas, quem são esses Jovens Vingadores? Bem, é o que irei mostrar a seguir:

Imagem de capa do item

Cosplayers

Originalmente, cada Jovem Vingador carrega consigo um traço marcante de algum vingador clássico. Criados como "contrapartes" adolescentes dos Vingadores, cada Jovem Vingador desenvolveu sua própria personalidade, não necessariamente se prendendo aos Vingadores.

"Ah, então eles só são cópias adolescentes dos verdadeiros heróis?" Não é bem por aí. Alguns heróis tem relações com os Vingadores, enquanto outros apenas se inspiram. Mas não espere ver o Hulkling sendo exatamente idêntico ao Hulk em poderes e personalidades, e nem o Patriota sendo igual ao Capitão América. Ainda assim, vale notar as semelhanças:

  • Asgardiano: inspirado no Thor (e futuramente, na Feiticeira Escarlate, quando adota a alcunha Wiccano)
  • Hulkling: Hulk
  • Rapaz de Ferro: Homem de Ferro
  • Patriota: Capitão América, Bucky Barnes e Luke Cage
  • Kate Bishop: Gavião Arqueiro e Harpia
  • Célere: Mercúrio
  • Estatura: Homem-Formiga, Gigante, Vespa, Golias e Jaqueta Amarela.

Porém, isso não se restringe apenas à primeira formação. Na segunda temos:

  • Miss America: Capitão América, Jessica Jones e Miss Marvel
  • Noh-Varr: Capitão Marvel
  • Loki: Thor e Doutor Estranho

Agora vamos conhecer um pouco de cada herói... ou não:

Imagem de capa do item

Futuro vilão

Nascido no século XXX da Terra-6311, Nathaniel Richards é um nome conhecido no Universo Marvel por suas diversas encarnações temporais. Um viajante do tempo, Nate já foi o Rapaz de Ferro, o faraó Rama-Tut, o Centurião Escarlate, Immortus e, de modo mais famoso, Kang, o Conquistador.

É exatamente o que você está pensando. Durante o primeiro volume de Jovens Vingadores, um dos heróis e o vilão são a mesma pessoa. Tentando fugir de seu tenebroso futuro, o Rapaz de Ferro voltou ao passado e começou a reunir uma série de jovens poderosos que tinham relações com os Vingadores. Criando laços com todos, o Rapaz de Ferro se viu obrigado a voltar ao futuro e virar Kang, para que não fosse causado um gigantesco desastre no espaço-tempo-contínuo.

Isso não impediu que ele voltasse durante a saga Cruzada das Crianças, na qual se viu abraçando cada vez mais seu lado sombrio, até voltar novamente para o futuro, pronto para cumprir seu lugar no tempo.

"Kate, se você descobrisse que se tornaria... Adolf Hitler, não faria tudo ao seu alcance para ter certeza que não iria acontecer?"

Imagem de capa do item

Parentesco com o Capitão América

Elijah Bradley é ninguém menos que o neto do Capitão América. Não, não estamos falando de Steve Rogers. Isaiah Bradley foi uma das cobaias para experimentos que pudessem replicar a fórmula do Super-Soldado, e acabou sendo um dos muitos a assumir o manto do Capitão América. Um de seus filhos, Josiah Saddiq, se tornou um outro herói durante a Guerra do Vietnã. Essa linhagem precisava continuar de alguma maneira. E então eis que Eli, um rapaz normal, decide entrar para os Jovens Vingadores... com um pequeno problema: Eli não tinha poderes! Para isso, ele passou a usar a droga MGH, que lhe conferia habilidades por um breve período de tempo, mas manteve isso a segredo de seus colegas de equipe. Após ter lutado com um vilão e sofrido overdose de MGH, Eli resolveu deixar a vida heroica por um tempo.

Isso mudou quando, ao retornar para o combate ao crime, ele tentou proteger o Capitão América de um disparo... apenas para se ver atingido pela bala. No hospital, Eli recebe transfusão de sangue de seu avô, recebendo as habilidades de um super-soldado definitivamente. Então continuou ao lado dos Jovens Vingadores até a Cruzada das Crianças, onde decidiu deixar a equipe.

No segundo volume, uma entidade com as roupas do Patriota faz constantes aparições, sendo um memorando do que virá a acontecer no futuro.

"Então, quando o Rapaz de Ferro disse que tinha problemas--que ele precisava de um super-herói--eu menti para ele e disse que ele havia encontrado um. Então eu fiz o que precisava para me tornar um."

Imagem de capa do item

Príncipe alienígena

Theodore "Teddy" Altman é muito mais que um Hulk genérico. Filho de uma princesa Skrull e do Capitão Marvel, Teddy - ou melhor dizendo, Dorrek VIII é o herdeiro do trono Kree e Skrull. Tendo os poderes de um Skrull, de alterar sua forma, Teddy também possui super-força e uma durabilidade inacreditável, além de um latente fator de cura. Tendo sido trazido para a Terra e criado pela enfermeira de sua verdadeira mãe (que foi morta no primeiro volume da revista da equipe), Teddy só ficou sabendo da verdade quando o Super Skrull o contou. Ele é atualmente noivo do Wiccano, seu companheiro de equipe. Os dois trazem uma relação bem delicada que sempre foi explorada com naturalidade.

Agora, se está procurando curiosidades, aqui vão algumas:

  • Ele possui o mesmo nome de uma das doutoras de Grey's Anatomy. Allan Heinberg, criador do personagem é um dos produtores da série.
  • Ele era fã de Pokémon.
  • Tanto ele como Billy são fãs dos livros e da série Game of Thrones, sendo Tyrion o personagem favorito dos dois.
  • Ele frequentava a igreja episcopal quando pequeno, chegando a memorizar diversos versos bíblicos.

Durante o segundo volume, Billy chegou a tentar ressuscitar a mãe de Teddy, mas trouxe no lugar uma parasita interdimensional que atacava adultos.

"Somos fanboys, não somos? Então pegamos todos eles!"

Imagem de capa do item

O mais poderoso de todos?

William Kaplan nasceu em uma família de judeus, porém, de certa forma, é "filho" da Feiticeira Escarlate (explicaremos isso mais pra frente). Com poderes simples a princípio como eletrocinese, Wiccano logo descobriu que era capaz de manipular o próprio caos e a realidade, o que abriu as portas para uma série de novas habilidades. Mais recentemente, ele passou a adotar magia e utilizá-la amplamente. Após a descoberta de seus poderes e de sua sexualidade, Billy começou a ser perseguido pelos colegas de escola, se tornando cada vez mais introvertido. Foi quando, um dia, ele conheceu a própria Feiticeira Escarlate, que o ensinou o quão bom era ser diferente. Tendo entrado para os Jovens Vingadores (ainda como Asgardiano), Billy logo se tornou um grande amigo de Teddy Altman, e os dois acabaram em um relacionamento que dura até hoje - já mencionei que são noivos? Na equipe, ele descobriu um irmão quase gêmeo na forma do Célere, e futuramente os dois viriam a tentar descobrir o paradeiro da Feiticeira Escarlate. Após o desmanchar da equipe, Billy se manteve afastado da vida heroica, até que, ao tentar ajudar o namorado, tentou ressuscitar sua mãe, o que gerou problemas... e na jornada para derrotar o já mencionado parasita interdimensional, Billy fez uma extrema descoberta: ele é o Demiurgo, a pessoa que irá reescrever a história da magia no universo, chegando a ser um dos heróis mais poderosos dos quadrinhos. Na realidade alternativa de Batalha do Átomo, ele se torna inclusive o Mago Supremo da Terra. Além disso, é fã de A Noviça Rebelde e você pode contatá-lo mandando um e-mail para "[email protected]".

"Você é uma super-heroína, Kate. Você sempre foi uma super-heroína. Acho que todos nós somos."

Imagem de capa do item

A caçula da família

Cassandra Lang sempre teve uma trágica vida, o que de forma alguma a impediu de viver excelentes momentos. Filha do Vingador e Homem-Formiga Scott Lang, Cassie acabou o perdendo durante a Queda dos Vingadores, onde foi consumido pela fúria e loucura da Feiticeira Escarlate. Querendo a pulso entrar para os Jovens Vingadores do Rapaz de Ferro, Cassie era a mais jovem de todos os heróis, o que sempre fez com que se fosse questionada o quanto sua vida valia ali. Tendo desenvolvido um forte afeto pelo Visão e pelo Rapaz de Ferro, Cassie conseguiu ver seu pai novamente, ressuscitado... apenas para morrer logo em seguida, vítima da ira do Doutor Destino. Sem querer dar muitos SPOILERS, basta saber que isso já está sendo desconstruído atualmente...

Com os poderes de todos os outros Homens-Formiga anteriores, Cassie é uma personagem muito relacionável com o público, o que gerou uma grande comoção graças a sua morte. Porém, ela já está indo para os cinemas ainda esse ano... seria a porta de entrada para um filme dos Jovens Vingadores?

"Eu não vou a lugar nenhum. Meu pai foi um Vingador. Essa era sua casa. E um fiz de semana por mês, era a minha também. Agora ele está morto. E tudo que tenho dele está nessa mansão. Então não estou nem aí pra quem você é ou seus poderes. Eu não vou embora!"

Imagem de capa do item

Mais que uma cópia

Ao contrário do que muitos pensam, o Visão de Jovens Vingadores não é o mesmo Visão clássico. Sendo apelidado de Jonas, esse Visão foi criado pelo Rapaz de Ferro, inclusive tendo os padrões cerebrais dele. Sendo basicamente a armadura do Rapaz de Ferro senciente, o Visão foi além da sombra do Visão clássico, desenvolvendo uma personalidade própria, mesmo que preso à alguns roteirismos que o ligaram o Visão original - como por exemplo, se apaixonar por uma humana, nesse caso, Cassie Lang.

Quando ela morreu, o Rapaz de Ferro disse que poderia salvá-la tentando arrumar a linha temporal, mas mesmo assim o Visão tentou impedi-lo, dizendo que não era o certo a se fazer. O Rapaz de Ferro, rebelde com tudo isso, acabou então matando o Visão. Ali nascia Kang.

"E por isso estou certo: Eu sou um indivíduo particular. Eu. Quem quer que esse seja. É um começo. Eu não sou 'o que', Cassie. Eu sou 'quem'."

Imagem de capa do item

Rainha dos Codinomes

Filha de uma rica família, Kate Bishop sempre se sentiu distante dos pais. Após ter sido estuprada, ela decidiu aprender artes marciais para se defender... e eis que, durante o casamento de sua irmã, sequestradores invadem o evento e fazem reféns. É quando surgem os Jovens Vingadores para salvar todo mundo, não? Bem... eles aparecem e acabam se tornando os reféns... resta a Kate salvar quatro marmanjos. Ela acaba entrando para a equipe, onde desenvolve um breve relacionamento por alguns colegas, como o Patriota e Noh-Varr... Durante sua era heroica, ela foi treinada pelo próprio Gavião Arqueiro (e mais recentemente, dividindo um título com ele).

O curioso é que, no início, Kate era relutante com sua ligação com o Gavião. Ela chegou a ter uma série de apelidos, reais ou de brincadeira, antes de se consolidar como Gaviã Arqueira. Já foi Treinadora, Harpia Arqueira, Bishop, Cavaleira, Lady Homem-Gavião e por aí vai...

"Ser um super-herói é incrível. Todo mundo deveria tentar."

Imagem de capa do item

Não apenas parentes

Talvez o que mais compartilhe traços com sua contraparte adulta, Célere é claramente inspirado em seu "tio", o Mercúrio. Assim como Billy, Tommy Shepherd é, em teoria, filho da Feiticeira Escarlate. "Em teoria" pois na verdade, os dois são reencarnações dos filhos da heroína com o Visão original. Ou seja, a Feiticeira lhes deu a alma, mas o corpo vem de seus respectivos pais biológicos. Dotado dos mesmos poderes de Mercúrio, Tommy também compartilha muito da personalidade explosiva e por vezes inescrupulosa, chegando inclusive a ter ficado em um centro de reabilitação para menores. Um grande amigo da Fugitiva Molly Hayes, ele também tem um certo interesse romântico por Kate Bishop, a Gaviã Arqueira.

"Ei geriátricos! Saiam da frente! Os Vingadores precisam de nós!"

Imagem de capa do item

Ex-Vingador

Ao contrário do resto de sua equipe, Noh-Varr é o único herói que foi Vingador antes de ser Jovem Vingador. Um pacificador Kree de uma realidade alternativa, Noh-Varr acabou parando no universo 616. Sofrendo lavagens cerebrais e sendo usado como arma por alguns vilões, ele inclusive foi mandado para derrotar os Jovens Vingadores e os Fugitivos. Futuramente, ele seria convidado para integrar os Vingadores, se tornando o Protetor. Porém, a mando da Inteligência Suprema Kree, ele acabou traindo a equipe, e sendo exilado da Terra pelos heróis... mas isso não impediu que ele voltasse como Jovem Vingador. Amante de coisas mais retrô, Noh-Varr já teve diversas alcunhas ao longo dos anos, e também várias namoradas - o que sempre lhe retorna de forma ruim...

"Venha comigo se quer ser fantástico."

Imagem de capa do item

Membro da Brigada Juvenil

America Chavez fez fama nos Jovens Vingadores, mas foi heroína dentro de um grupo clássico: a Brigada Juvenil. Durante as primeiras décadas da Marvel, a Brigada Juvenil era um grupo de jovens que ajudavam os heróis nos "bastidores". Porém, durante a minissérie "Vingança", esse conceito mudou. A Brigada Juvenil passou a ser um grupo de heróis próprios que agiam secretamente. Entre os membros, figurava o Nulificador Total e Angel Salvatore. Com a quebra da equipe, America Chavez passou a tentar proteger Billy Kaplan, o Wiccano... por uma razão simples: ao se tornar o Demiurgo, ele criaria e protegeria a dimensão alternativa de onde vem America. Podendo voar, tendo super-força, durabilidade e a habilidade de viajar entre dimensões, America Chavez é a heroína mais recente da equipe, e se provou uma forte adição no segundo volume.

"Seu bilhete para o multiverso, princesa!"

Imagem de capa do item

Passado vilão

De um lado temos o Rapaz de Ferro, que se tornaria o Kang... e agora temos Loki, que já foi... Loki! Depois de morrer (Saga O Cerco) e ser reduzido à infância, Loki entrou para os Jovens Vingadores... com o verdadeiro intuito de roubar os poderes de Billy. Porém, uma vez na equipe, ele "se arrependeu" de seus atos e até deu uma bela redimida no final do arco... mas Loki é Loki. O que podemos esperar dele? A única surpresa foi ele ter dado descaradamente em cima do Prodígio.

"Tudo é parte do meu plano"

Imagem de capa do item

Antes de Vingadores, Jovens

Jovens Vingadores tem o mérito incrível de trazer inúmeros leitores de diversas faixas etárias. Com um vasto aspecto que vai do trágico ao cômico, os heróis aqui são bem relacionáveis em histórias que, apesar de poderes mirabolantes, são fáceis de se identificar. Com um primeiro volume mais sombrio, alguns fãs criticam o segundo volume do título, mas se esquecem que a dupla Kieron Gillen e Jamie McKelvie consegue trazer de fato a questão da adolescência aos heróis, de um modo bem leve e gostoso. E sem desrespeitar o trabalho original de Allan Heinberg e Jim Cheung. Um título que sabe misturar perfeitamente doses de humor, drama, autodescoberta, sexualidade e heroísmo. A última coisa que você precisa saber sobre os Jovens Vingadores é que você precisa ler mais sobre a equipe!